Pular para o conteúdo

14/02/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2024                                                   Ano 18 - N° 4.083


Importações de lácteos crescem em janeiro

A importação de lácteos do Mercosul começou em alta em 2024, mas o setor leiteiro está esperançoso de que um decreto federal em vigor desde 1º de fevereiro consiga mudar o panorama. 

Em janeiro, as compras de leite, creme de leite e laticínios totalizaram 72,63 milhões de dólares, 14,8% acima do apurado no mesmo mês de 2023. Em volumes, foram 21,7 mil toneladas, incremento de 27,8%, enquanto o preço por quilo diminuiu 10,2% (3,33 dólares/kg). A boa notícia é que os Estados da Região Sul reduziram as compras externas, tendo o Paraná à frente, com queda de 75,3%, seguido pelo Rio Grande do Sul (-21,2%) e Santa Catarina (0,1%). Na ponta compradora, Minas Gerais atingiu variação mensal de 101,8%. Os dados são da plataforma Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A expectativa do segmento recai sobre o decreto 11.732, publicado em outubro passado e valendo desde o dia 1º, com benefícios tributários para agroindústrias, laticínios e cooperativas que adquirem produto nacional. A medida permite a utilização de até 50% dos créditos presumidos de PIS/Pasep e Cofins para a compra do leite in natura por empresas habilitadas no Programa Mais Leite Saudável, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Conforme o decreto, os laticínios que beneficiam produtos a partir de leite in natura ou de derivados lácteos terão direito à totalidade do desconto. Já as pessoas jurídicas ou cooperativas não habilitadas no programa e/ou importadoras da matéria-prima terão 20% de concessão, conforme já prevê o regime fiscal vigente. O saldo poderá ser utilizado para compensação tributária ou ser ressarcido em dinheiro.

“O mês de fevereiro vai nos indicar se realmente o decreto vai surtir efeito ou efetivamente não vai trazer nenhum benefício a mais e somente uma penalização para indústrias de laticínios, lembrando que mais de 80% das importações são feitas por tradings, destinadas para a indústria de alimentação, e não para laticínios”, disse o secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Darlan Palharini.

Ao analisar a performance do segmento em janeiro, Palharini destacou que janeiro teve redução de 16% na importação de leite em pó integral, em relação a dezembro. “Já no leite em pó desnatado aconteceu o contrário: aumentamos as importações em quase 35% em janeiro”, afirmou. O dirigente do Sindilat pontuou que também chamou a atenção o incremento de cerca de 40% na importação de soro de leite na variação mensal de janeiro com dezembro e janeiro de 2023. Palharini cogita que o crescimento nessas importações possa ser uma antecipação de compras externas antes da entrada em vigor do decreto federal.

O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Eugênio Zanetti, contou que a alta de janeiro já era esperada. “Já era de nosso conhecimento que iria bater todos os recordes, a exemplo do que foi dezembro”, disse. Zanetti recebeu relato de uma cooperativa de que as compras de leite em pó estão aquecidas, indicando uma mudança de rumo para o setor. Em 2023, a Fetag/RS promoveu atos em municípios fronteiriços com Uruguai e Argentina e pressionou politicamente o governo a adotar medidas com cotas de importação e aumento das alíquotas, para socorrer os produtores. 

“Então, é bem possível que, a partir de fevereiro, dê uma baixa nas importações e finalmente o preço comece a reagir devido à melhora na procura”, avaliou o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Eugênio Zanetti.

O secretário do Sindilat disse que a cotação do leite em pó está reagindo no mercado internacional, o que torna o produto brasileiro mais competitivo, mas há preocupação com a importação de queijos. “O parmesão da Argentina e do Uruguai chega hoje ao Brasil ao mesmo custo do nosso custo de produção”, comparou.

As informações são do Jornal da Manhã.


Preço de referência do leite na mão do produtor

Conseleite/RS e entidades estruturam calculadora virtual para que pecuaristas estimem o preço de referência da própria produção de acordo com os padrões de qualidade entregues por seu rebanho

Os produtores de leite do Rio Grande do Sul deverão ganhar, ainda ao longo do ano de 2024, uma ferramenta para projetar o preço que receberão da indústria pela matéria-prima que entregam. Amplamente utilizada por pecuaristas leiteiros dos estados do Paraná e de Santa Catarina, a calculadora virtual, como está sendo chamada pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Rio Grande do Sul (Conseleite/RS), voltou à pauta de entidades, produtores e laticínios gaúchos.

“A planilha foi criada pela Universidade de Passo Fundo em 2012 e 2013. Era um projeto-piloto. Mas, na época, o conselho entendeu que o setor não estava maduro para utilizá-la”, recorda o novo coordenador do Conseleite/RS, Allan André Tormen. O produtor, que também é presidente do Sindicato Rural de Erechim e integra a Comissão do Leite e Derivados da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), retomou o assunto ao recentemente assumir a gestão do grupo para o biênio 2024/2025.

A ideia é que o instrumento seja disponibilizado nos sites do Conseleite/RS e das entidades representativas de produtores e de indústrias. O objetivo é permitir que o produtor entenda os parâmetros de remuneração de acordo com avaliação da qualidade do leite regida pelas instruções normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O produtor vai digitar, na planilha, os índices de gorduras, proteínas, a contagem de células somáticas (CCS), a contagem bacteriana total (CBT) e o volume comercializado por dia. A partir disso, terá um valor de referência para o leite produzido na sua propriedade”, explica Allan Tormen.

A calculadora virtual também deve revelar ao criador a representatividade de cada um dos itens de qualidade avaliados na formação do seu preço de referência. “O preço que a calculadora vai dar é para 100% do leite, mas será possível saber quanto por cento do ágio ou do deságio compete à gordura, à proteína, aos sólidos, à CCS e à CBT”, esclarece Tormen. De acordo com a legislação vigente, o leite padrão deve conter 3,5% de gordura, 3,1% de proteína, entre 400 mil e 500 mil células somáticas e menos de 300 mil CBT.

O secretário executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Darlan Palharini, informa que o tema está, agora, na Câmara Técnica e Econômica (Camatec) do Conseleite. “Estamos discutindo a calibração dos padrões de qualidade que serão adotados. O valor referencia será diferente para o produtor que vende, por exemplo, até 200 litros de leite por dia e para o que vende 500 litros por dia”, pontua. A estimativa é que o formulário esteja disponível ao campo até o final do primeiro semestre. Por enquanto, o trabalho se concentra na atualização de indicadores essenciais à inteligência da ferramenta.

De acordo com o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Eugênio Zanetti, a iniciativa valorizará o leite produzido no RS. “Estamos enxergando como uma boa ferramenta para dar suporte ao produtor, até para melhorar a questão da negociação com as indústrias”, avalia.

As informações são do Correio do Povo.

Prévia IBGE: captação de leite em sutil recuperação

De acordo com os dados preliminares da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (09/02), no 4º trimestre de 2023 a captação formal de leite no Brasil enfrentou uma recuperação em relação ao mesmo trimestre de 2022. Com uma estimativa de 6,43 bilhões de litros captados no último trimestre do ano, a recuperação anual foi de 1,8%, como mostra o gráfico 1, com uma diferença de mais de 112 milhões de litros de leite em relação ao ano anterior.

Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 

É importante destacar que os dados para o 4º trimestre, que são prévios, poderão ser reajustados para a publicação dos dados oficiais (que devem ser publicados no dia 15/03).

Essa variação positiva de 1,8% se dá principalmente em relação à menor base comparativa do mesmo período de 2022, que tinha apresentado uma queda de 2,8%. Entretanto, quando comparamos o resultado do quarto trimestre de 2023 com os anos anteriores, o resultado obtido ainda ficou abaixo do observado no mesmo período entre 2017 e 2021, como pode ser observado no gráfico 2.

Gráfico 2. Volume da captação formal de leite no Brasil

Fonte: IBGE – elaborado pelo MilkPoint Mercado

Desta forma, com os resultados prévios do 4º trimestre, o ano de 2023 encerra com uma captação de leite 1,9% maior do que o resultado de 2022, com mais de 24,36 bilhões de litros de leite captados no ano. No entanto, assim como citado para o 4º trimestre, apesar da variação anual positiva, 2023 encerra com o 2º menor resultado anual desde 2018, ficando atrás somente de 2022. Evidenciando que, apesar da variação positiva, o resultado não mostra um avanço expressivo na captação formal de leite no Brasil frente ao histórico dos anos anteriores.

Em relação aos resultados mensais do 4º trimestre de 2023, outubro registrou a maior variação mensal, de 2,5%, obtendo um resultado muito semelhante com o mês de dezembro em relação ao volume captado.

Os resultados de cada mês podem ser observados na tabela a seguir:

Tabela 1. Captação mensal de leite no Brasil (Prévia)

Fonte: IBGE - elaborado pelo MilkPoint Mercado

Para 2024, ainda devem ser sentidos alguns reflexos da diminuição da principal fonte de renda (preço recebido pelo leite) dos produtores no 2ª semestre de 2023, sendo esperada uma aceleração do crescimento da produção de leite somente mais para o final deste ano, após um período que deve ser de melhora no rendimento dos produtores de leite.

Observação: os dados acima mencionados são em relação à prévia divulgada pelo IBGE, que pode ser acessada clicando aqui. A publicação definitiva, que será divulgada no próximo mês, poderá sofrer alterações. 

As informações são do Milkpoint


Jogo Rápido

Super Bowl dá grande impulso ao queijo americano
Quando chega o domingo do Super Bowl todo mês de fevereiro, Wisconsin Cheese sabe que os olhos estão voltados tanto para a TV quanto para o que está na mesa. Se você fizer as contas do queijo, Wisconsin produz 600 tipos, estilos e variedades de queijo, o que significa que há 600 opções de queijo. Com 126 milhões de lares nos EUA, os spreads de dois dias de jogo não precisam ser iguais. “Com amigos reunidos em torno da TV e papilas gustativas desejando algo extraordinário, Wisconsin Cheese está aqui para elevar a experiência do dia de jogo com queijos artesanais para uma vasta gama de combinações de tábuas de queijos”, disse Suzanne Fanning, CMO da Wisconsin Cheese. "Wisconsin fabrica 50% dos queijos especiais do país, o que significa que o The State of Cheese tem os queijos premiados para fazer com que cada spread marque pontos para os torcedores de qualquer time." (The Dairy site)


 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *