Pular para o conteúdo

25/08/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 25 de agosto de 2023                                                       Ano 17 - N° 3.974


Painel Os Desafios da Indústria de Laticínios no Brasil será debatido pela KPMG Deal Advisory & Strategy no dia 29 de agosto

No dia 29 de agosto de 2023, terça-feira, a casa do Sindicato das Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), receberá o painel Os Desafios da Indústria de Laticínios no Brasil, realizado pela KPMG Deal Advisory & Strategy, empresa Big Four e consultoria focada em otimização financeira de negócios e com expertise no Middle Market da região sul, para discutir desafios e oportunidades.

“Será uma oportunidade para que o setor leiteiro tenha acesso a uma análise aprofundada sobre a dinâmica da indústria de laticínios, assim como seus desafios tanto em escala global quanto local”, aponta Darlan Palharini, secretário-executivo Sindilat/RS. 

A programação terá início às 11h30min, com a abertura do secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini. Em seguida, as painelistas Thais Balbi e Giovana Araujo, sócias da KPMG Deal Advisory compartilharão suas perspectivas. O evento será encerrado às 12h30min, após um período dedicado para as perguntas e respostas, conduzido por Daniel Cifu, sócio da KPMG Corporate Finance, especialista em avaliação de ativos e negócios e líder da Regional Sul.

CLIQUE AQUI  e confira a programação completa do Sindilat na Expointer. (Assessoria de Imprensa Sindilat)


 

Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 25 de Agosto de 2023 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Julho de 2023 e a projeção dos valores de referência para o mês de Agosto de 2023. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

Períodos de apuração
Mês de ulho/2023: De 03/07/2023 a 30/07/2023
Parcial Agosto/2023: De 31/07/2023 a 20/08/2023

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)

Vinda de ministros à Expointer reforça expectativa por anúncios Da produção à mesa

Os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, têm participação confirmada na Expointer deste ano. E, junto com outros integrantes do governo, deverão ser os representantes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no parque Assis Brasil, em Esteio. Justamente por isso, a vinda deles traz a expectativa de que tenham alguma notícia a compartilhar com o setor.

Teixeira tem prevista a participação na abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, no dia 31 de agosto, entre suas atividades. Do segmento, há demandas importantes à espera de resposta, como a solicitação para que seja revista a nova regra com relação ao Proagro, que limitou o número de acionamentos do benefício.

Outro ponto é a crise no setor de leite. Apesar dos R$ 200 milhões anunciados para compra governamental do produto, os agricultores buscam medida de restrição às importações de lácteos do Mercosul. Foi ampliada para 18% a alíquota de importação para manteiga e queijo.

- As medidas nesse sentido não incluem o leite em pó e a muçarela, os maiores volumes - diz Eugênio Zanetti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS).

Da alçada do Ministério da Agricultura, a revisão do calendário de plantio da soja parece uma das solicitações mais factíveis de serem atendidas. A mudança feita pela pasta encurtou a janela, o que traz restrições para o cultivo de duas safras no ciclo de verão. O assunto foi pauta de reunião com representantes da Federação da Agricultura do RS (Farsul), da Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro-RS) e do Sistema Ocergs-Sescoop.

- O ministro deixou claro que não viria ao RS se não tivesse notícia boa para trazer - observa Darci Hartmann, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop.

Outra proposta apresentada foi de alternativas de crédito para melhorar o capital de giro das cooperativas com associados que tenham sido impactados pelas estiagens em sequência no Estado. No desenho apresentado, há duas possibilidades: BNDES Crédito Rural com taxa fixa em dólar ou CRA Garantido pelo BNDES, em um montante de R$ 3,9 bilhões.

- O recurso não é para a recuperação de cooperativas, mas sim, para que tenham condições de seguir ajudando os produtores a plantar - reforça Paulo Pires, presidente da Fecoagro-RS.

Presidente da Farsul, Gedeão Pereira diz que expectativa há, mas por ora não se tem sinalização sobre as medidas.

Fávaro deve fazer uma apresentação do Plano Safra, na sede da Ocergs, no dia 31. E Teixeira, visitar o estande do Mais Alimentos.. (Zero Hora)


Jogo Rápido

BOLETIM INTEGRADO AGROMETEOROLÓGICO No 34/2023 – SEAPI
De 24 a 30/08, a frente fria que atua no Estado desde o dia 23 deve continuar provocando chuvas na quinta (24) e na sexta-feira (25), em algumas localidades do Norte e Nordeste do RS, como em Bom Jesus, Cambará, Canela, Erechim, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Serafina Correia e Soledade. Com a entrada da massa de ar frio, estão previstas baixas temperaturas durante a semana, especialmente sábado (26) e domingo (27), com possibilidade de temperaturas negativas em cidades dos Campos de Cima da Serra, como Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Vacaria. Há risco de geada nessas localidades e no sul do Estado. O sol predominará até a próxima terça-feira (29), quando um sistema de baixa pressão se intensificará pelo noroeste do RS e provocará chuvas e ventos fortes em muitas regiões. Deve chover durante toda a terça-feira, em praticamente todo o Estado, com ventos de até 75 km/h no Norte e no Leste. Há previsão de chuva também na quarta-feira (30) em Bom Jesus, Cambará, Campo Bom, Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Mostardas. Os maiores acumulados de chuva devem ser no norte do Estado. O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (SEAPI)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *