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27/10/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 27 de outubro de 2023                                                   Ano 17 - N° 4.013


CONSELEITE SC RESOLUÇÃO Nº 10/2023

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 27 de Outubro de 2023 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Setembro de 2023 e a projeção dos valores de referência para o mês de Outubro de 2023. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite SC)


PREVISÃO METEOROLÓGICA PARA A SEMANA DE 26/10 A 01/12/2023

A próxima semana deverá registrar chuva intensa em algumas regiões do RS. Na sexta-feira (27) e sábado (28), a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva na maioria das regiões, com possibilidade de tempestades nos setores Noroeste e Norte. 

No domingo (29), o ingresso de ar seco manterá o tempo firme em todo o Estado. Na segunda-feira (30), o céu permanecerá entre nublado e encoberto, com chuvas isoladas na maioria das regiões. 

Na terça (31/10) e quarta-feira (01/11), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de novos temporais, sobretudo na faixa Norte. 

Os volumes esperados poderão oscilar entre 20 e 50 mm na maioria das regiões. Nas Missões, Vale do Uruguai, Planalto, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra, os totais previstos deverão variar entre 65 e 100 mm e poderão superar 150 mm em diversas localidades.

As informações são da Emater/RS e Fonte: Simagro.

Como as indústrias do setor alimentício estão inovando?

Com as temáticas de comportamento do consumidor, comunicação com influência, inteligência artificial e influência e smart money, o 2º dia da edição 2023 do BHBFestival continuou trazendo importantes temas para o setor de alimentos e bebidas, e o MilkPoint seguiu marcando presença no evento.

Dentro do bloco sobre comportamento do consumidor, na primeira palestra do dia a antropóloga Valéria Brandini, que atua na área de consumo, mostrou como o alimento é um importante traço cultural, sendo resultado de um contexto socioeconômico, e como a juventude vem sendo um importante lançador de tendências e padrões de consumo, impactando de forma direta a inovação do setor de alimentos e bebidas.

Valéria também pontuou em como a diversidade, conforto e tendências (muitas vezes vindas das redes sociais) ditam o comportamento e a alimentação da geração atual, além da experiência gastronômica, que muitas vezes se tornam necessárias para chamar a atenção desta geração, ditando as inovações que são criadas hoje para os alimentos e bebidas.

Fernanda Credidio, Head of Innovation Process Management da BRF, complementou o tema mostrando sobre a necessidade de trazer maior eficiência para o processo de inovação, sempre se adequando às tendências de mercado (que são cada vez mais breves) com o objetivo reduzir o tempo do produto ir ao mercado e evitando rupturas no processo de criação de produto. Marta Oliveira, Diretora de Estratégia e Transformação da Heinz, enfatizou que a inovação sem um processo eficiente é apenas uma boa ideia, mostrando que quando uma indústria alimentícia coloca a inovação como um dos motores de partida, rever os processos e torná-los mais eficientes se torna necessário.Durante o segundo bloco, a comunicação com influência foi colocada em pauta. A palestrante Carol Godoy, da Equilibrium, abordou sobre como hoje o consumidor evita assistir os inúmeros anúncios que chegam até ele, e que hoje as marcas precisam ensinar para o consumidor aquilo que eles precisam que o consumidor saiba: “quem ensina se torna autoridade e líder sobre o assunto, quem ensina entende do assunto” pontuou a palestrante. E dentro do setor lácteo, diante de diversas fakenews que chegam aos consumidores, este se torna um importante pontapé para que informações corretas sejam divulgadas através das próprias indústrias lácteas, ensinando sobre a importância e as vantagens do consumo de leite e derivados, utilizando até mesmo seus próprios canais de comunicação para fazerem isso.

E diante das diversas tecnologias que estão disponíveis e sendo criadas constantemente, o terceiro bloco do evento abordou sobre o uso da inteligência artificial nas indústrias de alimentos e bebidas. Rogério Barra, da Cronoplus, abordou sobre a importância da transformação digital no setor, citando sua aplicabilidade em diversos processos, incluindo a gestão de projetos e automação e preparo de dados, trazendo aumento da taxa de sucesso de projetos, preparando dados para aplicação de inteligência artificial e melhorando a produtividade das marcas, por exemplo.

Além disso, o evento também abriu espaço para que diferentes marcas do setor pudessem apresentar seus cases de sucesso com aplicações que envolvem a inteligência artificial, como a Amicci e a Typical.

No último bloco do evento foi apresentada a temática de influência. Luciano Kalil, CPO da Squid, apresentou como é feito o trabalho de influência com influenciadores digitais: “redes sociais hoje já são a maior fonte de busca para os jovens de até 24 anos, portanto, conseguir influenciar neste meio é essencial, e os influenciadores permitem um contato próximo com uma comunidade já estabelecida, o que é uma grande dificuldade para marcas que querem atingir grandes públicos nas redes sociais”, apontou Luciano, sendo esse um potencial e importante meio de comunicação também para todo o setor lácteo.

O BHBFestival 2023 ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro na cidade de São Paulo, e contou com a presença de mais de mil participantes, incluindo diversos agentes relevantes que trouxeram visões sobre inovações e tendências para todo o setor de alimentos e bebidas. (Milkpoint)


Jogo Rápido

Desenrola Rural pode ajudar produtores de leite
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, mencionou nesta terça-feira (24/10), em evento do Credit Suisse, em São Paulo, que a pasta vai ajudar a criar o projeto do Desenrola Rural, programa de renegociação de dívidas para pequenos produtores, apresentado ontem pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. De acordo com Fávaro, o projeto pode priorizar a cadeia de leite, que devido a crise do setor, necessitará de crédito para se reestabelecer. "Os produtores de leite afetados pelas importações no último ano ainda tem um passivo para ser reconstruído. E uma medida como essa vai levar paz aos produtores com esse endividamento”, afirmou. Fávaro conta com a “sensibilidade" do ministro da Fazenda, Fernando Haddad para aprovar a proposta. As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint.


 

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