Sindilat lamenta falecimento do pesquisador Joao Cesar de Resende

O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do RS (Sindilat) e associados lamenta profundamente o falecimento do pesquisador Joao Cesar de Resende, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, ocorrido na segunda-feira (28/6). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1982) e Doutor em Produção Animal pela Universidade Federal de Lavras (2010), Resende deu uma importante contribuição ao segmento lácteo com sua vasta experiência em sistemas de produção, economia, produção de leite e custos de produção na cadeia láctea, tendo em vista sua atuação nas áreas de socioeconomia e gestão na produção de leite.

Em 2017, participou de oficina coordenada pelo Sindilat durante o 5° Fórum Itinerante do Leite, em Frederico Westphalen (RS), ocasião em que palestrou sobre os ‘Caminhos para Exportação’. Mais recentemente, foi responsável por diversas análises econômicas sobre o impacto do fim do auxílio emergencial no mercado consumidor de leite e produtos derivados.

Resende ingressou na Embrapa por meio de concurso público em 1983 e, até 1986, atuou na representação da instituição em Porto Velho (RO). Em 1987 transferiu-se para a Embrapa de Juiz de Fora, onde desde então trabalhava como pesquisador da área de socioeconomia e gestão da produção de leite.

O Sindilat se solidariza com familiares, colegas, profissionais que acompanharam a trajetória de Resende, que muito contribuiu para o desenvolvimento do setor lácteo brasileiro.

Foto em destaque: oatawa/Istock