Pular para o conteúdo

10/01/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 10 de janeiro de 2024                                                        Ano 18 - N° 4.062


Quase 65 fazendas de gado leiteiro fecham todos os anos no Uruguai

O presidente do Instituto Nacional do Leite do Uruguai (Inale), Juan Daniel Vago, confirmou que no país, quase 65 fazendas leiteiras fecham a cada ano devido à falta de substituição de gerações e aos problemas de escala que os produtores nacionais de leite têm de enfrentar.

Em um diálogo com a rádio Carve, o hierarca do setor lácteo explicou que cerca de 64 fazendas leiteiras têm que fechar suas portas em uma média anual, já que nos últimos três anos cerca de 192 fecharam mais do que o número de aberturas. Por outro lado, ele destacou que cerca de 2.068 fazendas leiteiras estão ativas atualmente, de acordo com os registros do Fundo de Garantia do Leite (Fogale).

"Há produtores que fecham e há produtores que abrem, de modo que a contagem líquida é de 64 produtores por ano", disse ele. "Há produtores de leite que chegam aos 60 anos de idade e não têm ninguém para acompanhá-los, e a única opção que têm é fechar as portas", disse ele, referindo-se ao problema da mudança de geração.

Ele também disse que "há problemas de escala" nas fazendas leiteiras familiares de 40 a 50 vacas, que "não veem que há uma maneira de se associar com vizinhos, entre dois, entre três, para melhorar a escala e distribuir as tarefas e ser mais eficiente. Há 1.000 fazendas leiteiras que estão trabalhando em terras de colonização, o que significa que a contribuição do (Instituto Nacional de) Colonização em termos de tecnologia, créditos e oportunidades para que possam funcionar e ser lucrativas é importante".

Vago comentou que no Inale eles estão cientes de que há fazendas leiteiras que continuarão fechando nos próximos anos, já que "é natural", mas que o importante é que haja mais fazendas que abram ou reabram do que essas.

"Os dados são lapidares e é uma das preocupações que temos". Para reverter a situação, Vago acredita que é essencial "ter uma visão de longo prazo, um guia de 15 anos com objetivos claros e uma visão da cadeia", sobretudo focada no setor primário e na indústria de laticínios, que "tem problemas de ineficiência no setor de queijos por falta de investimento". (As informações são do Ámbito, traduzidas pela Equipe MilkPoint)


Como aumentar ganhos na atividade leiteira? Confira dicas da Área de Difusão de Tecnologias da CCGL

O programa "Mais Sólidos, Maior Valor", visa valorizar produtores que investem na produção de maiores teores de sólidos.

A CCGL desenvolve há dois anos o programa "Mais Sólidos, Maior Valor", uma iniciativa voltada para valorizar os produtores que investem diariamente na produção de maiores teores de sólidos. Esse programa desempenha um papel crucial na elevação do ganho logístico, rendimento industrial e, por consequência, na competitividade de toda a cadeia leiteira, desde a fazenda, até o consumidor final.

A saúde e o manejo adequado dos rebanhos leiteiros são fatores cruciais para a produtividade, e o monitoramento dos sólidos do leite desempenha um papel vital na tomada de decisões para melhorias na rentabilidade das fazendas. O Coordenador Técnico da CCGL,  ngelo Tamiozzo, compartilha valiosas dicas para otimizar o teor de sólidos nas produções leiteiras.

Tamiozzo enfatiza a importância de conhecer a composição e produção de leite do rebanho, compreender os alimentos disponíveis nas fazendas, avaliar a ingestão de matéria seca pelos animais e monitorar o manejo nutricional.  Tamiozzo destaca também a possibilidade de monitoramento das análises de composição via plataforma Smartcoop, acelerando a tomada de decisões e minimizando impactos negativos.

A produtividade dos rebanhos leiteiros está intrinsecamente ligada à saúde dos animais, e o monitoramento dos sólidos do leite se torna uma ferramenta crucial para a tomada de decisões. Atualmente, a vaca é o principal animal utilizado na produção de leite destinado à alimentação humana, e a composição do leite influencia diretamente os processos industriais e a rentabilidade da cadeia produtiva.Os sólidos do leite, como gordura e proteína, são indicadores valiosos da saúde do rebanho, refletindo os processos pelos quais os animais foram expostos. A manutenção do pH ruminal é fundamental para evitar quedas excessivas nos sólidos, e o balanceamento adequado das dietas, aliado a estratégias que promovam a saúde animal, torna-se essencial.

É crucial ajustar os níveis de carboidratos e proteína nas dietas, garantindo a ingestão adequada de matéria seca. Fornecer fibra de qualidade, acesso frequente ao alimento, espaçamento de cocho adequado e redução da competição entre as vacas são práticas que contribuem para a produção de leite e sólidos. Em períodos quentes, práticas de resfriamento são essenciais para evitar estresse térmico, que pode impactar negativamente na produção e nos teores de sólidos do leite.

O programa "Mais Sólidos, Maior Valor", visa valorizar produtores que investem na produção de maiores teores de sólidos. A mudança na unidade de precificação, saindo de reais por litro para reais por kg de gordura e proteína, destaca a importância de aliar altas produções com bons teores de sólidos. A transição da precificação  tradicional para a precificação por sólidos ocorrerá de forma gradual, para que todos os envolvidos tenha tempo de conhecer o programa e entender as alterações propostas. As equipes técnicas do sistema CCGL estão a disposição para auxiliar neste processo e esclarecer quaisquer dúvidas. (CCGL)

Piracanjuba anuncia mudanças em sua diretoria

A Piracanjuba, marca dos laticínios Bela Vista, anunciou nesta terça-feira (9/1) mudanças em sua diretoria com a condução do então vice-presidente da companhia, Luiz Cláudio Lorenzo, ao cargo de presidente e a formalização de seu Conselho Consultivo formado pelos irmãos e sócios, Cesar e Marcos Helou, e pelos executivos José Pereira Silveira e René Machado. A presidência do conselho será exercida por Marcos Helou.

Até então, o cargo de presidência não existia na estrutura organizacional da Piracanjuba. A liderança era exercida pelos então superintendentes Cesar e Marcos Helou. Com a nova estrutura de governança, Luiz Cláudio Lorenzo substitui os superintendentes no topo hierárquico da companhia.

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Corporativa Estratégica Lorenzo está na Piracanjuba desde 2008, onde atuou também como diretor comercial. Junto com a mudança na presidência, também foram criadas duas novas diretorias: a Jurídica, a cargo de Luiz Henrique Bassetti, e a de Marketing, assumida por Lisiane Guimarães Campos – ambos gerentes das respectivas áreas.

De acordo com a Piracanjuba, Lisiane Campos é a segunda mulher a ocupar a diretoria da empresa depois de Aliny Cunha da Rocha Nazar, à frente da diretoria financeira desde 2023. (Globo Rural)


Jogo Rápido

Previsão do PIB sobe para 1,59%
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia este ano subiu de uma avaliação semanal a outra, passando de 1,52% a 1,59%. A estimativa está no boletim Focus divulgado ontem pelo Banco Central. Para 2025 a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) é de avanço de 2%, mesma projeção para 2026. O Focus também continua trazendo previsões para 2023, já que os números não estão consolidados. A estimativa é que o PIB do ano passado fique em alta de 2,92%. A previsão de cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. No fim de 2025 a moeda deve ficar neste mesmo patamar. Nesta edição do Focus a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024 se manteve em 3,9%, acima do centro da meta que deve ser perseguida. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Para 2025 e 2026 a projeção também permaneceu no mesmo patamar, em 3,5% em cada um destes anos. (Correio do Povo)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *