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09/02/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 09 de fevereiro de 2024                                                   Ano 18 - N° 4.082


Checkoff apresenta novo programa de leite com chocolate quente para escolas

Nada se compara a uma xícara fumegante de chocolate quente para ajudar a se livrar do frio do inverno. É por isso que uma parceria da Dairy Checkoff está colocando leite com chocolate quente nas mãos dos alunos durante um piloto com uma empresa líder em serviços de alimentação escolar.

O National Dairy Council (NDC) e o Chartwells K12, que serve mais de 2 milhões de refeições diariamente em 700 distritos escolares dos EUA, lançaram o programa Leite com Chocolate Quente em 58 escolas. O piloto, que vai até o final do ano letivo, traz leite achocolatado – com coberturas como canela e hortelã – servido quente no café da manhã e no almoço.

A NDC começou a trabalhar com Chartwells K12 no ano passado, depois de desenvolver um programa de smoothies à base de laticínios. De acordo com o NDC, o programa piloto de smoothies foi um enorme sucesso e agora se tornou um recurso permanente para todas as escolas de Chartwells.

Lisa Hatch, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do canal escolar da NDC, disse que o sucesso do programa de smoothies levou a uma pergunta “qual será a próxima grande novidade?” discussão entre os parceiros. Eles se concentraram no chocolate quente, que tinha um mercado global avaliado em US$ 3,8 bilhões em 2022 e deverá crescer para US$ 5,77 bilhões até 2030. Além disso, o chocolate é o segundo sabor de bebida mais popular no TikTok, com mais de 10,1 milhões de visualizações relacionadas a # Bebida de chocolate.

Hatch disse que algumas equipes de verificação estaduais e regionais já possuem estratégias bem-sucedidas de chocolate quente. Ela disse que esses programas tiveram, em média, aumentos de 14% nas vendas de leite e um salto de 11% na participação no café da manhã.

“Estamos sempre investigando oportunidades para melhorar a experiência do leite escolar, e foi daí que veio o piloto do smoothie”, disse Hatch. “Isso nos levou a observar as tendências e o chocolate quente surgiu da mesma forma que os smoothies. E olhando para os programas estaduais e regionais de chocolate quente, os resultados foram muito impressionantes.”

Chartwells K12 diz estar otimista de que o programa piloto de leite com chocolate quente será popular entre os estudantes e ajudará a aumentar a participação geral nas refeições nas escolas.

“A popularidade das bebidas especiais está aumentando e estamos trazendo uma opção saudável para atender a essa demanda nos refeitórios escolares”, disse Lindsey Palmer, nutricionista registrada que atua como vice-presidente de nutrição e relações industriais da Chartwells K12. “Com nosso novo conceito de leite com chocolate quente, os alunos podem desfrutar de uma bebida quente e divertida, repleta de nutrientes essenciais, tornando-a um deleite delicioso e saudável para ajudar as crianças a se fortalecerem durante o dia.”

Katie Bambacht, vice-presidente de assuntos de nutrição da NDC, disse que a pesquisa mostra que o leite com chocolate é a escolha de leite mais popular nas escolas e leva a um maior consumo total de leite e a uma melhor qualidade geral da dieta. O leite aromatizado oferece os mesmos 13 nutrientes essenciais que o leite branco e ela sente que esta parceria proporcionará um impulso muito necessário às escolas, que lutam para que os alunos tomem o pequeno-almoço.

“Os programas de alimentação escolar enfrentam inúmeras prioridades e a inovação em laticínios nem sempre está em primeiro lugar”, disse Bambacht. “Se não fizermos isso, acho que ninguém o faria. Desempenhamos um papel fundamental ao trazer estas melhores práticas e estudos de caso para ajudar a garantir que o leite atraia os alunos como parte dos cardápios escolares.

“As escolas alcançam apenas metade das crianças no café da manhã e no almoço, portanto há uma grande lacuna na participação e foi demonstrado que esses programas estimulam a participação. Qualquer coisa que possamos fazer para oferecer opções simples, como aquecer leite com chocolate, pode ajudar a aumentar a participação e o consumo de leite.”

As escolas participantes do programa piloto receberam um kit de leite com chocolate quente fornecido pela NDC por meio da Hubert, fabricante de equipamentos para serviços de alimentação. O kit inclui carrinho de transporte com painéis da marca, dispensador de bebidas isolado, termômetro digital e muito mais. (Dairy Herd)


Espera-se que a China seja o motor de crescimento do comércio global de queijos

A China é esperada para ser o motor de crescimento do comércio global de queijos. A demanda global por queijos está em ascensão. Na verdade, o consumo global de queijo é projetado para alcançar um novo recorde de 21,6 milhões de toneladas métricas, ou 47,7 bilhões de libras, até o final deste ano. E de acordo com um relatório recente do Rabobank, a China pode ser um motor de crescimento para o comércio global de queijos contínuo.

Atualmente, o consumo per capita anual de queijo na China está em 0,2 kg, ou menos de meio quilo. No entanto, espera-se que esse número mostre um crescimento gradual nos próximos anos, com o mercado chinês de queijos apresentando um pipeline saudável de atividade de investimento.

"Baixo consumo per capita, expansão de restaurantes de serviço rápido, padarias e casas de chá, e inovação de produtos fornecem uma plataforma para um aumento gradual na demanda chinesa por queijos", diz Michelle Huang, Analista de Laticínios do Rabobank.

Em seu relatório, o Rabobank prevê que a demanda por queijos crescerá a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,1% de 2023 a 2030, com a demanda total por queijos alcançando 495.000 toneladas métricas em 2030. De acordo com Huang, os impulsionadores desse crescimento incluem o aumento da renda disponível entre os consumidores da classe média, o crescente apetite por cadeias de restaurantes de serviço rápido no estilo ocidental e usos inovadores de cream cheese e muçarela, o que levou à crescente popularidade do queijo no canal de serviços de alimentação.

De 2012 a 2022, o relatório observa que as vendas de queijo no setor de serviços de alimentação representaram de 60% a 75% do consumo total de queijo, com as vendas de 2022 alcançando 154.000 toneladas métricas.

"Estimamos que o crescimento das vendas de queijo no canal de serviços de alimentação seja em média de 10,3% ao ano entre 2023 e 2030, com a demanda alcançando 375.000 toneladas métricas até 2030", diz Huang.

Além disso, a produção doméstica de queijos provavelmente representará de 35% a 45% do consumo total de queijos, deixando uma participação de 55% a 65% das importações.

"Estimamos que as importações anuais de queijo da China alcancem de 270.000 a 320.000 toneladas métricas até 2030. Embora as oportunidades comerciais permaneçam favoráveis, o potencial para um aumento na produção doméstica de queijos pode impactar nossa previsão de crescimento das importações", acrescenta Huang.

Apesar do aumento do consumo de queijos, a oferta doméstica da China provavelmente não será capaz de satisfazer suas necessidades, apresentando aos comerciantes globais de queijos a oportunidade de capturar parte dessa demanda crescente. No entanto, o crescimento previsto também depende do enfraquecimento da economia chinesa.

"As condições econômicas mais fracas representam riscos de baixa para o crescimento da demanda", observa Huang. "Embora o consumo de queijos tenha um longo caminho a percorrer, ele será sensível a preços e ao poder de compra do consumidor." (Dairy Herd)

Governo federal descarta alterar alíquota sobre leite importado do Mercosul

Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Neri Geller, diz, no Show Rural Coopavel, que problema do setor é estrutural

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Neri Geller, disse, durante o Show Rural Coopavel, que o Brasil não pode entrar com alíquota na importação de leite. “Temos uma parceria com o Mercosul. Não podemos fazer uma intervenção irresponsável para salvar produtores de leite”, frisou.

Segundo ele, o governo adotou medidas que beneficiam os produtores e a indústria de leite. Além dos benefícios fiscais para os laticínios que adquirirem matéria-prima nacional, Geller citou a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) específica, de mais de R$ 2 bilhões, anunciada para cooperativas.

O secretário ainda salientou que outras medidas foram tomadas pelo Executivo, como as aquisições de leite para fomentar o mercado interno, por meio dos programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Essas ações vão amenizar (a situação do setor), mas o problema nosso é estrutural. Vamos discutir com cooperativas programas de correção de solo para aumentar produtividade, fazer melhorias em genética para sermos competitivos no mercado internacional. O leite ainda, infelizmente, é uma atividade que está aquém da produção internacional. Vamos estar atentos, sem fazer loucura”, destacou. (Correio do Povo)


Jogo Rápido

Onda de calor e possibilidade de chuvas intensas
A semana promete altas temperaturas e mudanças climáticas no Rio Grande do Sul. Entre quinta-feira (08) e sábado (10), uma massa de ar quente mantém o tempo firme e os termômetros elevados, com temperaturas próximas a 40°C em várias regiões. No domingo (11), apesar do calor persistir, a presença de um sistema de baixa pressão pode provocar chuvas intensas e temporais isolados, especialmente no Sul, Campanha e Fronteira Oeste. A partir de segunda-feira (12) até quarta-feira (14), uma frente fria avança sobre o Estado, trazendo chuvas generalizadas. Os acumulados podem variar entre 20 e 35 mm na maioria das áreas, com valores mais altos, entre 35 e 50 mm, no Oeste e Sul. Regiões como Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte podem registrar volumes superiores a 60 mm. Esteja preparado para as condições climáticas e acompanhe as atualizações meteorológicas para garantir a segurança e o bem-estar. (SEAPI)


 
 

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