Pular para o conteúdo

12/08/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 12 de agosto de 2022                                                        Ano 16 - N° 3.723


CNA assina convênios e acordos com Apex Brasil, CNM e IBGE

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) assinou, na quarta (10), acordos de cooperação com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília.

A parceria com as entidades visa aproximar ainda mais o agro das ações desenvolvidas nos municípios, contribuir com o levantamento de dados do setor e ampliar a participação dos produtos rurais brasileiros no exterior.

CNM - O acordo com a Confederação Nacional dos Municípios vai permitir um diálogo permanente entre produtores rurais e gestores municipais, disseminar boas práticas de gestão aos servidores municipais e produtores, além de elaborar estudos, pesquisas e novos indicadores.

IBGE – O acordo da CNA com o IBGE pretende desenvolver ações para levantamentos de dados e informações, divulgar o Censo Demográfico de 2022, participar da formulação do próximo Censo Agro, previsto para 2024 e o apoio na execução das pesquisas agropecuárias, permitindo assim, saber em primeira mão, quais as políticas públicas que o setor mais precisa, com o apoio das Federações de Agricultura e Pecuária e com os sindicatos rurais.

“Conto com vocês nessa empreitada. Conhecer o Brasil hoje é planejar o Brasil de amanhã e o Censo não é só do IBGE, mas do Brasil como um todo”, afirmou o presidente Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.

APEX Brasil – A CNA e a Apex Brasil assinaram um novo convênio para fomentar a parceria do Projeto Agro.BR, desenvolvido para promover a inserção de pequenos e médios negócios rurais no comércio exterior, que terá vigência até janeiro/2025.

“Esse convênio complementa as ações que a Apex Brasil e a CNA empreendem em favor do produtor e do empreendedor rural brasileiro. Portanto, reforço a enorme satisfação de chegarmos ao dia de hoje, mas principalmente, o entusiasmo que nós vemos diante dos desafios à frente”, afirmou o presidente da Apex, Augusto Pestana.

O Agro.BR tem hoje 1.072 empreendedores rurais inscritos, 4.462 consultorias em comércio exterior e 1.900 portfólios em cinco idiomas sobre produtos brasileiros. São 129 mercados conquistados, sendo que 116 estão exportando e 30 são novos exportadores. 

Na página https://cnabrasil.org.br/enagro22 você tem acesso a mais informações sobre o Encontro Nacional de Lideranças do Agro. (CNA)


Em Cúpula, representantes de países da África e das Américas destacam que inovação é base para agricultura sustentável
 
Ministros, vice-ministros e altos funcionários da Agricultura, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia de 40 países participam da "Cúpula África-Américas sobre Sistemas Agroalimentares", em San José, na Costa Rica, com o objetivo de fortalecer a cooperação birregional para enfrentar os desafios da segurança alimentar global e fortalecer o papel de ambos os continentes em questões produtivas.
 
Entre os assuntos abordados estão a colaboração em ciência, tecnologia e inovação, o que deve estar no centro da cooperação reforçada entre África e América para realizar o potencial dos continentes. Além do fortalecimento do papel dos países para garantir a segurança alimentar e a nutrição global, e a criação de forma homogênea de setores agrícolas produtivos, sustentáveis ​​e inclusivos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de ambas as regiões.
 
Representando o Brasil na mesa redonda sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) do Mapa, Cleber Soares, ressaltou o potencial agrícola do Brasil nas últimas décadas, resultado do investimento em ciência, tecnologia e inovação. “Estamos aqui para compartilhar nossa visão, trabalhar juntos em uma agenda de bioinsumos, de baixo carbono, com uma rede africana e latino-americana para reduzir custos para os produtores. Com um hub de inovação para nossos continentes”, explica Soares, em apresentação aos países africanos, que veem o Brasil como um grande parceiro para o desenvolvimento da agricultura tropical. E acrescentou: "O mundo vive um momento em que a cooperação pela agricultura é a palavra-chave. O Brasil é parte importante para superar os desafios contemporâneos, como a segurança alimentar".
 
“A pandemia de COVID-19 nos mostrou a importância da ciência, tecnologia e inovação para o bem-estar da população global. O progresso neste campo é necessário não apenas para se recuperar desta crise e de futuras crises, mas também para enfrentar outros desafios globais como pobreza, desnutrição, doenças, insegurança alimentar, desigualdade, mudanças climáticas e muitos outros”, afirmou o diretor executivo do Fórum de Pesquisa Agrícola na África (FARA), Oseyemi Olurotimi Akinbamijo.
 
Participaram da Cúpula o ministro da Agricultura da Etiópia, Oumer Hussien Oba; o ministro da Agricultura de Burkina Faso, Delwendé Innocent Kiba; e o subsecretário (Vice-Ministro) de Pecuária de Honduras, José Ángel Acosta; além de organizações multilaterais de crédito, cooperação e do setor privado.
 
Cúpula 2022
A "Cúpula África-Américas sobre Sistemas Agroalimentares", promovida pelo IICA, teve início nessa quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (29). Os dois primeiros dias foram dedicados a sessões plenárias, bem como mesas redondas sobre oportunidades de cooperação Sul-Sul e experiências práticas dos países-membros.
 
O terceiro e último dia da Cúpula é voltado a visitas de campo destinadas a explorar inovações bem-sucedidas, escaláveis ​​e transferíveis em áreas como adaptação e resiliência climática, biotecnologia e tecnologias digitais.
 
O objetivo principal do evento é aumentar as contribuições do setor agropecuário para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável de forma global e também melhorar o comércio internacional e regional dos Estados-membros. (MAPA, com informações do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA))

 

BOLETIM INTEGRADO AGROMETEOROLÓGICO No 31/2022 – SEAPDR

A próxima semana poderá ter altos volumes acumulados de chuva no RS. No sábado (13), o tempo seco seguirá predominando, com ligeira elevação das temperaturas. No domingo (14), o deslocamento de uma área de baixa pressão vai provocar chuva, com possibilidade de temporais isolados. Na segunda (15), a propagação de uma frente fria vai causar chuva, com chance de tempestades na maioria das regiões.

Na terça (16), o ingresso de ar seco e frio afastará a nebulosidade, com novo declínio das temperaturas, principalmente na Metade Sul. Na quarta-feira (17), o deslocamento de uma área de baixa pressão vai provocar chuva em todas as regiões.

Clique aqui e acesse os Boletins oficiais sobre clima e culturas elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Emater-RS e Irga. O documento conta com uma avaliação das condições meteorológicas da semana anterior, situação atualizada das culturas do período e a previsão meteorológica para a semana seguinte. (SEAPDR)


Jogo Rápido 

China: produção de laticínios atinge 15 milhões de toneladas no primeiro semestre
Os principais produtores de leite da China registraram crescimento de produção no primeiro semestre deste ano, mostraram dados oficiais. No período de janeiro a junho, os principais produtores de leite viram sua produção aumentar 1% ano a ano, para quase 15,11 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. Somente em junho, a produção de leite ficou em 2,75 milhões de toneladas, aumentando 0,3% ano a ano, mostraram os números. Os principais produtores de laticínios são empresas com receita anual de mais de 20 milhões de yuans (cerca de 2,97 milhões de dólares americanos). (As informações são da Xinhua, traduzidos e adaptadas pela equipe MilkPoint)


 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *