Conseleite é retomado e terá agenda no Interior

O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite/RS) retomou oficialmente suas reuniões nesta quinta-feira (19/10). As lideranças dos produtores e indústrias debateram o cenário, as dificuldades do setor e a agenda do colegiado para 2024 na sede da Farsul, em Porto Alegre (RS).

Foi definido que, no próximo ano, os encontros mensais serão realizados de forma itinerante, incluindo municípios do Interior do Rio Grande do Sul. Além das agendas em Porto Alegre, haverá Conseleite em Erechim, Lajeado, Passo Fundo e Esteio. Segundo o coordenador do Conseleite, Darlan Palharini, a ideia é aumentar o diálogo e a participação de produtores e empresas.

O grupo não avaliou as pesquisas de valor de referência do litro do leite como era realizado anteriormente, uma vez que aguarda a formalização da contratação da instituição que seguirá realizando as análises. A expectativa é que, em breve, os estudos sejam retomados. Os cálculos, assim que forem recomeçados, serão realizados contabilizando os 20 primeiros dias do mês corrente e não apenas os 10 primeiros, como era feito até então.

O debate desta tarde também tratou do impacto do decreto 11.732, anunciado nesta quarta-feira (18/10) pelo governo federal. O texto será levado à Câmara Setorial do Leite para análise mais detalhada. Para Palharini, a maior preocupação deve-se à demora na efetivação das medidas, que só devem entrar em vigor em 90 dias.

Foto: Carolina Jardine