Pular para o conteúdo

Tecnologias ganham força como aliadas na produção leiteira  

No auditório central da 24ª Expodireto Cotrijal nesta quarta-feira (6/3), produtores e representantes do setor do leite acompanharam, ao longo da manhã, prognósticos e o diagnóstico sobre a tecnologia aliada à produção no 19º Fórum Estadual do Leite. Na abertura, Caio Vianna, presidente da CCGL, que realiza o evento juntamente com a Cotrijal, destacou as iniciativas em tecnologia que a cooperativa disponibiliza para os produtores tenham melhores resultados no campo. “Um exemplo é o Smartcoop, assim como os investimentos que a cooperativa faz na área técnica, em qualificação e apoio ao produtor para que tenham mais rentabilidade”, disse Vianna, que também é diretor do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), que apoiou o evento em Não-Me-Toque (RS).

O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, reforça que, no dia a dia, as inovações têm provocado transformações na produção. “Os produtores estão se aproximando cada vez mais desta nova realidade e, assim, conquistando melhores resultados, o que se reverte em ganhos de produtividade, inclusive na indústria que está cada vez mais tecnológica”, analisa. 

Nas fazendas, um exemplo é o crescimento acelerado dos robôs de ordenha. Com custo médio de R$ 1,3 milhão, são os queridinhos do momento. Há em torno de 200 em funcionamento no Rio Grande do Sul e mais de 250 em Santa Catarina, segundo Alexandre Pedroso, da Plenteous Consultoria Agropecuária, implantados principalmente ao longo dos últimos cinco anos. “A gente está aprendendo muito sobre como trabalhar com essa tecnologia e tem cada vez mais gente fazendo o bom uso dela”, diz Pedroso, ao destacar que o desafio é o de se lidar com os dados que a ferramenta fornece em benefício do aumento da produção. “O robô não é um equipamento apenas, mas uma nova abordagem para manejar a saúde e a eficiência produtiva de rebanhos leiteiros. Isso é uma coisa importante, um benefício para se tirar bom proveito dele”.  

Falar em Fazenda Smart, Fazenda 4.0, Fazenda Inteligente, Fazenda do Futuro vai além da utilização das tecnologias. É sobre o poder de tomar decisões baseadas em dados cada vez mais cedo e, principalmente, sobre informações confiáveis e criadas automaticamente. “Acho que esta é a grande diferença e, para o futuro, mais e mais dados virão automaticamente”, assinala João Henrique Costa, professor da universidade de Vermont, nos Estados Unidos. 

“Dedicação, amor e tecnologia têm nos feito crescer no dia a dia e estamos firmes e fortes”, revela Clairton Ceconello. Junto com a família, ele diz que esta é a receita para produzir leite com o auxílio da tecnologia para a Cotrijal/CCGL. A fazenda que tem 30 anos, localizada no município de Sertão (RS), revolucionou a atividade leiteira em 2020 ao adotar ferramentas livres como a Smartcoop para a organização e gestão da pecuária leiteira. “As ferramentas estão aí, então é só se dedicar que é sucesso”, resume o jovem produtor. 

Timotheo Silveira, coordenador técnico da Alta Genetics do Brasil e ex-superintendente técnico da Associação Brasileira Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (Abcbrh),  lembra que a possibilidade de ter em mãos modernas ferramentas de registro genético, permite evitar acasalamentos que geram perdas financeiras e trabalhar de forma mais assertiva na tomada de decisão sobre o rebanho que se deseja ter. 

E, a tecnologia também está associada ao aprendizado escolar. A Associação de Olho no Material Escolar colocou à disposição do setor a ferramenta de buscas sobre temas específicos do setor agropecuário. Batizado de Agroteca, o serviço, que reúne livros, matérias e estudos diversos, pode ser acessado no link: deolhonomaterialescolar.com.br. A entidade, que trabalhou em um estudo de análise juntamente com a FIA-USP sobre o agro, expôs que 96,3% das menções ao agro no material didático não têm base científica, informou que atua junto ao Governo Federal para estar incluída nas discussões do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre os temas do agronegócio no esquema curricular.  

O 19º Fórum Estadual do Leite pode ser visto na íntegra através do link.  

Foto: Comunicação CCGL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *