20/07/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 20 de julho de 2022                                                           Ano 16 - N° 3.706

Energia Solar se torna a terceira fonte de energia em potência do Brasil

A energia solar ultrapassou em potência a geração das termoelétricas a gás natural e biomassa e se tornou a terceira fonte de energia do Brasil, disse a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Agora, a geração pelo sol só fica atrás da potência das hidrelétricas e da fonte eólica, informou a entidade.

Segundo mapeamento inédito feito pela Absolar, ao todo são 16,4 gigawatts (GW) de energia solar em grandes usinas e em pequenos projetos de geração própria, ante os 16,3 GW do gás natural e os 16,3 GW da biomassa.

De acordo com a associação, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos, R$ 22,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 479,8 mil empregos acumulados desde 2012.

“Com isso, também evitou a emissão de 23,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade”, informou a Absolar.

Segundo o diretor da Absolar, Carlos Dornellas, as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termoelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores.

“A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, afirmou Dornellas. (Canal Rural)

Feras da Sustentabilidade, inscreva-se!

Pare e pense: quantas vezes, nos últimos tempos, você escutou falar sobre sustentabilidade? Muitas, correto? Mas, o que você realmente conhece sobre o assunto? Apesar de ser um tema crescente e de grande relevância, ainda há muito do que aprendermos, efetivamente, sobre sustentabilidade, inclusive como podemos aplicá-la na pecuária leiteira.

É justamente essa a proposta do MilkPoint Experts Feras da Sustentabilidade. Com uma programação inédita, atualizada e aprofundada, durante seis encontros semanais online, entre os dias 26/08 e 30/09, traremos a sustentabilidade ambiental de uma maneira jamais abordada. Traduziremos na prática os conceitos, fazendo do meio ambiente o protagonista de sucesso do negócio das fazendas de leite.

Veja a seguir o que será abordado em cada dia do Feras da Sustentabilidade:
Painel 1 (26/08) - Entendendo os porquês
Painel 2 (02/09) - Pecuária e mudanças climáticas
Painel 3 (09/09) - De vilões a oportunidade: como reduzir carbono e metano e ainda ter retorno financeiro?
Painel 4 (16/09) - Manejo de solo e cultivares
Painel 5 (23/09) – Água, dejetos e energia
Painel 6 (30/09) - Crédito, programas governamentais e casos de sucesso

Associados do Sindilat/RS têm 30% de desconto na inscrição, clicando aqui. (Milkpoint)

Petrobras anuncia redução no preço da gasolina

A Petrobras anunciou ontem redução no preço da gasolina em cerca de 5% a partir de hoje nas refinarias. O valor do litro, sem tributo e margens, será de R$ 3,86, R$ 0,20 menos frente ao valor anterior de R$ 4,06.

O diesel, entretanto, não teve alterações. A baixa na gasolina segue movimento de queda moderada da cotação do petróleo no exterior e ocorre após a Acelen, controladora da Refinaria de Mataripe, na Bahia, reduzir o preço em 7%. Ontem o petróleo, embora com leve alta, se manteve na faixa dos 100 dólares na Bolsa de Nova Iorque. “Considerando-se a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,96, em média, para R$ 2,81 a cada litro vendido na bomba”, detalhou a estatal em nota.

O governo vinha fazendo pressão para que a empresa reduzisse o preço da gasolina nas refinarias, o que junto com a limitação do ICMS em um teto entre 17% e 18% deve ajudar a frear a inflação. “Essa redução acompanha a evolução dos preços internacionais, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca equilíbrio dos preços com o mercado global, mas sem repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, acrescentou a nota. O corte no valor de R$ 0,20 nas refinarias deverá baixar a inflação em 0,20 ou 0,25 ponto percentual, estima o economista-chefe do Banco Alfa, Luís Otávio de Souza Leal.

Os efeitos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, deverão ocorrer ainda em julho e, majoritariamente, em agosto. A projeção feita por Leal é de deflação entre 0,6% e 0,7% neste mês e de variação perto de zero no próximo. “É tanto impacto junto nos combustíveis que fica difícil mensurar como vai ficar”, concluiu o economista. Atualmente a inflação medida pelo IPCA, pesquisa do IBGE, está em 11,89% no acumulado de 12 meses. (Correio do Povo)

Jogo Rápido

Atualizado piso mínimo do frete
A Agência Nacional de Transportes Terrestres aprovou ontem nova tabela com preços mínimos de frete rodoviário, com reajuste médio de 0,87% a 1,96%. A reguladora deve atualizar a tabela até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, mas um último ajuste ocorreu há menos de um mês, quando o órgão divulgou índices de 7,06% a 8,99%. Naquela ocasião, porém, a alteração foi feita após ser constatada variação superior a 5% no preço do diesel na bomba em relação aos valores de referência usados na tabela do frete anterior. A variação média para transporte rodoviário de carga/lotação é de 1,96%. Para contratação só de veículo automotor de carga, 1,51%. Já no transporte rodoviário de carga/lotação de alto desempenho, a alta média é de 1,3%. As atualizações consideram o valor do diesel S10 de R$ 7,583 por litro, divulgado pela ANP. (Correio do Povo)