Pular para o conteúdo

09/09/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 09 de setembro de 2022                                                   Ano 16 - N° 3.739


Produção mundial de leite continuou tendência de queda em junho

O Agriculture and Horticulture Development Board (AHDB), do Reino Unido, publicou dados sobre a produção mundial de leite, incluindo UE-27, Reino Unido, Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos que, juntos, representam mais de 65% da produção global de leite e cerca de 80% das exportações globais de produtos lácteos.
 
A produção global de leite em junho continuou a tendência de déficit do ano, com entregas nos principais países produtores com queda de 0,6% no ano. Para junho, as entregas médias diárias foram de 781,8 milhões de litros por dia, 4,8 milhões de litros a menos em relação ao ano passado.
 
O Reino Unido viu uma queda de 1,0 milhão de litros por dia, equivalendo a 2,3% menos leite sendo produzido por dia, em média. A Argentina e a Austrália também registraram quedas, com destaque para a Austrália com queda média de 1,9 milhão de litros por dia, uma queda de 9,2% na produção.
 
Os Estados Unidos tiveram uma leve queda nas entregas médias diárias, de 0,2 milhão de litros por dia, representando uma redução de 0,1% na produção.
 
Junho é um mês de baixa produção para a Nova Zelândia. As entregas diárias permaneceram consistentes com os níveis observados no ano passado, com 7,6 milhões de litros produzidos por dia.

Na UE-27, a produção nas principais regiões da Alemanha, Irlanda, França e Espanha caiu em relação a junho de 2021, com o crescimento na Holanda, Bélgica e Polônia ajudando a compensar as quedas. No geral, as entregas diárias médias para a UE-27 caíram 0,4% (43,8 milhões de litros).


 
As tendências na oferta global de leite impactam nos preços. As entregas nas seis principais regiões exportadoras são rastreadas para fornecer uma visão geral dos atuais níveis de produção e tendências no fornecimento global de leite. (As informações são da AHDB, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint)


IBGE: primeiro semestre fecha com forte queda na captação de leite - PARTE 2

Um fator que contribuiu para este cenário foi o recuo da rentabilidade ao produtor, desde o 4º trimestre de 2021 até o 1º trimestre de 2022, avaliado pelo indicador RMCR (Receita Menos Custo de Ração), impulsionado pelo aumento nos custos de produção, nos meses analisados em questão.
 
Gráfico 1. Receita Menos Custo de Ração (RMCR)

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado.
 
Esse período mais desafiador para o produtor de leite, a partir do segundo semestre de 2021, desestimulou à produção nos meses iniciais de 2022, com grande número de produtores saindo da atividade e com os remanescentes menos incentivados a investirem em seus negócios. Além disso, nesse mesmo período, a conjuntura econômica, com aumento da inflação aos consumidores, queda no rendimento das famílias e diminuição da intenção de consumo - comprometeu fortemente o poder de compra da população entre 2020 e início de 2022, impedindo aumento dos preços dos lácteos (e consequentemente do leite matéria-prima) na mesma proporção da elevação dos custos de produção.
 
Gráfico 2. Intenção de Consumo das Famílias (Fecomércio-SP).

Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE. 
 
Em contrapartida, nos últimos meses, fatores econômicos estão passando por um cenário mais favorável. Como vemos no gráfico anterior, o índice de Intenção do Consumo das Famílias vem se elevando, o que demonstra uma reação por parte da demanda. A taxa de desemprego atingiu o menor patamar dos últimos anos. E o Rendimento Médio das Famílias voltou a crescer. Caso essa recuperação se concretize e persista, refletindo no mercado, também pode favorecer a cadeia produtiva leiteira no 2º semestre.
 
Além disso, nos últimos meses, vimos um cenário mais favorável à produção de leite, com o preço do leite e rentabilidade do produtor atingindo patamares recordes. Dessa forma, esse recente momento mais positivo, deve refletir em melhora na produção para a segunda metade do ano. Um ponto de atenção para os próximos meses é a persistência do La Niña, que comprometeu a produção ao final de 2021, e pode persistir, pela terceira vez consecutiva, ao final deste ano, podendo causar prejuízos às produções.
 
Gráfico 3. Probabilidade de ocorrência dos fenômenos ENOS (atualizado em 06/09/2022).

Fonte: NOAA, 2022.

Sendo assim, a primeira metade de 2022 apresenta resultado ruim para oferta de leite, com uma disponibilidade prejudicada, refletindo um cenário difícil enfrentando desde 2021.
 
Para a segunda metade do ano, a expectativa ainda é de uma oferta menor que nos anteriores, mas, “menos pior” do que a observada para o primeiro semestre – tanto devido aos estímulos recentes à produção, como aumento dos preços do leite; como também, devido a base comparativa do segundo semestre de 2021 ser menor (o segundo semestre de 2021 já foi abaixo dos anos anteriores).
 
(Observação: em cada divulgação o IBGE revisa os dados divulgados para os períodos anteriores, podendo ocorrer pequenas mudanças nos números. Nesta pesquisa, por exemplo, o IBGE apontava queda de 10,3% na captação do 1º trimestre. Após revisão e na divulgação atual, a variação apontada é de -9,9%). (Fonte: Milkpoint Mercado)
 

Piracanjuba anuncia novo vice-presidente

A Piracanjuba, marca da Laticínios Bela Vista, anunciou hoje que o diretor comercial Luiz Cláudio Lorenzo assumirá a vice-presidência da companhia, reportando-se aos superintendentes Cesar e Marcos Helou. O executivo tem mais de 27 anos de experiência no segmento de alimentos e bebidas e está na Piracanjuba desde 2008. 

Em nota, a empresa, que no ano passado teve receita operacional líquida de R$ 6,5 bilhões, 12,3% maior que a de 2020, disse que a mudança faz parte de seu processo de estruturação e profissionalização. “Meu novo desafio é fortalecer ainda mais a missão do Laticínios Bela Vista, prezando sempre pela qualidade dos produtos, pela satisfação do consumidor e especialmente, valorizando e desenvolvendo o potencial humano”, diz o executivo, em nota.

A reestruturação no comando da companhia ocorre em um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos para o setor, que sente os efeitos do cenário macroeconômico adverso, entre eles o aumento dos custos de produção e a dificuldade de repasse de preços ao consumidor. Os estabelecimentos sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal captaram 5,4 bilhões de litros de leite cru no segundo trimestre deste ano, volume 7,6% menor que o do mesmo período do ano passado. Esse foi o pior segundo trimestre na captação de leite cru desde 2016, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Valor Econômico)


Jogo Rápido 

BOLETIM INTEGRADO AGROMETEOROLÓGICO No 35/2022 – SEAPDR
A próxima semana novamente vai alternar dias com calor, chuva e frio no RS. Na quinta-feira (08), a presença de uma massa de ar quente manterá as temperaturas elevadas, com valores acima de 30°C em várias regiões, porém a aproximação de uma frente fria deverá provocar pancadas de chuva na Campanha e Zona Sul. Na sexta (09), o deslocamento da frente fria vai provocar chuva em todo Estado, com possibilidade de temporais isolados. No sábado (10) e domingo (11), o ingresso de ar seco e frio manterá o tempo firme e provocará novo declínio das temperaturas, com formação de geadas ao amanhecer em diversas regiões. Entre a segunda (12) e quarta-feira (14), o ar frio perderá intensidade e as temperaturas permanecerão mais amenas, porém a presença de um cavado (baixa pressão alongada) manterá grande variação de nuvens, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, sobretudo nos setores Norte, Leste e Sul. Clique aqui e acesse os Boletins oficiais sobre clima e culturas elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Emater-RS e Irga. O documento conta com uma avaliação das condições meteorológicas da semana anterior, situação atualizada das culturas do período e a previsão meteorológica para a semana seguinte. (SEAPDR) 


 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *