Pular para o conteúdo

As entidades representativas da cadeia da proteína animal do Rio Grande do Sul promovem nesta quarta-feira (24), às 10h, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o painel O Futuro da Proteína Animal com os Pré-Candidatos ao Governo do Estado. Foram convidados Gabriel Souza (MDB), Juliana Brizola (PDT), Luciano Zucco (PL) e Marcelo Maranata (PSDB). A condução será do jornalista Léo Saballa Júnior.
O evento terá início com manifestações das entidades organizadoras sobre os temas considerados prioritários para cada segmento. Em seguida, os pré-candidatos apresentarão suas propostas e participarão de duas rodadas de perguntas elaboradas pelas entidades promotoras, abordando temas relacionados às respectivas cadeias produtivas. Os questionamentos abordarão temas estratégicos para os setores de leite, carnes, aves e suínos, permitindo que os participantes apresentem suas posições e propostas para o fortalecimento da produção, da industrialização, da competitividade e do desenvovimento do Rio Grande do Sul.
A iniciativa é do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs) e Sindicato da Indústria de Produtos Suínos no Estado do Rio Grande do Sul (Sips).

Três porções de lácteos ao dia | Bebidas lácteas ganham novas versões e impulsionam inovação no setor | Associados do Sindilat/RS têm 10% de desconto no Interleite Brasil 2026

Clique aqui e acesse as notícias na íntegra

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O secretário executivo do Sindilat-RS, Darlan Palharini, participou da abertura da 2ª Feira Regional de Lácteos de Chapada (Ferlach), realizada no município de Chapada (RS). O evento reuniu produtores, técnicos, empresas, lideranças e representantes do setor para debater os desafios e as oportunidades da cadeia produtiva do leite. “Esse espaço de debate e capacitação é essencial para fortalecer a cadeia produtiva, estimular a profissionalização das propriedades e ampliar a competitividade da atividade leiteira”, destacou.

A programação da 2ª Ferlach incluiu palestras técnicas, debates sobre gestão, bem-estar animal, nutrição e sustentabilidade, além de exposições e atividades voltadas aos produtores de leite da região entre os dias 11 e 14 de junho. Na oportunidade, Palharini também convidou os participantes para o lançamento do Milk Summit Mercosul, que será realizado em 14 de julho, em Ijuí (RS).

Foto: Reprodução @ferlachfeira

Os associados do Sindilat/RS contam com 10% de desconto na inscrição para participar do Interleite Brasil 2026. Com o tema “Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil”, o evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Gaudium Hall, em Uberlândia (MG), reunindo produtores, técnicos, gestores, pesquisadores e lideranças do setor para discutir os desafios e as oportunidades da atividade leiteira.

A edição de 2026 traz como tema “O futuro do leite passa por quem decide evoluir” e a programação contará com duas salas simultâneas de palestras, permitindo que os participantes escolham entre conteúdos voltados à tecnologia aplicada ou à gestão. Entre os temas abordados estão manejo e nutrição de bezerras, saúde animal, qualidade do leite, automação e robótica na ordenha, formulação de dietas, produção de volumosos, gestão econômica, gestão de pessoas, bioseguridade e estratégias para aumentar a eficiência dos sistemas produtivos.

Além das palestras, o Interleite Brasil promoverá debates, apresentação de estudos de caso, espaço para exposição de empresas e oportunidades de networking entre os diferentes elos do setor. A programação completa está disponível em https://www.interleite.com.br/.

Link de desconto para associados do Sindilat/RS: https://register.jalanlive.com/interleitebrasil2026?ticket=1191

Ampliando a discussão para o Mercosul, a segunda edição do Milk Summit será lançada no dia 14 de julho, no município de Ijuí (RS). A agenda terá início às 7h30min e contará com palestras, debates sobre competitividade do setor leiteiro frente à Argentina e ao Uruguai e Mercado Futuro do leite e derivados.

Celebrando o Dia Nacional do Produtor de Leite, comemorado em 12 de julho, o encontro vai reunir representantes da indústria, de cooperativas, do agronegócio, do comércio e da imprensa, prestigiando a cidade que sediará o Milk Summit Mercosul 2026, e que concentra o maior volume da produção de leite vendida para a indústria, com 741,9 milhões de litros anuais, movimentando mais de R$ 2 bilhões. “O produtor de leite é protagonista de um setor que movimenta a economia e gera empregos, e celebrar essa data em Ijuí é reconhecer a importância estratégica da atividade”, ressalta o coordenador do Milk Summit, Darlan Palharini.

O ponto alto será a apresentação da programação oficial do Milk Summit Mercosul 2026 e a abertura do período de inscrições para o evento que pretende superar os 800 participantes da primeira edição sediada no Parque de Exposições Wanderley Burmann. “Este ano estamos nos preparando para um evento maior do que o primeiro, quando o setor leiteiro já deu uma demonstração de força e tamanho ao juntar seus diferentes elos para discutir  competitividade, consumo, sustentabilidade e inovação. Avançamos para uma proposta ainda mais abrangente que será apresentada oficialmente no dia 14 de julho”, assinala Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS. 

O Milk Summit Mercosul 2026 é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), da Prefeitura de Ijuí, da Emater/RS-Ascar e do Impulsa Ijuí. A iniciativa conta com o apoio da Expofest Ijuí, Embrapa, FecoAgro/RS, Farsul, Fetag-RS, Fiergs, Gadolando, Sicredi, Sebrae e Conseleite RS.

Lançamento Milk Summit Mercosul 2026 

Foto: Jonatan Brivio

Para marcar o Dia Mundial do Leite, celebrado nesta segunda-feira (1º/6), o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) se uniu às mais de 600 pessoas, entre produtores, estudantes, técnicos e autoridades, na cidade de Três de Maio (RS). Em um dos principais polos da bacia leiteira do Noroeste gaúcho, o presidente do Sindilat/RS, Guilherme Portella, destacou a importância do leite no desenvolvimento do estado. “O leite é central na economia de centenas de municípios gaúchos. Precisamos construir um ambiente que permita ao setor ter competitividade para as indústrias, rentabilidade ao produtor, eficiência e perspectiva de futuro. O diálogo entre todos os elos da cadeia é fundamental para que o Rio Grande do Sul siga como referência nacional na produção leiteira”, destacou no painel “Visão do Sindilat/RS sobre o futuro do setor leiteiro do RS”.
Entre as atividades realizadas no Parque de Exposições Germano Dockhorn, o painel Perspectiva do Setor Leiteiro – Leite do Futuro foi mediado pelo secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini. “Precisamos de políticas públicas fortes para proteger o mercado nacional, principalmente na questão da elevação da entrada dos importados, eliminar gargalos produtivos e fortalecer programas como o Programa Mais Leite Saudável, que contribuem para a qualidade, a assistência técnica e a competitividade do setor”, defendeu no painel que contou com a participação do engenheiro agrônomo e diretor da Transpondo – Desafios da Cadeia do Leite, Wagner Beskow, falando sobre gestão, tecnologia e eficiência produtiva. A programação incluiu ainda recepção temática com produtos lácteos, lançamento do concurso Produtor de Leite Destaque Amufron, apresentação da Expo Terneira 2026 e almoço de confraternização.

Créditos: Jonatan Brivio

A RAR Agro & Indústria apresentou case de sustentabilidade e produção de biogás durante atividade do programa ABC+ RS – Plano Estadual de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono do Governo gaúcho. A empresa, associada ao Sindilat/RS, usa sistemas de tratamento fechado, com reaproveitamento total dos resíduos sólidos e líquidos na produção de biogás, geração de energia térmica renovável e fertirrigação das lavouras. 

Segundo Ângelo Serrano, Médico Veterinário e Gerente da Fazenda RAR Alimentos, o projeto demonstra como a integração entre produção leiteira, manejo ambiental e geração de energia pode trazer ganhos econômicos e ambientais. “O reaproveitamento dos resíduos permite transformar passivos em soluções sustentáveis. Hoje conseguimos utilizar a produção de biogás em substituição de diesel, mitigando emissões”, afirmou. Ao todo, a unidade produz cerca de 330 mil metros cúbicos de biogás por ano, substituindo aproximadamente 190 mil litros de diesel anuais, com redução estimada de 270 toneladas de CO2 equivalente. Na propriedade em Vacaria (RS) são criados cerca de 4 mil animais, sendo 1,7 mil em lactação, com produção superior a 50 mil litros de leite por dia.

A atividade foi acompanhada pela gerente de comunicação do Sindilat/RS, Jéssica Aguirres, que destacou a importância de ampliar a divulgação de iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelas indústrias lácteas gaúchas. “O setor lácteo do Rio Grande do Sul possui bons exemplos de inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. Mostrar essas práticas é importante para aproximar a sociedade da realidade das indústrias e evidenciar o compromisso do segmento com a sustentabilidade”, ressaltou.

Foto: Jéssica Aguirres

 

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) integra a programação especial do Dia Mundial do Leite, celebrado em 1º de junho, em Três de Maio (RS), no Parque de Exposições Germano Dockhorn. A atividade reunirá lideranças, técnicos, produtores e representantes da indústria para discutir os desafios e as perspectivas do setor lácteo gaúcho, com foco em competitividade, sanidade, sustentabilidade e desenvolvimento econômico da atividade no Estado.

Entre os mediadores, está o secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, que vai participar do painel “Perspectiva do Setor Leiteiro: Leite do Futuro”. A atividade tem início às 9h20min e contará ainda com a participação do engenheiro agrônomo e diretor da Transpondo – Desafios da Cadeia do Leite, Wagner Beskow. Para Palharini, discutir o futuro da atividade passa por competitividade, eficiência e adaptação às novas exigências do mercado. “O setor leiteiro vive um momento de transformação, com desafios ligados à produtividade, qualidade, sanidade e sucessão no campo. Debater esses temas é fundamental para preparar a cadeia para os próximos anos”, destaca. S

egundo o dirigente, o Rio Grande do Sul reúne condições para ampliar ainda mais sua relevância no cenário nacional e internacional. “O leite gaúcho tem potencial para estar entre os grandes players do mercado, mas isso exige competitividade, produtividade, sanidade e integração entre produtores, indústria e poder público”, afirma.

Também participará do Dia Mundial do Leite o presidente do Sindilat/RS e diretor da Lactalis no Brasil, Guilherme Portella, que apresentará o bloco “Visão do Sindilat/RS sobre o futuro do setor leiteiro do RS”. Na ocasião, Portella receberá o título de Cidadão Honorário de Três de Maio, honraria concedida pela prefeitura do município. 

Interessados em participar precisam realizar  inscrição através do link https://forms.gle/ksugqrpPtzMGc8sy8. O Milk Break, momento de pausa e integração para o público presente, será oferecido pelo Sindilat/RS.

Foto: Gisele Ortolan 

As empresas associadas ao Sindilat/RS: CCGL, Italac, Lactalis, Piracanjuba, RAR e Scala, estão na APAS Show 2026 com estandes próprios. Na maior feira supermercadista do Brasil, realizada em São Paulo (SP), as indústrias apresentam produtos, fortalecem marcas e ampliam conexões comerciais com o varejo nacional e internacional. Além das expositoras, outras empresas associadas ao Sindilat também estiveram presentes realizando visitas, reuniões e prospecção de negócios.
Para o presidente do Sindilat/RS, Guilherme Portella, a participação das associadas entre os dias 18 e 21 de maio evidencia a competitividade da indústria láctea e a capacidade do setor em atender às exigências do varejo nacional. “A APAS é um ambiente estratégico para geração de negócios, posicionamento de marcas e ampliação de mercado. A presença das indústrias permite fortalecer relacionamento com grandes redes, apresentar lançamentos e demonstrar a qualidade, a escala produtiva e a eficiência das empresas de laticínios no atendimento às demandas do consumo”, destaca.

Foto: Mônica Rossi

O SINDILAT/RS realizou a doação de 1.020 litros de leite UHT à Prefeitura Municipal de Esteio, que fará a distribuição do produto para famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

A entrega ocorreu nesta quinta-feira (14), durante o tradicional Banho de Leite promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul, no âmbito da Fenasul Expoleite, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil.

A ação integra as atividades do Concurso Leiteiro da raça Holandesa, um dos momentos mais tradicionais da feira, e simboliza a conexão entre a excelência da produção leiteira e o compromisso social da indústria de laticínios gaúcha.

Segundo o presidente do SINDILAT/RS, Guilherme Portella, a iniciativa reforça o papel do setor na promoção do desenvolvimento e do bem-estar da população.

“Ao mesmo tempo em que premiamos aqueles que se destacam na produção, também temos a oportunidade de ajudar com a doação de leite.”

A doação foi realizada em parceria com a Gadolando e destaca a importância do leite como alimento essencial, além de evidenciar o engajamento do setor lácteo com ações de responsabilidade social.

Foto: Gisele Ortolan