Pular para o conteúdo

05/07/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 05 de julho de 2022                                                          Ano 16 - N° 3.695


O leite fornece micronutrientes essenciais, dirigidos para uma dieta saudável

Leite segundo a FAO - No mês passado foi comemorado o Dia Mundial do Leite. Para chamar atenção sobre a importância desse alimento a FAO fez um cartaz ressaltando suas principais  qualidades e a importância de seus nutrientes na saúde humana. O Cálcio mantém a saúde do coração e dos ossos. A Vitamina A ajuda o corpo a se recuperar mais rápido de doenças, além de ser importante para os olhos, pele, intestino e pulmão.  (Fonte FAO Tradução livre: www.terraviva.com.br)



GDT - Global Dairy Trade 

Fonte: GDT - Global Dairy Trade adaptado Sindilat

 

Primeiro final de semana de Festiqueijo, em Carlos Barbosa, atrai 4,1 mil pessoas

Tradicional festa da Serra gaúcha ocorre até o final de julho

O primeiro final de semana da 31ª edição da Festiqueijo reuniu mais de 4,1 mil pessoas em Carlos Barbosa. O número traz expectativa otimista para superar a projeção de público da tradicional festa da Serra gaúcha, que vai até 31 de julho, sempre de sexta a domingo. A organização espera ter 20% a mais de visitantes do que a edição de 2019, que reuniu 29 mil pessoas.

Como relata Fábio Basso, secretário municipal do Turismo de Carlos Barbosa, o sábado foi o dia mais movimentado, com mais de 2,2 mil visitantes. O diretor do Festiqueijo acredita que o tempo agradável no dia animou os turistas a participarem da festa.

 — Percebemos muitas pessoas circulando não apenas no Festiqueijo, mas ao redor do evento, principalmente na Vila das Etnias e na Feira de Compras de Carlos Barbosa. Conversei com expositores e também estão felizes, porque conseguiram vender bastante produtos  — descreve.

A principal atração da 31ª edição da tradicional festa é o verdadeiro banquete servido no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa. Os 23 expositores, juntos, servem cerca de 40 tipos de queijos, 30 rótulos de vinhos e 25 de espumantes, além de pratos tradicionais como polenta brustolada com queijo e galeto. Há ainda opções doces como sorvetes e churros de doce de leite.

Uma novidade para a retomada do Festiqueijo em 2022 é a Vila das Etnias. A atração externa, com acesso gratuito, homenageia os imigrantes que povoaram Carlos Barbosa, como os italianos, alemães e poloneses. A organização comemora que o espaço, dividido em casas que apresentam as tradições de cada nacionalidade, é bem recebido entre os visitantes do festival gastronômico.

 — Muitos turistas se surpreendem, porque a Vila das Etnias é um resgate da cultura dos povos. As cinco casas têm toda parte da história, como mobiliário e comida típica, e quem entra nas casas, tem uma aula de cultura. Os turistas, principalmente os que não conhecem a região, ficam muito surpresos com o que é oferecido  — conta Basso.

Excursões se destacam no primeiro final de semana

Um bom sinal para o Festiqueijo superar a meta de público são as excursões em grupo. No primeiro sábado de festa, foram 30. Para o segundo final de semana, o evento espera 60 grupos. Os turistas são de outras regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

 — Neste sábado, tivemos 30 grupos de excursões, totalizando mil pessoas que vieram para cá. Para a semana que vem, nós temos a previsão do dobro de grupos  — informa o secretário de turismo.

No segundo final de semana, os visitantes também poderão se divertir com a 11ª edição da Olimpíada Colonial e com o Pedal Festiqueijo. Nos jogos, os competidores se divertem com provas como revezamento de salame, transporte de leite, cabo de guerra, debulhar milho, entre outras disputas. Por conta do mau tempo deste domingo, a organização passou a atração para o dia 10 de julho. (Zero Hora)


Jogo Rápido 

PIB do Rio Grande do Sul segue sob impacto da seca
Os prejuízos causados pela estiagem deste ano à agropecuária gaúcha, somados aos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia e da pandemia de Covid-19, à escalada da inflação e à expectativa de baixo crescimento no Brasil, apontam um cenário desafiador para a economia do Rio Grande do Sul nos próximos meses. A análise é do Boletim de Conjuntura, divulgado ontem pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O documento projeta para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado no segundo trimestre uma queda ainda mais acentuada do que a verificada nos primeiros três meses do ano. Isso porque de abril a junho é contabilizada a maior parte da produção de soja, que sofreu perdas de 53,5% em 2022. No primeiro trimestre do ano, a economia gaúcha recuou 4,7% frente ao mesmo período de 2021 e 3,8% na comparação com os últimos três meses de 2021. Elaborado pelos pesquisadores Fernando Cruz, Martinho Lazzari, Tomás Torezani e Vanessa Sulzbach, o boletim confirma as perspectivas já indicadas em abril, de potencial efeito negativo da estiagem nas atividades ligadas ao campo e em segmentos da indústria e dos serviços. Na indústria de transformação, a mais significativa da economia do Estado, a tendência é um ritmo de crescimento lento nos próximos meses, em reflexo das perdas na agropecuária e do baixo dinamismo da economia nacional e internacional. O comércio também deve ser afetado pelos mesmos fatores. “No interior do Estado principalmente, o desempenho das vendas do comércio está relacionado com o comportamento do setor primário”, diz Vanessa Sulzbach. De janeiro a maio, as vendas de produtos agrícolas despencaram 34,8%, de acordo com o documento do DEE. O maior impacto veio da retração das vendas de soja para a China, que significou 1,3 bilhão de dólares a menos em receitas em termos absolutos no período. (Correio do Povo)

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *