Apoio na Argentina preocupa setor de leite
Uma nova etapa do programa de incentivo a produtores de leite na Argentina reforça a preocupação com a crise enfrentada na atividade no Brasil. O argumento é o de que, enquanto os agricultores brasileiros seguem tendo contas negativas, com custos maiores do que os preços, os vizinhos renovam a concessão de subsídio, o que traz condições desiguais.
- Enxergamos que o governo da Argentina está encontrando alternativas para salvar o produtor deles. Não pode o governo federal se esconder atrás da desculpa do Mercosul e não fazer nada. Recebi nota de produtor de R$ 1,38, R$ 1,40 pelo litro de leite, com o custo em torno de R$ 2,20 - alerta Eugênio Zanetti, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS).
A relação dos beneficiados com o Programa de Assistência Impulso Tambero 2 foi publicada neste mês pela Secretaria de Agricultura, Gado e Pesca do Ministério de Economia da Argentina. E prevê o pagamento de um valor, por litro, para quem comercializa até 7 mil litros por dia, com limite mensal de R$ 11,28 mil por propriedade.
Na passagem pela Expointer, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou sobre as medidas anunciadas, como os R$ 200 milhões para compras governamentais, com o objetivo de enxugar a oferta, e as ações estudadas, que incluem a elaboração de uma política de desenvolvimento do setor.
Representantes reforçam, no entanto, a necessidade de iniciativas que consigam frear o volume de lácteos importado do Mercosul. O aumento expressivo ampliou a oferta e tem impactado nos preços do leite, em plena entressafra gaúcha. Os produtores já vinham sentindo os impactos de três estiagens consecutivas. Por fim, as cheias também trarão efeito à atividade. (Zero Hora)
Associados do Sindilat/RS têm 10% de desconto nas inscrições para Dairy Vision
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) está garantindo 10% de desconto no valor das inscrições para o Dairy Vision 2023. O evento, que busca abordar as transformações estruturais que estão ocorrendo no setor lácteo, ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro em Campinas (SP). Para ter aderir ao benefício é preciso acessar a página do evento e realizar a inscrição (https://www.dairyvision.com.br/?utm_source=MilkPoint&utm_medium=News&utm_campaign=varejo). O primeiro lote, com valores mais acessíveis, estará aberto até o dia 28 de setembro.
O Dairy Vision 2023 se divide entre seis sessões de temas. São elas: Oferta e Demanda, Estratégia de Negócios, Consumo e Novas Fronteiras, Oportunidades e Tendências para o Varejo de Lácteos, Oportunidades a partir da Agenda Ambiental e Novas Ideias para o Futuro. No primeiro dia do evento realizado pela MilkPoint Ventures, as atividades se desenvolverão de maneira a produzir uma análise do panorama nacional e internacional, contando com a presença de especialistas da Argentina e do Uruguai. O segundo dia abordará estratégias de negócios aplicadas à indústria láctea, associados à tecnologia e a agenda verde.
Dairy Vision 2023
Dia 7/11:
● 8h às 9h45min: Credenciamento, Welcome Coffee, Expo e Networking
● 9h45min às 10h: Abertura por Marcelo Pereira de Carvalho, Fundador e CEO da MilkPoint Ventures
Sessão 1: Oferta e Demanda
● 10h às 10h20min: O novo paradigma para a oferta de leite: como a demanda será suprida? (Scott Briggs, National Milk, Austrália)
● 10h20min às 10h40min: Onde e como o leite vai crescer no Brasil? (Valter Galan, MilkPoint Ventures, Brasil)
● 11h às 11h20min: Argentina: é possível voltar a crescer como antes? (Jorge Giraudo, OCLA, Argentina)
● 11h20min às 11h40min: Mudanças e perspectivas para o setor lácteo no Uruguai (Mercedes Baraibar, Inale, Uruguai)
● 11h40min às 12h15min: Perguntas e Discussões
● 12h15min às 14h: Almoço, Expo e Networking
Sessão 2: Estratégia de Negócios
● 14h às 14h20min: Quais as prioridades dos executivos do setor lácteo hoje? (Rami Goldfajn, McKinsey & Co, Brasil)
● 14h20min às 14h40min: Mercados de ingredientes lácteos e compostos lácteos: como tem desempenhado e qual o futuro destas categorias? (Luiz Gonzatti, CEO da Alibra Ingredientes Ltda, Brasil)
● 15h às 15h20min: Inovando de forma sustentável (Andréa Moura, AMConsulting, Brasil)
● 15h20min às 15h50min: Perguntas e Discussões
● 15h50min às 16h30min: Milk Break, Expo e Networking
Sessão 3: Consumo e Novas Fronteiras
● 16h30min às 16h50min: O nicho de queijos autorais pode fazer sentido para laticínios tradicionais? (Antônio Fernandes, Inovaleite-UFV, Brasil)
● 17h10min às 17h30min: Estratégias de mercado da indústria frente a retomada econômica (Priscila Ariani, Scanntech, Brasil)
● 17h30min às 18h: Perguntas e Discussões
● 18h às 21h: Coquetel e Networking
Dia 8/11:
Sessão 4: Oportunidades e Tendências para o Varejo de Lácteos
● 8h30min às 8h50min: Oportunidades para a gestão de dados: aproximando laticínios e varejistas através da informação (Áureo Villagra, Goldratt Consulting Global Partner, Brasil)
● 8h50min às 9h10min: Como o e-commerce pode fazer sentido para o mercado lácteo (Bruna Vaz, Shopper, Brasil)
● 9h30min às 9h50min: Futuro do Varejo: macrotendências e 6 possíveis modelos pela frente (Arnaud Dusaintpère, Oliver Wyman, Brasil)
● 9h50min às 10h10min: Novas tendências para o varejo de alimentos (Ricardo Pastore, ESPM, Brasil)
● 10h10min às 10h40min: Perguntas e Discussões
● 10h40min às 11h10min: Milk Break, Expo e Networking
Sessão 5: Oportunidades a partir da Agenda Ambiental
● 11h10min às 11h30min: Pegada de carbono na pecuária de leite: estágio do conhecimento e oportunidades (Alexandre Berndt, Pesquisador da Embrapa, Brasil)
● 11h30min às 11h50min: Sustentabilidade e as oportunidades para a indústria láctea (Luis Fernando Laranja da Fonseca, CEO NoCarbon Milk, Brasil)
● 12h10min às 12h30min: Créditos de carbono podem ser um negócio relevante para o setor? (Paul Myer, Athian, EUA)
● 12h30min às 13h: Perguntas e Discussões
● 13h às 14h30min: Almoço, Expo e Networking
Sessão 6: Novas Ideias para o Futuro
● 14h30min às 14h50min: Inteligência artificial: uma jornada para um resultado real (Fábio Fachini, PUC/Campinas, Brasil)
● 14h50min às 15h10min: Metabolômica: o que isso tem a ver com leite? (Anna Flávia Silva, Van Hall Larenstein University of Applied Sciences, Holanda)
● 15h30min às 15h50min: Como os EUA estão trabalhando coletivamente para ser parte do mercado lácteo do futuro? (Nicholas Gardner, U.S. Dairy Export Council, EUA)
● 15h50min às 16h10min: A definir (Monica S. Pucci Simão, Mintel, Brasil)
● 16h10min às 16h40min: Perguntas e Discussões
● 16h40min às 16h50min: Encerramento