29/11/2023

Porto Alegre, 29 de novembro de 2023                                               Ano 17 - N° 4.034

Conseleite/PR divulga projeção para o leite entregue em novembro

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 28 de Novembro de 2023 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Outubro de 2023 e a projeção dos valores de referência para o mês de Novembro de 2023, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana.

Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Novembro de 2023 é de R$ 4,2778/litro.

Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana.

As informações são do Conseleite-PR.

Arrecadação tem alta real em outubro e soma R$ 215,602 bilhões

Recolhimento de tributos soma R$ 1,907 trilhão no ano

Após quatro meses de queda na comparação anual, a arrecadação de impostos e contribuições federais cresceu em outubro. O recolhimento de tributos somou R$ 215,602 bilhões no mês passado, um alta real (descontada a inflação) de 0,10% na comparação com o resultado de outubro de 2022, quando o recolhimento de tributos somou R$ 205,475 bilhões, em termos nominais.

Em relação a setembro deste ano, a arrecadação cresceu 23,39%. De acordo com a Receita, esse é o melhor resultado para meses de outubro, em termos reais, na série histórica iniciada em 1995.

O Fisco apontou que houve em outubro um crescimento real de 3,28% na arrecadação da Contribuição Previdenciária, em razão do crescimento da massa salarial. O órgão destacou ainda o crescimento real de 8,20% da arrecadação de PIS/Cofins devido ao avanço de vendas e de serviços, além da reoneração da gasolina.

Por outro lado, a Receita citou a redução real de 12,98% na arrecadação de IRPJ e CSLL e a queda real de 12,25% nos recolhimentos do balanço trimestral."Ressalta-se que em outubro de 2022 foram registradas arrecadações atípicas, no valor de R$ 3 bilhões", completou o órgão.

De janeiro a outubro de 2023, a arrecadação federal somou R$ 1,907 trilhão. O volume acumulado no ano é o pior para o período desde 2021 (R$ 1,776 trilhão), em valores corrigidos pelo IPCA. O montante representa um recuo real de 0,68% na comparação com os primeiros dez meses de 2022. (Correio do Povo)

Sem aumento de ICMS, Eduardo Leite prevê rever benefícios fiscais

Estudo já foi solicitado à Secretaria da Fazenda

Diante da discussão e pressão de deputados e de empresários contrários ao projeto do Executivo que prevê aumento da alíquota modal do ICMS, o governador Eduardo Leite (PSDB) projeta como alternativa, com a rejeição do texto, a revisão dos benefícios fiscais. Segundo Leite, um estudo já foi solicitado à Secretaria da Fazenda, uma vez que abrange diferentes setores da economia.

O governador encaminhou há dez dias um projeto de lei à Assembleia Legislativa aumentando a alíquota modal de ICMS dos atuais 17% para 19,5%. A argumentação de Leite é a queda da arrecadação dos bluechips e a perspectiva da aprovação do atual texto da reforma tributária no Congresso.

Leite disse nao estar preocupado com o impacto político negativo da proposta.  Ao mesmo tempo, considera essa medida a mais "inteligente" no cenário atual. Em função disso, o governador também ressaltou estar otimista com a discussão no Legislativo e a possível aprovação.  Reforçou ainda que  a ausência de receita impactará nos serviços públicos. (Correio do Povo)

Associados do Sindilat estão entre os vencedores do Carrinho AGAS
As associadas do Sindilat/RS, Cooperativa Santa Clara e Lactalis estão entre os grandes vencedores do tradicional troféu Carrinho AGAS de 2023. A Santa Clara foi reconhecida nas categorias de melhor fornecedor de queijos e de leite, enquanto a Lactalis venceu na de iogurtes nesta 40ª edição da premiação. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), a cerimônia de premiação foi realizada no dia 27/11, em Porto Alegre (RS). Ao todo, foram 36 premiados, eleitos por representantes das 250 maiores companhias supermercadistas do Rio Grande do Sul. Na avaliação, foram considerados critérios como share de mercado, cumprimento de prazos de entrega, relacionamento com o varejo, capacidade de inovação e baixos índices de ruptura. (Assessoria de imprensa do SINDILAT *Com informações de agas.com.br)