Pular para o conteúdo

09/08/2021

Newsletter Sindilat_RS

 

Porto Alegre,  09 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.475


Preços do leite cru nos principais países/blocos

Preços em reais, euros e dólar neozelandês, convertidos para dólares pelo câmbio oficial, bem como preços por 100 libras esterlinas, divididos por 45.359.



Preço do leite ao produtor em dólares por litro, corrigido para sólidos úteis (gordura + proteína):



Observações: os preços do gráfico acima foram corrigidos apenas para os sólidos úteis (nata e proteína) e não para os demais componentes que compõem a qualidade higiênica e sanitária, nem para o câmbio real bilateral com cada um desses países / blocos.


Preço do Leite ao Produtor em dólares por litro, corrigido pelos Sólidos Úteis (Gordura + Proteína) e pela Taxa de Câmbio Real Bilateral (BCRA):




Neste último gráfico, são apresentados os preços do segundo gráfico (corrigidos para sólidos úteis) e ajustados pelo Índice de Taxa de Câmbio Real Bilateral que a Argentina tem com cada um desses países / bloco.

Índice Multilateral da Taxa de Câmbio Real (ITCRM) e Bilateral

Mede o preço relativo de bens e serviços da economia argentina em relação aos 12 principais parceiros comerciais do país, com base no fluxo de comércio de manufaturas.

É obtido a partir da média ponderada das taxas de câmbio reais bilaterais dos principais parceiros comerciais do país. É considerada a evolução dos preços dos cabazes de consumo representativos dos parceiros comerciais expressos em moeda local em relação ao valor do cabaz de consumo local, constituindo uma das medidas amplas de competitividade (tipo de preço).

O ITCRM é preparado e publicado diariamente, a partir das cotações da moeda às 15h00. de cada dia e contempla um mecanismo de diarização das estimativas e de replicação dos dados mais recentes dos índices de preços representativos para informações ainda não conhecidas.

Visão geral do preço mundial do leite



Fonte: OCLA com informações de diferentes fontes – Tradução livre Sindilat/RS 
 

Bebida prebiótica de frutas à base de soro de leite

A Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional do Nordeste, na Argentina, está trabalhando em um projeto que visa criar uma bebida prebiótica à base de soro de leite e frutas da estação. A ideia nasceu ao ver como pequenos estabelecimentos descartavam o soro de leite, sem aproveitar as proteínas, minerais, açúcares e outros compostos nutricionais.

A bebida nutricional é fermentada naturalmente com os compostos nutricionais que este produto possui, enquanto a transformação em bebida gasosa ajuda os microrganismos a se manterem vivos.

A médica veterinária responsável pelo projeto, Gladys Obregón, explicou que ainda está em uma fase inicial, mas as expectativas "são animadoras, principalmente porque a bebida obtida tem um sabor muito agradável".

Em qualquer caso, a formulação ainda precisa ser ajustada para torná-lo um produto padronizado e expandir as informações sobre suas propriedades para determinar os tipos de organismos que contém.

A estudante Victoria Canteros, integrante do grupo de pesquisadores, explicou que o soro congelado era usado para verificar se os microrganismos ainda estavam ativos após serem preservados a frio.

“Os testes foram feitos com soro de iogurte de leite de búfala e em alguns testes foi usado kefir de leite, mas com a formulação adequada, diferentes tipos de soro de leite puderam ser usados, tanto leite de búfala quanto de vaca”, explicou.

Até agora, a bebida nutricional de frutas faz parte da marca FAVET, produzida pela Escola de Veterinária da UNNE, mas espera-se que essa ideia possa ser integrada em grandes mercados.  (As informações são do Infocampo, traduzidas pela Equipe MilkPoint)




Governo do Paraná decreta situação de emergência hídrica por 90 dias

O governo do Paraná decretou situação de emergência hídrica em todo o estado devido à estiagem. A medida, assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD), vale por  90 dias. O decreto autoriza a adoção de medidas para garantir o abastecimento público pelas empresas de saneamento, como o rodízio de água, priorizando o uso dos recursos hídricos para o consumo.

O Instituto Água e Terra (IAT) poderá restringir a vazão outorgada para outras atividades, como a agricultura, para normalizar as captações. A Secretaria de Agricultura deverá implementar medidas de apoio aos agricultores para melhorar a eficiência no uso da água nas atividades agropecuárias e orientar os agricultores para o cumprimento da restrição de captação hídrica, conforme determinações do decreto, informou nota do governo. A pesca está proibida em toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas. Eduardo Alvim,l diretor-presidente do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), disse que as anomalias nas precipitações atingem todas as regiões do Paraná, com casos extremos de estiagem em partes do Oeste, do Sudoeste e do Centro até o Norte Pioneiro.

Tivemos períodos muito ruins em meados do ano passado, com o inverno e a primavera com precipitação muito baixa. Isso vem se acumulando há pelo menos dois anos, com chuvas abaixo do normal”, pontou Alvim. “Cumulativamente, essa condição vai depreciando as reservas naturais de água no solo, com reflexo na disponibilidade hídrica nos rios, reservatórios e poços de abastecimento.

Quando essa situação se perdura há muito tempo, acaba exigindo a adoção de medidas extraordinárias para priorizar o uso dos recursos hídricos." (As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint)

Jogo Rápido  

Emater/RS: baixas temperaturas afetam a produção de leite
A produção de leite foi afetada pelas temperaturas extremamente baixas, pois o rebrote das pastagens cultivadas de inverno — base alimentar dos rebanhos leiteiros — foi significativamente mais lento. O frio também provoca um maior consumo de energia dos animais de modo a manterem a temperatura corporal. A suplementação na alimentação das matrizes bovinas continuou tendo papel estratégico, para manutenção tanto da produção quanto do estado corporal. As reservas de fenos, pré-secados e silagens estão sendo utilizadas em quantidades maiores para compensar a menor oferta de pasto verde. Em geral, ainda que tenha havido pequena redução de preços nas rações, é pouco viável compensar a falta de alimento volumoso com administração isolada de ração à dieta animal, visto que a cotação encontra-se em patamares bem elevados. De maneira geral, o rebanho apresenta boas condições sanitárias, com manejo focado nas vacinações contra clostridioses, brucelose bovina e raiva herbívora. A baixa ocorrência de chuvas na maior parte das regiões resultou na diminuição do acúmulo de barro e, consequentemente, na menor incidência de problemas de mastite e de contaminação do leite durante a ordenha. Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, o frio intenso dificultou os trabalhos dos produtores, com congelamento da água destinada à higienização dos animais e de equipamentos de ordenha. (As informações Emater/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *