20/12/2022

Porto Alegre, 20 de dezembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.804

GDT - Global Dairy Trade

Fonte: GDT adaptado pelo Sindilat/RS​

Leite/América do Sul

A recente recuperação da produção de leite no Cone Sul foi impactada pelos efeitos do fenômeno La Niña, no último mês do ano, e também no 1º trimestre de 2023.A previsão é de que o evento climático continue no início do próximo ano. A estiagem prolongada, em particular, colocou em evidência o estresse hídrico provocado nas lavouras da região. Como consequência, a expectativa é de que haverá aumento dos custos operacionais ao nível das fazendas leiteiras.Como os preços oscilaram nos dois últimos anos, as expectativas de curto prazo não são necessariamente otimistas para os produtores da região.O ano passado foram fracas as importações de lácteos pelo Brasil, por diversos fatores, como defasagem cambial e inflação. Nos dois últimos trimestre de 2022, no entanto, houve uma recuperação da atividade no maior país da região. As remessas de leite em pó integral e de soro de leite no acumulado do ano aumentaram notavelmente em relação a 2021. (Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva)

Conseleite/PR

ATENÇÃO: Na reunião do mês de novembro/2022, o Conselho aprovou os resultados dos estudos da Câmara Técnica relativos aos custos de produção de produtores e indústrias que resultam em novos valores de referência para os derivados lácteos considerados no modelo. A diretoria do Conseleite-Paraná alerta que não há comparabilidade com os valores divulgados anteriormente. Serão divulgados valores de referência com e sem revisão até o mês de dezembro e a partir de janeiro de 2.023, apenas valores com  revisão.

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 20 de Dezembro de 2022 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Novembro de 2022 e a projeção dos valores de referência para o mês de Dezembro de 2022, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de  contagem bacteriana. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Dezembro de 2022 é de R$ 4,5568/litro.
Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite  conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o  cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores  de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O  simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br. (Fonte: Conseleite Paraná)

Piá firma convênio com Grupo Andreazza
A Piá anunciou um importante benefício para todos os seus produtores de leite associados pertencentes ao polo de Marau. A partir de agora, eles poderão realizar suas compras no Vantajão Atacado, do Grupo Andreazza, e ter o valor descontado do pagamento do leite fornecido para a Cooperativa.  Presidente da Piá, Jeferson Smaniotto explica que será preciso fazer um cadastro. “Cada produtor terá um limite de acordo com o volume de leite fornecido”, destaca, e completa: “O valor gasto será descontado do pagamento do leite. O que ele gastar, por exemplo, entre os dias 15 e 30 de um mês, será descontado do pagamento do leite”. Atualmente, a Cooperativa Piá realiza a captação de leite em 104 municípios do Rio Grande do Sul, chegando a um volume de, aproximadamente, 9 milhões de litros/mês.  Já o Vantajão Atacado traz um novo conceito de compras, cujo compromisso é manter o preço baixo e proporcionar economia para os consumidores.  Possui lojas em Caxias do Sul, Farroupilha, Marau, Montenegro e Vacaria. (Assessoria de imprensa da PIA)