Pular para o conteúdo

26/04/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 26 de abril de 2024                                                         Ano 18 - N° 4.135


COMUNICADO AOS PRODUTORES DE LEITE DO RS REFERENTE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Prezados produtores de leite do RS,

O Sindilat/RS (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul), reitera a todos os produtores de leite que as indústrias somente poderão receber leite de produtor rural que apresentar, a Nota Fiscal Eletrônica nos seguintes termos:

I - 1º de maio de 2024, nas operações internas praticadas por produtores rurais que tenham faturamento, no ano de 2022, superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), e nas operações interestaduais;

II - 1º de dezembro de 2024, nas operações internas praticadas pelos demais produtores rurais.

Esta medida foi regulamentada pelo Ajuste Sinief Nº 1, publicado no Diário Oficial de 26 de abril de 2024.

Visando auxiliar os produtores, os Sindicatos Rurais Regionais estarão aptos a emitir a documentação para aqueles produtores que necessitarem de ajuda. 

Compartilhamos o guia para utilização do aplicativo Nota Fiscal Fácil, clicando aqui.

As informações são do SINDILAT/RS


CONSELEITE – SANTA CATARINA - RESOLUÇÃO Nº 04/2024

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 26 de Abril de 2024 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Março de 2024 e a projeção dos valores de referência para o mês de Abril de 2024. 

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite SC)

 

 

CONSELEITE MINAS GERAIS ABRIL/2024

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 26 de Abril de 2024, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:

a) O maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Fevereiro/2024 a ser pago em Março/2024.
b) O maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Março/2024 a ser pago em Abril/2024.
c) A projeção para o maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Abril/2024 a ser pago em Maio/2024.


Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada leite base se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.

CALCULE O SEU VALOR DE REFERÊNCIA
O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite base, maior, médio e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela acima. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitemg.org.br.  (Conseleite MG)


Jogo Rápido

Chuvas Intensas e Mudanças Climáticas no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar chuvas intensas nos próximos dias, com previsão de volumes significativos em diferentes regiões do estado. As mudanças climáticas estão diretamente ligadas à instabilidade atmosférica que causará essas condições, destacando-se a necessidade de precaução e monitoramento das condições meteorológicas. Na sexta-feira (26), mudanças nas condições meteorológicas devido à divergência em altos níveis causarão instabilidade em superfície, resultando em chuvas sobre a Região Sul, proximidades da Laguna dos Patos e parte da Serra. Essa condição persistirá ao longo dos dias seguintes, com maior volume de chuva esperado para as regiões Sul e Campanha no sábado (27) e concentração de precipitações nas proximidades da Laguna dos Patos e Região da Campanha no domingo (28). Para a tendência entre 29 de abril e 01 de maio de 2024, as chuvas se concentrarão mais sobre a Região Sul na segunda-feira (29) e terça-feira (30), espalhando-se em direção ao Centro do estado e Região da Campanha. Na quarta-feira (01/05), não há previsão de chuvas para a maior parte do RS, exceto na Região Sul, onde os acumulados serão mais expressivos. Os volumes de chuva mais significativos estão previstos para o dia 27 de abril e entre os dias 29 e 30 de abril, com volumes esperados entre 150 e 250 mm na Região Sul do estado. (Seapi adaptado pelo SINDILAT/RS)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *