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28/09/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 28 de setembro de 2022                                                   Ano 16 - N° 3.751


Valor do leite ao campo despenca

O atual cenário desafiador já sinalizava aos produtores que o Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Rio Grande do Sul (Conseleite/RS) deveria mesmo reduzir o valor de referência ao litro do leite recolhido pela indústria em agosto. O que eles não esperavam era que o recuo superasse em mais de sete pontos percentuais os 14,8% previstos pelo próprio conselho ao final de agosto.

O valor definido pelo grupo, ontem, para o período, ficou em R$ 2,5920, cifra 21,57% inferior à consolidada em julho, de R$ 3,3049. Já o valor de referência para a remuneração da produção recolhida no campo em setembro teve projeção 12% menor que o valor final de agosto, ficando em R$ 2,2799. Tão logo foram oficializados os valores, Zanetti anunciou que levará as dificuldades do setor ao governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior. 

O assunto será tratado em encontro solicitado pelo Conseleite para também tratar de recursos destinados ao Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite). “É preciso que se encontre uma solução urgente, porque o produtor está vendendo o seu rebanho para pagar seus compromissos”, ressalta Zanetti. O secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat), Darlan Palharini, destaca que o principal motivo da retração é a importação de leite em pó argentino a custo inferior ao do produtor brasileiro. “Não há possibilidade de proibir a importação. O que pode ser feito é adequação dos custos globais”, sugere. 

Uma das formas, exemplifica, seria retirar o Fator de Ajuste de Fruição (FAF) do leite UHT do RS. Trata-se de um percentual gradativo aplicado sobre crédito presumido dos insumos comprados em outros estados. Ou seja, a empresa só obterá 100% deles se não comprar nenhum insumo de fora.Osecretário-executivo considera também que o governo pode ajudar com políticas de incentivo. “O Fundoleite é um exemplo disso, mas não temos avanços. Nem aquilo que é recurso do setor está sendo destravado”, cita. 

Zanetti ressalta ainda que é preciso cooperação de todos os elos da cadeia produtiva para que se consiga reverter a situação. “Houve uma queda de braço entre a indústria e o varejo, mas quem paga a conta é o produtor”, protesta. O dirigente lamenta também que os produtores, recém-recuperados da estiagem do último verão, tenham novamente frustrada a expectativa de melhora na rentabilidade. “Por isso, apelamos para a sensibilidade das indústrias”, diz. (Correio do Povo)


Uruguai – Preço do leite ao produtor ficou mais forte em agosto

O preço do leite ao produtor, correspondente ao mês passado, fechou em 17,17 pesos o litro, 8% de aumento em relação ao preço de agosto de 2021. De dezembro de 2021 a agosto de 2022 a variação foi de 9%, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale).
 
Em dólares, o valor foi de US$ 0,42 o litro. Nesta moeda o crescimento foi maior nas duas comparações, 19% e 16%, respectivamente.
 
Também teve crescimento no preço dos sólidos totais (matéria gorda e proteína), componentes básicos para a indústria de laticínios. O quilo de sólidos foi pago a 230,66 pesos e o aumento interanual foi de 6%, e de dezembro até agosto, 11%.
 
A captação de leite pelas indústrias continua abaixo dos volumes recebidos no ano passado. Os produtores de leite consideram que se houver uma boa primavera os volumes podem aumentar e o custo na fazenda será menor.
 
No mês passado foram captados 197 milhões de litros pela indústria, e no acumulado de 12 meses foram 1.287 mil litros. A queda foi de 2,7%. (Fonte: PortaLechero – Tradução livre: www.terraviva.com.br) 
 

GDT Pulse – A cotação do WMP aumentou em relação ao GDTp 004, mas caiu em relação ao GDT316
 
O GlobalDairyTrade Pulse (GDTp005) de 27 de setembro de 2022, que demorou 28 minutos, resultou no aumento de 1,3% na cotação do leite em pó integral (WMP) em relação ao GDTp004, mas houve queda de 3,3% em relação ao GDT anterior, o de nº 316. Neste evento foram vendidas as 1000 toneladas de WMP oferecidas.

Tanto o GDTp 004 como o 005 exerceram o papel de reduzir o otimismo dos GDT anteriores em relação à cotação do WMP, fazendo com que os valores oscilassem, sem mostrar uma clara tendência. (Fonte: globaldairytrade/ www.terraviva.com.br)

Canais de distribuição e inovação: quais as oportunidades para os lácteos?
 
Desde a obtenção da matéria-prima até o produto final, muitas são as etapas que as indústrias processadoras de lácteos — e de alimentos em geral — realizam. Porém, o destino final dessa cadeia de processos produtivos é a mesa do consumidor. E, é neste ponto, que a logística e os canais de distribuição exercem papel fundamental.

Em um mundo cada vez tecnológico e conectado, a digitalização dá vida aos novos canais e formas de distribuição, podendo gerar inclusive novos modelos de negócio — como já podemos observar diversos casos de startups voltadas ao setor alimentício e lácteo. Ao mesmo passo que as transformações digitais remodelam os processos logísticos, a tecnologia também permite inovações de produto.  
 
É justamente essa perspectiva de grandes mudanças e oportunidades, que o Dairy Vision 2022 abordará em sua quarta sessão, “Canais de distribuição e inovação,” no dia 23 de novembro, em Campinas/SP. Com casos de sucesso, startups e especialistas, o evento explorará quais são as oportunidades para os lácteos. Veja abaixo os palestrantes deste tema:
 
Direct to Consumer pode ser uma alternativa para os lácteos? O case Freshmania - Einat e Eduardo Eisler, Freshmania
Clube de assinatura para lácteos? Esse é o case de sucesso da Freshmania, que tem como missão estreitar o caminho entre o produtor e o consumidor. Einat Eisler Carasso CEO e Co-founder no Freshmania, formada em Administração de Empresas e Economia Internacional pela Università Commerciale LUIGI BOCCONI (Milão Itália) e pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo, Brasil), foi parte do time de Marketing da marca Leite Letti durante 3 anos. Com carreira sempre voltada para o desenvolvimento e análise de Pesquisas Quantitativa e Qualitativa e desenvolvimento de planejamentos estratégicos para marcas e produtos, Einat trabalhou em institutos de pesquisa e consultoria de branding e inovação para grandes marcas como BRF (Sadia, Perdigão e Batavo), MasterCard, Cia Muller (Cachaça 51 Brasil e internacional e 51 Ice), Piracanjuba, CitrusBR, Coca-Cola, Pernod Ricard, BRmalls, entre outros. Ao lado de seu pai, Eduardo Eisler, formado em Administração e Marketing pela FAAP e atualmente sócio da Freshmania, trarão seu case de sucesso para o Dairy Vision 2022! 
 
Um olhar sobre startups inovadoras em alimentos: inspiração e oportunidades - Augusto Terra, Food Ventures
Augusto Terra, fundador da FoodVentures, uma netweaver com objetivo de gerar mais negócios inovadores no setor de alimentos e da #food, comunidade descentralizada para transformadores da cadeia de alimentos e compartilhará sua trajetória e experiência no Dairy Vision 2022.
 
Canais alternativos de comercialização no pós-pandemia: oportunidades para os lácteos - Roberto Denuzzo, RDC Consultoria
As normas formas de comercialização oriundas da pandemia do Covid-19 permanecerão?  Com o pós-pandemia, quais canais alternativos permaneceram o mesmo e quais se consolidaram? Qual a visão e os cenários para o food service? Roberto Denuzzo, RDC Consultoria, com mais de trinta anos de experiência global em negócios de alimentos, trará essas perspectivas em sua palestra no Dairy Vision 2022. Anteriormente, Denuzzo foi líder sênior em empresas como Sadia e Bunge no desenvolvimento de negócios mundiais como desenvolvimento de clientes, fornecimento global, planejamento de negócios e liderar tarefas desde o green field até a operação final. Há dez anos é proprietário de sua própria consultoria, lidera fusões, planejamento de negócios, gestão interina, estruturação financeira e recuperação financeira. Parceria com vários fundos de investimento e outras consultorias. Além disso, também possui uma coluna no MilkPoint. 
 
Com um time de palestrantes do Brasil e do mundo, com 26 palestras, nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, na Expo Dom Pedro, o Dairy Vision 2022 reunirá os principais líderes e executivos do setor lácteo mundial para traçar estratégias competitivas, antecipar-se às tendências e buscar diferenciação em um mercado altamente dinâmico e acirrado. Na última edição presencial do evento, realizada em 2019, também na Expo Dom Pedro, reunimos 358 agentes do setor. Este ano, para a 8ª edição, queremos ir além e queremos você conosco nesta jornada. 
 
Associados do Sindilat tem 15% de desconto na inscrição, clicando aqui. (Milkpoint)


Jogo Rápido 

Queda maior na luz e na gasolina
Chamou a atenção na divulgação da prévia da inflação de setembro que a região metropolitana de Porto Alegre acumula o menor índice do país nos últimos 12 meses. O IPCA-15 do período fica em 5,87%, enquanto a média nacional é de 7,96%. Nenhuma outra região está com inflação abaixo de 6%. Há dois fatores de maior impacto para o resultado. Segundo o IBGE, o primeiro motivo é a conta de luz. Aqui, o recuo médio foi de 28,15%, enquanto que, no país, ela caiu 15,07%. Na virada do ano, a alíquota de ICMS do Rio Grande do Sul deixou de ser majorado. Agora em julho, lei federal determinou redução do tributo em todos os Estados. Além disso, a bandeira tarifária passou para verde, deixando de ter a cobrança extra mensal, a partir da melhora dos reservatórios das hidrelétricas. O segundo item é a gasolina, que ficou 18,58% mais barata na região metropolitana de Porto Alegre. No país, a média foi uma queda de 13,9%. Assim como a energia, o ICMS do combustível teve duas reduções aqui, enquanto nacionalmente foi apenas uma. (Zero Hora)


 
 

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