Pular para o conteúdo

25/03/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 25 de março de 2024                                                         Ano 18 - N° 4.112


Competitividade da produção de leite: onde estamos?

No 16º Fórum MilkPoint Mercado, o segundo bloco concentrou-se na temática da "Competitividade da produção de leite: onde estamos?"

Expedito Netto inaugurou as palestras com uma análise dos resultados e avanços do programa Educampo, do Sebrae-MG. Ele destacou o crescimento da participação de confinamento, a importância crucial da gestão para aumentar a eficiência e manter a atividade, a evolução da produção de leite por hectare e seus efeitos nos níveis de qualidade.

Um ponto central abordado foi o sistema de pagamento do leite, que remunera tanto por volume quanto por qualidade, oferecendo níveis superiores para os sistemas confinados.

Ao analisar o histórico de custos de produção por litro, Expedito destacou que o fechamento de 2023 foi desafiador para os produtores de leite, com o preço caindo abaixo do nível de equilíbrio do custo de produção.

Expedito Netto ressaltou a importância da previsibilidade de mercado para os produtores, permitindo estratégias de investimento mais assertivas e a capacidade de mitigar riscos em períodos adversos. Ele salientou que as fazendas geralmente têm dificuldade em ajustar os custos com rapidez suficiente para compensar quedas nas receitas, destacando a necessidade de um controle estratégico de médio prazo dos custos de produção.

Outro ponto crucial foi a correlação entre a produtividade por vaca e o custo de produção por litro de leite, indicando que produtores mais eficientes tendem a ter custos menores de produção. No entanto, produzir mais implica em gastos maiores e, inevitavelmente, demanda um maior nível de investimento.

Na sequência, Ronaldo Macedo, CEO da CIA do Leite, ampliou a discussão para as mudanças em curso no mundo e a constante inovação na cadeia produtora de leite.

No contexto da cadeia do leite no Brasil, mesmo com avanços, há um reconhecimento de que a atividade está defasada em relação a outros países. A falta de controle de custos e outros aspectos, como estrutura, manejo, dieta e sanidade, são evidenciados como áreas a serem melhoradas.

A mudança, enfatizou o palestrante, não acontecerá sem investimento. Ele apontou a necessidade de uma mudança na relação comercial e gerencial dentro da cadeia do leite, entre indústrias e produtores, com propostas de fornecer vacas de alta produção para produtores menores como uma das possibilidades.
Para fechar o bloco, Gonzalo Berhongaray, do CREA da Argentina, discutiu aspectos da competitividade da produção de leite  na Argentina.

No panorama das exportações argentinas, onde o país se destaca como o décimo maior exportador, os lácteos representam apenas 2% do total das exportações agrícolas. Este cenário contrasta com o elevado consumo interno de lácteos, que corresponde a cerca de 75% de toda a produção nacional, deixando apenas 25% para exportação.

Em algumas regiões do país, há uma competição de terra com outras produções agrícolas, como a bovinocultura de corte, o cultivo de milho, trigo, entre outros.

A distribuição da produção de leite na Argentina mostra que 30% ocorre em sistemas extensivos, a pasto, 33% em sistemas mistos e 37% em sistemas intensivos. Independentemente do sistema, a produção de leite apresenta margens brutas superiores às de outras atividades agrícolas. Os custos são distribuídos, sendo 56% relacionados à alimentação, 16% à cria e recria e 4% às forrageiras.

No entanto, nos últimos anos, houve uma redução na margem bruta da produção de leite em relação ao histórico do país, acompanhada por um significativo aumento nos custos com alimentação concentrada.

As estratégias adotadas pelo país incluem foco no bem-estar animal, melhoramento genético, nutrição, eficiência e sustentabilidade ambiental. Algumas fazendas estão buscando produzir mais com menos, adotando práticas que reduzem o uso de insumos, por exemplo.

Apesar da boa competitividade no mercado internacional, a produção na Argentina enfrenta diversos desafios, como  infraestrutura precária, incluindo estradas rurais e instalações inadequadas em alguns laticínios, que resultam em baixa eficiência. Questões econômicas, como a falta de crédito e financiamento, e lacunas políticas, onde o país carece de uma política leiteira clara, também são limitantes significativos.

Em conclusão, a competitividade do setor lácteo argentino é impulsionada pela disponibilidade de terra e vantagens competitivas em diferentes sistemas de produção, além das tecnologias que têm impulsionado o crescimento do setor. No entanto, a falta de políticas públicas eficazes representa um desafio significativo para a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo do setor. (Milkpoint)


Espera-se que as compras de leite em pó da China aumentem até o final de 2024

Durante a conferência anual Price Outlook 2024, realizada pelo Inale na terça-feira, 20 de março, em sua sede, a economista Mercedes Baraibar apresentou um panorama do que o mercado internacional de lácteos deixou em 2023 e fez algumas projeções sobre o que pode acontecer no restante deste ano.

A integrante do Departamento de Informações e Estudos Econômicos da Inale disse que, no atual contexto internacional, não são esperadas variações significativas na produção das principais regiões exportadoras (União Europeia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos). Nos últimos dois anos, a produção mundial ficou estagnada devido a margens apertadas e eventos climáticos adversos que não incentivaram o aumento da produção.

Baraibar mostrou que, apesar da forte volatilidade do mercado internacional de lácteos, quando analisado em uma perspectiva de longo prazo, isso é deixado de lado. Por exemplo, o preço médio do leite em pó integral em 2023 foi de US$ 3.106/t, muito próximo da média de US$ 3.158/t registrada entre 2014 e 2023 na Oceania.

O especialista indicou que, do lado da demanda, não houve recuperação nas importações de leite em pó integral da China em 2023, embora tenha havido uma recuperação nas importações de outros produtos.

A China tem a chave

No comércio internacional de leite em pó integral, o principal produto de exportação do Uruguai, a chave para os preços é dada pelas compras feitas por dois grandes players: China e Argélia. A potência asiática fez compras de leite em pó integral de apenas 403.000 toneladas em 2023, bem abaixo das 701.000 toneladas em 2022 e das 849.000 toneladas em 2021.

"A variabilidade na demanda por importações da China tem um forte impacto sobre os preços do leite em pó integral", disse ele. De acordo com Baraibar, em 2024, espera-se que a China retome níveis mais altos de importações até o final do ano, embora eles estejam abaixo da média histórica.

As informações são do Tardáguila, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Emater/RS: Informativo Conjuntural 1807 - BOVINOCULTURA DE LEITE

A transição de estações e a consequente redução da qualidade das forrageiras provocaram um maior esforço na manutenção da produção de leite, exigindo ajustes nas dietas por meio do aumento nos volumes de silagens e da melhoria na qualidade nutricional das rações. Apesar dos cuidados e das ações preventivas para o controle de ectoparasitas, observou-se um aumento no número de carrapatos nos rebanhos criados em sistema de pastagem. 

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, os produtores de leite em Bagé, Candiota e Hulha Negra estão enfrentando queda gradual na produção de leite devido à menor oferta de forragem verde e à redução na qualidade das forrageiras, causada pelo encerramento do ciclo das pastagens e pelos efeitos da estiagem, que durou cerca de 60 dias. 

Na de Caxias do Sul, a saúde dos bovinos de leite está dentro da normalidade para o período; foi realizado controle de ectoparasitas, especialmente carrapato, berne, mosca-dos-chifres e miíase. Na de Erechim, as temperaturas extremas causaram desconforto corporal nos animais, resultando em leve diminuição da produtividade. 

Na de Frederico Westphalen, os produtores estão sendo incentivados a planejar o cultivo de cereais de inverno para silagem, visando à redução de custos e à garantia de reserva alimentar para o rebanho, o que enfatiza a importância do planejamento forrageiro para melhor eficiência técnica, produtiva e econômica. 

Na de Ijuí, a produção continua estável e os animais apresentaram melhor escore corporal em 
comparação ao ano anterior em função da maior produção e qualidade dos alimentos. 

Na de Passo Fundo, os animais mantêm adequado escore corporal. Não foram registrados problemas sanitários nos rebanhos, e são realizados a manutenção das vacinas e o controle de endo e ectoparasitas. 

Na de Pelotas, as temperaturas mais altas e úmidas prejudicaram o conforto e o desempenho dos animais, afetando o pastejo. 

Na de Porto Alegre, os rebanhos estão em boa condição corporal e nutricional. Há oferta forrageira satisfatória, e ainda se dispõe de pastagem de verão em algumas propriedades. No entanto, há alta infestação por carrapato, que tem provocado tristeza parasitária e óbitos. 

Na de Santa Maria, o rebanho leiteiro está em boas condições sanitárias e produtivas. 

Porém, em Júlio de Castilhos, os períodos de altas temperaturas e de baixa umidade do ar causaram estresse térmico nas vacas leiteiras, podendo afetar a produtividade e a qualidade do leite. 

Há focos de mastite nas propriedades e diversos casos de alto contagem de células somáticas no leite de algumas propriedades. No geral, a maioria dos produtores está entregando leite dentro dos padrões exigidos pela legislação. 

Na de Soledade, os produtores iniciam o planejamento da semeadura de espécies forrageiras de inverno, como aveia e azevém, cujos preços estão significativamente mais altos em comparação ao ano anterior. (As informações são da EMATER/RS adaptadas pelo SINDILAT/RS)


Jogo Rápido

Argentina – O faturamento das fazendas leiteiras caiu 8,1% no ano
Os números da produção de leite no início de 2024 não são dos melhores. Nos dois primeiros meses do ano, o faturamento médio das fazendas leiteiras do país caiu 8,1%, sendo que o faturamento de fevereiro recuou 12,5% em relação a janeiro, segundo o Observatório da Cadeia Láctea Argentina (Ocla). Para o cálculo, toma-se a produção mensal de uma fazenda média com base nos dados do Sistema Integrado de Gestão da Leiteria Argentina (Siglea), e multiplica-se pelo preço médio e o resultado é atualizado com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC). “A variação interanual de janeiro de 2024 em relação a janeiro de 2023, em pesos, foi de -9,7%, resultado de uma queda de 8,8% da produção e redução de 0,9% no preço”. Faturamento mensal em US$ em moeda estrangeira, a perda de faturamento dos estabelecimentos ainda é maior. Segundo o Ocla, em relação ao mês anterior (janeiro), a queda de fevereiro, em dólares, foi de 2,7%. Com relação a igual mês de 2023, a perda é de 19%, e no acumulado do ano (janeiro e fevereiro de 2024 em relação a janeiro e fevereiro de 2023), a perda é de 24,2%. (Fonte: La Voz – Tradução livre: www.terraviva.com.br)


 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *