07/11/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 07 de novembro de 2023                                               Ano 17 - N° 4.018

INSCREVA-SE! ÚLTIMOS DIAS! 2º Seminário Alterações na Legislação de Rotulagem de Alimentos será em Frederico Westphalen

Dando sequência ao debate sobre as modificações surgidas a partir da alterações na Lei da Rotulagem de Alimentos, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), em parceria com o Sebrae RS, promoverá a 2ª edição do Seminário na cidade de Frederico Westphalen. A formação acontecerá no dia 10/11, uma sexta-feira, a partir das 14h, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW) (Av. Assis Brasil, 709 - Bairro Itapagé Frederico Westphalen).

“A fim de que o projeto atenda às necessidades das empresas, o Sindilat/RS, através de seu grupo técnico de trabalho da área da qualidade das indústrias, levantou as principais dúvidas sobre o tema para preparar a formação. Além disso, destinamos um momento para que as empresas apresentem suas embalagens e tirem suas dúvidas”, explica Darlan Palharini, secretário-executivo do sindicato. As inscrições para o curso, que será no formato presencial, já estão abertas e podem ser realizadas através de contato com o Sindilat/RS no telefone (51) 98909-1934 ou através do e-mail sindilat@sindilat.com.br

A formação será conduzida por Giuliana de Moura Pereira, engenheira de Alimentos, de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia de Produção, e inclui o debate sobre as principais legislações do tema, incluindo as normas do Ministério da Agricultura, ANVISA, Inmetro e outras; regras e aplicações da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 429; regras e aplicações Instrução Normativa nº 75; cálculo das informações nutricionais para rotulagem; como fazer as novas embalagens?; o que deve ser feito com as embalagens antigas?; e exigências de rotulagem para o Mercosul.

Desde o dia 09/10 encerrou o prazo para adequação às novas regras de rotulagem de alimentos, incluindo a adoção da tabela nutricional frontal. As mudanças exigem questões como letras pretas em fundo branco e a identificação dos açúcares totais e adicionais. As empresas têm prazos diferentes para se adaptarem, variando de 2023 a 2025, dependendo do tipo de alimento ou bebida. Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 819/2023 da Anvisa, que alterou a RDC 429/2020, está permitida a utilização até o dia 9/10/24 dos estoques de embalagens e rótulos que tenham sido adquiridos pelas empresas até 8/10/23.

As informações são do SINDILAT/RS

GDT - Global Dairy Trade

Fonte: GDT adaptado pelo SINDILAT/RSChina: importações de leite em pó devem cair em 2024

De acordo com um relatório sobre a indústria de lácteos da China do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o país importará menos leite em pó em 2024.

Leite em pó integral
De acordo com o relatório, a produção de leite em pó integral em 2024 na China deverá se manter estável. Os processadores de lácteos chineses normalmente não produzem leite em pó integral proativamente, pois não é lucrativo. Eles produzem leite em pó integral devido a desequilíbrios sazonais entre a produção e o consumo de leite cru. Ao contrário de outros grandes países produtores de lácteos que poderiam produzir produtos de alto valor, como queijo, a partir de leite cru, a China produz principalmente leite fluido com seu suprimento de leite cru.A produção de leite cru é normalmente na primeira metade do ano, enquanto a maior parte do consumo de leite fluido é na segunda metade do ano, quando ocorre a maioria dos principais feriados chineses. As férias geralmente aumentam o consumo de leite fluido quando os consumidores compram leite como presente para famílias e amigos. Quando há um excedente de leite cru que o mercado de fluidos não consegue absorver, os processadores usarão esse excesso para processar leite em pó integral.Alguns governos locais fornecem subsídios para ajudar a diminuir as perdas que os processadores de lácteos enfrentam quando têm um excedente de leite cru e devem produzir leite em pó integral. Em 2023, as principais regiões produtoras de leite que forneceram subsídios aos processadores para a compra de leite cru e produção de leite em pó integral incluíram Hebei, Shandong e Heilongjiang.

A demanda de leite em pó integral tem diminuído na China nos últimos anos entre os consumidores preocupados com a saúde que procuram benefícios adicionais de outros produtos lácteos. Produtos feitos a partir de leite em pó integral, como leite reconstituído, iogurte reconstituído e bebidas lácteas, tornaram-se menos populares, especialmente em áreas ricas. O USDA espera que essa tendência continue em 2024. No entanto, a previsão é de que o consumo de produtos de panificação permaneça estável, já que este setor está relativamente estável.

No primeiro semestre de 2023, a produção de leite em pó integral superou o consumo, resultando em um alto estoque do produto. Os processadores que produzem leite em pó integral em excesso tendem a mantê-lo em estoque em vez de vender para o mercado, pois os preços desse produto são baixos.

O USDA prevê que os estoques de leite em pó integral diminuam no segundo semestre de 2023 devido ao aumento da demanda sazonal e menor produção sazonal. O resultado efetivo é que os estoques de 2023 superem os níveis de 2022.

Com relação às importações, o USDA previu uma redução em 2024 por causa da demanda mais fraca e do amplo estoque final de 2023. Fontes da indústria indicaram que, embora o leite em pó integral importado geralmente sejam mais padronizados, os processadores podem se beneficiar do leite em pó integral doméstico, pois às vezes podem obter maior teor de proteína. Apesar dos preços do leite em pó integral importados que geralmente estiveram mais baixos do que no mesmo período do ano passado, o incentivo à importação não foi gerado devido ao fornecimento adequado.

Importações de leite em pó integral pela China

A Nova Zelândia é o principal fornecedor de leite em pó integral da China, respondendo por 90% da participação de mercado até os primeiros 8 meses de 2023. As medidas de salvaguarda para as importações de leite em pó da Nova Zelândia terminarão em 2023. No entanto, as importações da Nova Zelândia podem não crescer significativamente em 2024 devido à abundância esperada de leite cru doméstico e leite em pó integral.

Leite em pó desnatado
Com relação ao leite em pó desnatado, a produção em 2024 permanecerá estável em 30 mil toneladas. A produção interna da China de manteiga e leite em pó desnatado é mínima. A produção doméstica de leite em pó desnatado é baseada em pedidos avançados de processadores e fabricantes de alimentos. Não há incentivo para produzir leite em pó desnatado adicional sem que haja crescimento significativo na produção de leite cru em 2024.

O USDA prevê que o consumo de leite em pó desnatado da China em 2024 caia devido à abundância de produtos substitutos. O principal uso do leite em pó desnatado é no processamento de alimentos, como alimentos processados, bebidas lácteas e produtos de panificação. De acordo com fontes da indústria, leite em pó integral e desnatado são muitas vezes intercambiáveis no processamento de alimentos. Como o leite cru doméstico continua sendo uma opção com preços competitivos, fontes da indústria esperam que os processadores de alimentos possam optar por usar mais leite cru ou leite em pó integral para certos produtos.

O consumo de leite em pó desnatado também depende dos preços internacionais. A oferta de leite em pó desnatado provém principalmente das importações, uma vez que a produção interna do país é mínima. Membros da indústria relatam que os processadores de alimentos alternarão entre leite cru, leite em pó desnatado e integral, dependendo dos preços locais.

Com relação às importações, o USDA prevê as importações de leite em pó desnatado de 2024 diminuam, já que a demanda está estável, enquanto alguns estoques de 2023 podem ser transferidos para 2024. Não há uma fonte de dados confiável para o inventário leite em pó desnatado, mas os contatos indicam que haverá alguma transferência de 2023 para 2024. Os volumes de importação também dependerão do preço do mercado internacional.

Importações de leite em pó desnatado pela China

As informações são do USDA, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

Jogo Rápido

Uruguai: preço do leite pago pela indústria em setembro foi o menor desde março de 2021
O preço médio pago pelas indústrias de lácteos do Uruguai pelo leite em setembro ficou em 14,13 pesos, queda de 1% em relação aos 14,27 pesos de agosto, de acordo com a Inale. Em dólar, o valor médio ficou em US$ 0,37, 1 centavo abaixo de agosto (US$ 0,38) e 9 centavos abaixo (-19%) do máximo recebido pelos produtores de leite para a remissão de julho (US$ 0,46) em 2023. Em dólares correntes, os produtores de leite estão obtendo praticamente o mesmo valor recebido na primavera de dois anos atrás, enquanto em pesos atuais (sem descontar a inflação) é o nível mais baixo desde março de 2021. Na comparação com setembro do ano passado, o preço medido em pesos caiu 17%, enquanto em dólares caiu 11%. Por outro lado, o quilo médio de sólidos em setembro que as indústrias pagaram aos seus forneceodres foi de 183,6 pesos (US$ 4,60), valor 20% menor que o mesmo mês do ano passado, segundo a Inale. (As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)