Pular para o conteúdo

20/08/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  20 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.484


Acesso à Expointer

No ano em que as bilheterias da 44ª Expointer serão exclusivamente online, a empresa contratada para a operação terá a tarefa de desenvolver um portal para a aquisição dos visitantes. No espaço criado também estará o formulário de saúde, a ser preenchido por quem for ao evento, no parque Assis Brasil, em Esteio, entre 4 e 12 de setembro. O pregão eletrônico para a disputa (via termo de dispensa de licitação) está marcado para hoje.

Conforme o documento, a vencedora tem de iniciar a venda das entradas no mínimo uma semana antes do início do evento - ou seja, no dia 28 de agosto. Neste ano, o valor mínimo da disputa começa em R$ 464 mil. A escolhida será a que apresentar a maior oferta pelo direito de prestação de serviço. Interessadas em participar podem apresentar suas propostas nesta sexta.

Subsecretário do parque Assis Brasil, Gabriel Fogaça explica que o valor de partida foi calculado com base na receita líquida obtida pelo Estado com a bilheteria na edição de 2019, sendo proporcional ao público - que estará limitado a 15 mil pessoas por dia - e descontada a inflação. Uma outra tentativa já havia sido feita, com o recebimento de propostas, mas acabou não fechando.

Para adquirir o ingresso, o visitante terá de fazer um cadastro, preencher um formulário sobre sua condição de saúde e fazer o pagamento. Feito isso, será gerado um QR Code para o acesso ao parque. Fogaça estima que em pelo menos cinco dos nove dias da feira possa se chegar ao público máximo: nos finais de semana e no feriado de 7 de setembro. (Zero Hora)


Energia solar pode reduzir 90% dos custos com eletricidade na propriedade rural

Fonte de vida para o planeta, o sol também é um recurso capaz de ajudar as propriedades rurais no funcionamento de equipamentos elétricos e aliviando as despesas. Estamos falando da energia solar, uma ferramenta com potencial para reduzir em até 90% os gastos na conta de luz, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Nesta quinta-feira, 19, a também chamada de energia fotovoltaica foi tema da Caravana Família Nação Agro, projeto do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), que desembarcou em Campos de Holambra, no município de Paranapanema (SP). A palestra ministrada por Lucas Mazeto, engenheiro eletricista, foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Canal Rural.

Ao público, que voltou seguindo todos os protocolos de segurança, o especialista explicou as vantagens de se investir em energia solar. “Essa é uma energia renovável. O sol se põe às 18h, mas às 6h da manhã já está de volta. É como ter alguém trabalhando de graça para você”, disse Mazeto. De acordo com ele, esse tipo de energia pode sustentar a propriedade e ainda enviar as sobras para a grade da distribuidora pública, o que quase zera os gastos.

Além disso, Mazeto afirma que o momento é positivo para o produtor fazer a implantação da energia solar, uma vez que há mais de 60 linhas de crédito disponíveis. Em um exemplo prático, o palestrante mostrou como um investimento de R$ 450 mil pode gerar economia de 10 milhões de reais gastos com a conta de luz tradicional em um período de 30 anos.

Ou seja, é um investimento que não somente se paga, como também possibilita sobras no orçamento para que o produtor rural possa destinar para outras áreas da propriedade.

Utilizando energia solar
Para reforçar o impacto dos benefícios oferecidos pela energia solar ao meio rural, o produtor Gabriel Damasio subiu ao palco e contou sua experiência com essa tecnologia. “Faz 6 meses que nós instalamos o sistema de produção fotovoltaica, mas já queríamos ter instalado há 8 anos. Só que naquele momento a legislação não estava bem definida”, lembrou ele, que também por questões financeiras teve de adiar o sonho da sustentabilidade.

Com um parque solar de 220 painéis solares em sua propriedade, Damasio revelou que consegue atender a toda a demanda de suas atividades, bem como enviar a energia excedente à grade para receber créditos. “A implantação do parque foi um processo tranquilo. Escolhemos um pessoal bem profissional e fizemos a implantação no terreno e não nos barracões para facilitar a limpeza e manutenção”, detalhou ele.

Conforme o produtor, o sistema pode ser bem prático de se manusear e todos os equipamentos possuem garantia, o que dá suporte em caso de alguma necessidade. Para mais dicas sobre energia solar, assista à Caravana completa CLICANDO AQUI. (Fonte: Família Nação Agro)


Emater/RS: chuvas melhoram o crescimento e rebrote das pastagens

Na maior parte das regiões, as chuvas que ocorreram proporcionaram o retorno da umidade do solo, melhorando o crescimento e rebrote das pastagens, aumentando a oferta de forragem aos animais.

Apesar da maior oferta de alimentos a campo, os produtores seguem fornecendo alimentos conservados, como silagem e pré-secados, visando a adequação das dietas dos rebanhos.

No aspecto sanitário, são realizados os controles contra parasitoses e as vacinações obrigatórias, como da brucelose bovina e da raiva herbívora, essa última nos locais indicados pelas Inspetorias de Defesa Agropecuária. As condições do tempo, com temperaturas amenas, proporcionaram conforto térmico aos animais.

Na regional de Santa Rosa, nas Missões, as propriedades menos tecnificadas, que não utilizam silagem de milho, estão utilizando a cana-de-açúcar como complemento à dieta das vacas.

Na regional de Bagé, na Campanha, com a melhoria gradual da oferta de azevém e de trevos, alguns criadores diminuíram ou suspenderam o uso de rações comerciais substituindo-as por formulações caseiras a base de milho e sal mineral, visando a redução do custo.

Na regional de Soledade, iniciou semeadura de milho para silagem.

Na regional de Ijuí, a produção de leite apresentou um aumento significativo, se comparado com o mês anterior.

A qualidade do leite também apresentou significativa melhora, com destaque para o município de Fortaleza dos Valos, no qual 98,5% dos produtores estão atendendo as exigências de qualidade do leite determinadas pelo MAPA. (As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint)


Jogo Rápido

Previsão de final de semana de calor, mas a partir de segunda (23) tem chuva na maioria das regiões
Os próximos sete dias terão muita umidade no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Agrometeorológico nº 33/2021, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) em parceria com a Emater e o Irga. Nesta sexta-feira (20), a propagação de uma frente fria no mar vai provocar pancadas de chuva na maior parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados. No sábado (21) e domingo (22), o tempo firme vai predominar e o ingresso de ar quente favorecerá a ocorrência de temperaturas elevadas na maioria das áreas. Apenas na Campanha e na Zona Sul permanecerá a possibilidade de chuvas isoladas. Entre a segunda (23) e a quarta-feira (25), a presença de um cavado, uma área de baixa pressão alongada, e a propagação de uma frente fria manterão a nebulosidade e as pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados. Os volumes previstos deverão ser oscilar entre 10 e 20 mm na maior parte do Estado. Entre a Campanha e a Zona Sul, os totais oscilarão entre 25 e 50 mm, mas poderão superar 70 mm em algumas localidades. Veja o Boletim Integrado Agrometeorológico 33/2021 completo clicando aqui. (SEAPDR)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *