14/09/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 14 de setembro de 2023                                                   Ano 17 - N° 3.986

Estado prorroga crédito de produtor afetado por cheias

Mais duas reuniões marcadas para hoje em Brasília reforçam a expectativa de que o governo federal possa atender medidas de socorro a produtores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A lista de iniciativas foi construída em conjunto em reunião da Frente da Agropecuária Gaúcha e levada por uma comitiva que está na capital federal. Na pauta do dia estão o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Uma das sinalizações já recebidas é a liberação de um valor de R$ 75 mil para agricultores que perderam suas casas, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural. Coordenador da Frente da Agropecuária Gaúcha, Elton Weber avaliou a medida como positiva.

- Os órgãos de governo até agora foram todos receptivos. Mas estamos colocando uma posição: o que aconteceu no Rio Grande do Sul não dá para tratar com as políticas normais de apoio. É preciso de ações especiais para recuperar, seja casa ou processo produtivo - acrescenta.

No Estado, agricultores familiares de municípios gaúchos com decreto de calamidade pública em razão das enchentes tiveram financiamentos prorrogados por 180 dias. A resolução, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, vale para linhas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e é uma das que foram apontadas na reunião com representantes do setor realizada pela Frente Gaúcha da Agropecuária, na terça-feira, em Lajeado.

- Tem de equipamentos para agroindústrias a kit para a meliponicultura. São projetos que vêm direto dos produtores, que têm bônus de até 80% por adimplência. Só que, se não pagarem no vencimento, perdem esse bônus - explica o titular da pasta, Ronaldo Santini, sobre a importância do prorrogação.

O Feaper soma 3,4 mil contratos. A estimativa é de que cerca de mil sejam contemplados com a prorrogação. Outra demanda recebida e que está sob análise da equipe técnica, acrescenta Santini, é em relação ao Programa Troca-Troca de Milho e Sorgo. A chuva levou as lavouras implantadas e será necessário semear novamente. (Zero Hora)

'Decisão do STF sobre contribuição a sindicatos ajuda'

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido nesta semana que os sindicatos podem cobrar a contribuição assistencial mesmo dos trabalhadores não associados, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, repetiu ontem que os valores servem para financiar os processos de negociação coletiva que atingem as categorias como um todo. O governo deve encaminhar ao Congresso um projeto de lei específico sobre o tema.

"A proibição da contribuição de não associados aos sindicatos levou a um processo de desmonte de muitos sindicatos, uma fragilidade terrível. É importante ter noção do papel que os sindicatos representam na sociedade. Sindicatos frágeis fragilizam a democracia, e assistimos o que houve no dia 8 de janeiro", afirmou, em entrevista à EBC.

Para Marinho, a decisão do STF ajuda no debate, mas não resolve completamente o problema, porque ainda falta uma modulação dos efeitos da decisão."O Congresso tem que legislar mais. Esse é um tema legislativo. Temos um grupo tripartite trabalhando para que as partes construam entendimento. As lideranças das confederações empresariais e das centrais sindicais vão chegar a uma proposta em sintonia com a decisão do Supremo", completou. (Jornal do Comércio)

Bem-estar animal é tema de apresentação no "Chimarrão com Inovação"

O bem-estar animal, voltado a animais de produção, é o tema da próxima edição do "Chimarrão com Inovação" desta sexta-feira (15/9), às 10 horas, com transmissão gratuita pelo canal de eventos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi).

A apresentação será feita pela pesquisadora Giovana Dantas de Araújo, que vem orientando dissertações com esta temática dentro do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF). Também participam duas de suas orientandas que concluíram o mestrado recentemente, sobre o tema: Vitória Rodrigues e Jordana Zimmermann.

"Além do respeito aos preceitos éticos e sanitários na produção de alimentos inócuos e saudáveis, há um movimento social crescente de consumidores, ativistas ou defensores da causa animal preocupados com a origem, qualidade, sustentabilidade ambiental e bem-estar animal na produção. Por isso, cada vez mais os aspectos referentes ao Bem-Estar Animal tem vindo à baila", conta Giovana.

Chimarrão com Inovação - Bem-estar animal no PPG Saúde Animal do IPVDF
Data: 15 de setembro, sexta-feira

Jogo Rápido

28,3 MILHÕES