25/04/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 25 de abril de 2024                                                         Ano 18 - N° 4.134

CONSELEITE/ Valor projetado para o leite em abril é de R$ 2,3012 no RS

O valor de referência projetado para o leite no mês de abril no Rio Grande do Sul é de R$ 2,3012. O indicador, divulgado na manhã desta quinta-feira (25/04) em reunião mensal do Conseleite, aponta elevação de 3,51% em relação ao valor consolidado em março, que fechou em R$ 2,2232. O estudo considera resultados parciais referentes aos primeiros 20 dias do mês.

O coordenador do Conseleite, Allan André Tormen, informa que os números apresentados pela UPF indicam uma recuperação de preço tradicional para essa época do ano, quando a sazonalidade da safra tende a puxar os valores para cima. “O estímulo à produção e à captação está diretamente relacionado ao preço. Preços melhores motivam o produtor e isso se reflete na quantidade de oferta”, completou Tormen. (Assessoria de imprensa SINDILAT/RS)

Conseleite/PR projeta variação de 0,19% no valor do leite entregue em abril

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 23 de Abril de 2024 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Março de 2024 e a projeção dos valores de referência para o mês de Abril de 2024, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana.

Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Abril de 2024 é de R$ 4,3052/litro.

Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br.

As informações são do Conseleite-Paraná.

No Top of Mind, empresas associadas aos SINDILAT/RS se destacam

Na 14ª edição do prêmio Top of Mind 2024, as marcas Piracanjuba, Président, Santa Clara, Italac, PIÁ e Elegê, das empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), se consagraram como as marcas mais lembradas entre as que produzem Leite, Queijo e Doce de Leite.

O Top of Mind é realizado pelo Grupo AMANHÃ, e está consolidado entre as principais pesquisas de lembrança do Rio Grande do Sul. Para esta edição, foram realizadas 1.2 mil entrevistas, com pessoas entre 16 e 70 anos, em diversas regiões do estado. As informações sobre o prêmio, que foi entregue no dia 23/04 em cerimônia realizada em Porto Alegre, estão disponíveis no site amanha.com.br/lp/top-of-mind. (Assessoria de imprensa SINDILAT/RS)

Leite A2A2 - Percepção dos consumidores

Leite A2A2 - O leite A2A2, ou simplesmente A2, e seus derivados têm ganhado popularidade nos últimos anos. Este produto contém uma forma específica da proteína beta-caseína chamada de A2A2, em contraste com a forma mais comum encontrada no leite convencional, chamada A1. Estudos indicam que o consumo de leite A2A2 pode ser de digestão mais fácil para algumas pessoas.

A beta-caseína é uma das principais proteínas presentes no leite de vaca, e existem diferentes variantes dessa proteína, como a beta-caseína A1 e A2. A diferença entre o leite convencional e o leite A2A2 está em um único aminoácido na posição 67 da sequência de aminoácidos. O leite A2A2 é produzido a partir da seleção genética de vacas que possuem essa característica específica, ou seja, a variante A2A2 nessa posição.

Diante do interesse crescente por estes produtos, a newsletter deste mês buscou captar a percepção e a adesão dos consumidores ao leite A2A2, analisando as buscas e manifestações ao produto no Google e no X, antigo Twitter.

Evolução temporal das buscas no Google

O primeiro registro de busca pelo termo "leite A2A2" utilizando o buscador do Google ocorreu em abril de 2018. O ápice do interesse dos consumidores pelo produto ocorreu em novembro de 2020, mês que serve de referência para os demais em percentual de buscas. Percebe-se um aumento médio de buscas pelo termo no último ano. As pesquisas utilizando o termo apresentaram finalidades diversas, variando desde o entendimento do conceito e da composição do produto, passando pela procura por marcas fabricantes bem como por estabelecimentos que o comercializam.

O MAPA apresenta a popularidade do leite A2A2 nos estados brasileiros, nos últimos doze meses. Essa medida considera o número de buscas pelo termo em relação ao número de habitantes do estado, ou seja, quanto maior o número de buscas/habitantes, maior a popularidade do termo.

O Distrito Federal foi o estado que apresentou o maior número relativo de buscas, seguido por Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

Todos os estados da região sudeste, Sul e Centro-oeste registraram buscas pelo produto. Na região Sul, o estado de Santa Catarina se destacou entre os seu pares.

No nordeste brasileiro quatro estados pesquisaram o termo - Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco, com empate técnico entre eles. O engajamento da região Norte foi o menor registrado. Somente Pará e Rondônia fizeram alguma busca pelo termo.

Perfil dos consumidores de leite A2A2

O OC também analisou o total de postagens sobre o leite A2A2 no X, entre maio de 2020 e agosto de 2023, buscando compreender o perfil e as preferências dos consumidores.

Na plataforma X, 94% das menções ao leite A2A2 foram feitas por homens. O público feminino representou apenas 6% do total.

Quanto aos sentimentos expressos nas postagens, imperou vocábulos semanticamente positivos em praticamente todas as postagens.

Hábitos de consumo

Entre os alimentos mais citados nas postagens sobre o leite A2A2, as frutas estão presentes em 39%, ficando bem à frente dos grupos alimentares seguintes: farinhas e massas, produtos açucarados e bebidas não alcóolicas e infusões. Isso pode indicar uma maior associação do consumo deste leite à ideia de maior digestibilidade, o que é reforçado pelos termos captados na nuvem de palavras.

A embalagem e a composição do produto representam, juntas, 93% do total de menções às características do item. O modo de produção despertou interesse em 5% das postagens que citaram alguma característica.

A análise do OC sobre a percepção do leite A2A2 revela um interesse crescente e positivo entre os consumidores brasileiros, demonstrando uma conscientização maior sobre as opções alimentares que podem favorecer a saúde digestiva. O aumento constante nas buscas e a predominância de sentimentos positivos nas redes sociais refletem uma aceitação que ultrapassa as expectativas iniciais de mercado. Essa receptividade do mercado reforça a importância de uma contínua educação do consumidor sobre os benefícios específicos do leite A2A2, assim como uma transparência sobre os métodos de produção. Para sustentar e expandir esse interesse, produtores e varejistas devem considerar campanhas que enfatizem não apenas a saúde digestiva, mas também o compromisso com práticas sustentáveis e éticas na produção de laticínios. A tendência é que o leite A2A2 continue a ganhar espaço nas prateleiras e nas mesas dos brasileiros, reforçando seu papel no cenário de consumo de lácteos. Fonte: Embrapa

Jogo Rápido

Inscrições para o 3º Prêmio Referência Leiteira – Cases de Sucesso – vão até 14 de junho
As inscrições para as categorias de “Cases de Sucesso” do 3º Prêmio Referência Leiteira encerram-se no dia 14 de junho. O regulamento e a Ficha de Inscrição estão disponíveis nos escritórios municipais da Emater/RS e também podem ser acessados pelo link. “Ao longo das edições temos, através dos destaques, alcançado tanto a divulgação das melhores práticas, quanto o reconhecimento de quem se dedica no campo, bem como a propagação dessas ações como inspiração para quem está na produção”, assinala o vice-coordenador do 3° Prêmio Referência Leiteira, Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), entidade promotora da ação, juntamente com a Emater/RS e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Estão aptas para participarem, propriedades estabelecidas no Rio Grande do Sul e que comercializam leite cru in natura para indústria ou que processem o leite em agroindústria própria. As melhores práticas da produção leiteira gaúcha serão destacadas entre seis categorias de Cases: Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira. Conforme o regulamento, cada propriedade pode se inscrever em apenas uma das categorias através do envio das informações solicitadas no regulamento, em remessa única, por correio eletrônico, à Emater/RS (jries@emater.tche.br) e ao Sindilat (sindilat@sindilat.com.br). As melhores em cada Cases de Sucesso, serão conhecidas durante a Expointer 2024, juntamente com as melhores nas categorias Propriedade Referência em Produção de Leite, divididas entre sistemas de criação a pasto com suplementação ou de semiconfinamento/confinamento. (Assessoria de Imprensa SINDILAT/RS)