Pular para o conteúdo

23/08/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  23 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.485


Leite - Projeções do Agronegócio Brasileiro 2020/21 a 2030/31
Projeções/Leite – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), elaborou um relatório com as projeções agropecuária para os próximos dez anos. No relatório denominado “Projeções do Agronegócio Brasil 2020/2021 a 2030/2031” foram relacionados os principais produtos do agro brasileiro como: grãos, arroz, feijão, algodão, milho, soja, café, leite, entre outros.

A produção de leite deverá crescer nos próximos 10 anos a uma taxa entre 1,9 e 3,1%. Essas taxas correspondem a passar de uma produção de 36,3 bilhões de litros em 2021 para 43,9 bilhões no final do período das projeções. O crescimento de oferta será principalmente baseado em melhorias na gestão das fazendas e na produtividade dos animais e menos no número de vacas em lactação.


                          

Segundo técnicos da Embrapa os números de longo prazo estão coerentes. Segundo eles, movimentos de curto prazo: alta no custo com alimentação animal piorando a rentabilidade das fazendas, aumento da arroba do boi gordo estimulando o descarte de vacas e clima mais seco no centro-sul freando a safra na região. A recente desvalorização do real também deixou o preço bem competitivo, desestimulando a importação. (MAPA)

Laboratório de Nanotecnologia da Embrapa Gado de Leite é reinaugurado

A Embrapa Gado de Leite reinaugurou na última quinta-feira (19/08) seu laboratório de Nanotecnologia para Saúde e Produção Animal, agora renomeado como “Laboratório de Inovação em Nanobiotecnologia e Materiais Avançados para Pecuária”.

De acordo com os pesquisadores Humberto Brandão e Juliana Gern, da Embrapa Gado de Leite, a reforma teve como intuito a ampliação e modernização do espaço físico para atender as condições de segurança laboratorial e de integração das atividades de pesquisa, adequando-se aos requisitos de qualidade da Embrapa. “Temos agora um espaço que foi estruturado para desenvolver pesquisas de segurança básicas e aplicadas que resultarão em produtos para o setor pecuário”, disseram os mesmos.

Na Embrapa, o laboratório está integrado à Rede Agronano e foi criado em 2008 com objetivo de conduzir atividades de pesquisas relacionadas à caracterização de nanomateriais e de micro e nanoestruturas do leite; liberação controlada de princípios ativos (e.g. medicamentos, proteínas e outros) e estudos de segurança  de nanomateriais.

“Desenvolvemos pesquisas e produtos de interesse da pecuária nacional e nos relacionamos com empresas privadas para o desenvolvimento conjunto de tecnologias”, pontuou Brandão. “Já possuímos patentes concedidas no Brasil e no exterior de nanopartículas para o tratamento de mastite, além de nanopartículas de própolis para tratamento de várias infecções”. (As informações são da Embrapa, adaptadas pela Equipe MilkPoint)



Expointer 2021 recebe 4.057 inscrições de animais

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, vai receber 4.057 animais para a Expointer 2021, a maior feira agropecuária  a céu aberto da América Latina. 

Na semana passada foi encerrado  o período de inscrição de rústicos, totalizando 1.232 animais, entre bovinos, equinos de prova e pequenos animais, sendo 198 bovinos das raças Angus, Ultrablack, Hereford e Braford, 176 equinos de prova das raças Crioula, Paint Horse e Quarto de Milha e 858 pequenos animais, entre chinchilas, coelhos e pássaros.

Na comparação com 2019, os números se mantêm, em média, no mesmo patamar. A raça que teve um aumento significativo, de 89%, na participação foi o Hereford, passando de 46 em 2019 para 87 em 2021. Os dados de 2020 não estão sendo considerados para os animais rústicos.

“Em 2020, a Expointer não contou com a participação das aves nem dos pequenos animais e a presença dos rústicos foi bem pequena, já que nem os julgamentos foram realizados”, destaca o médico veterinário, chefe do Serviços de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Paulo Coelho de Souza.

Já os equinos e pássaros registraram uma participação menor neste ano de 2021 na Expointer em relação a 2019. De acordo com Souza, “em 2019 houve muitos leilões de equinos, o que não está previsto para este ano, reduzindo assim o número de equinos de provas e leilões presentes na feira”.

Já os pássaros são mais direcionados para a venda direta ao consumidor. Com a restrição de público no parque por causa da pandemia do coronavírus, os criadores optaram por trazer um menor número de animais, constata ele.

Além dos rústicos, participam  da feira 2.825 animais de argola, também chamados de animais de galpão, totalizando 4.057 animais.

Dos 4.057 animais, entre rústicos e de argola, existem 515 animais dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. “Em 2019, teve apenas um bovino de Santa Catarina inscrito para Expointer, porque o status sanitário deles em relação à febre aftosa era diferente do nosso.

Com o  novo status sanitário do Rio Grande do Sul, livre de febre aftosa sem  vacinação, a intenção de participação de bovinos de Santa Catarina  aumentou muito”, constata Paulo Coelho de Souza. (Jornal do Comércio)

Jogo Rápido

Família de agricultores de Novo Tiradentes investe em sistema de irrigação

Os sistemas de irrigação estão cada vez mais em evidencia, frente às recorrentes estiagens que a região tem enfrentado. No município de Novo Tiradentes, a família Paini está executando uma importante etapa do planejamento iniciado em 2017 na atividade da bovinocultura de leite. A implantação de um sistema de irrigação por aspersão na área de 2,2 ha de pastagem perene (tifton 85) foi a alternativa escolhida pela família para garantir a oferta de pastagem aos animais. De acordo com a equipe técnica da Emater/RS-Ascar, com auxílio da irrigação, a família poderá ampliar a produtividade da pastagem e, consequentemente, ampliar a produção de leite, uma vez que o uso do sistema minimizará os riscos climáticos (seca e estiagem). Conforme o produtor Airton Paini, o auxilio técnico que vem recebendo é importante para realizar as etapas do planejamento, o que também facilitou o acesso a políticas públicas federais (Pronaf) e municipais (Mais Pasto Mais Leite). "É uma ação realizada em conjunto, além da assistência técnica, cabe ressaltar o empenho da administração municipal em realizar abertura das valas para instalação do sistema", reconheceu o produtor. O programa Mais Pasto Mais Leite é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Tiradentes, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), criada em 2017 para fomentar a atividade leiteira no município e qualificar o trabalho realizado pelas famílias envolvidas com a bovinocultura de leite. (Emater/RS)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *