25/07/2023

Porto Alegre, 25 de julho de 2023                                                           Ano 17 - N° 3.951

Conseleite/PR

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 25 de Julho de 2023 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Junho de 2023 e a projeção dos valores de referência para o mês de Julho de 2023, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Julho de 2023 é de R$ 4,6112/litro. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br. (Conseleite/PR)

Nota Oficial Lactalis

A Lactalis do Brasil informa que foi disponibilizado nesta segunda-feira (24/07), cinco meses após o protocolo do pedido inicial de análise de concentração, parecer da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em atenção à proposta de incorporação da DPA Brasil (Dairy Partners of America), joint venture criada entre a Fonterra e a Nestlé.

A referida decisão não apresentou objeção ao negócio jurídico no que tange às categorias de iogurte e requeijão, que representam a maior parte da operação, e foi igualmente positiva quanto à concentração de leite in natura.

No que tange às categorias de leite fermentado, sobremesas lácteas e petit suisse, o parecer da Superintendência-Geral recomendou a implementação de remédios parciais à concentração em análise, que serão submetidos ao Tribunal do CADE, de ofício, como recomenda a legislação concorrencial vigente. A Lactalis reforça sua confiança na total aprovação da operação após a análise técnica do Tribunal do CADE e renova seu compromisso em ajudar no desenvolvimento do setor lácteo brasileiro. (Lactalis)

ANTT atualiza valores mínimos do frete rodoviário de cargas

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21/7) a atualização semestral dos valores mínimos do frete rodoviário de cargas, conforme determinado pela Lei nº 13.703/2018. A nova tabela, que já está em vigor, apresenta uma variação negativa geral de -2,33%.

O reajuste considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre dezembro de 2022 e maio de 2023, que totalizou 3,59%. Além disso, o preço do óleo diesel S10 também foi levado em conta na atualização dos valores, sendo fixado em 5,04 reais por litro, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), referente à semana de 25 de junho a 01 de julho de 2023.

A revisão dos pisos mínimos de frete segue a metodologia vigente desde a Resolução ANTT nº 5.867/2020, com o objetivo de garantir a remuneração justa dos serviços de transporte rodoviário de cargas, assegurando a qualidade e a segurança do serviço prestado.

Os reajustes médios na tabela de fretes foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:
Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: -1,17%
Tabela B – veículo automotor de cargas: -0,82%
Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -0,61%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -0,24%

A ANTT reforça a importância de as empresas de transporte respeitarem os valores mínimos do frete, garantindo melhores condições de trabalho para os motoristas e um serviço de qualidade para toda a população.

Histórico - Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho. O último reajuste da tabela pelo mecanismo do gatilho tinha ocorrido em junho deste ano.

A Lei nº 13.703/2018, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas. (ANTT)

Argentina: Produção de leite aumentou em junho
A produção de leite na Argentina em junho foi de 906 milhões de litros, registrando um aumento de 6,1% sobre os litros produzidos em maio. Da mesma forma, em termos interanuais, verifica-se uma queda de 0,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No processamento de leite, a variação da produção industrial teve crescimento de 2,9%, enquanto a utilização da capacidade de recebimento das usinas em maio atingiu 44,7%. Já o estoque de leite em pó integral teve aumento de 13,4% no referido mês em relação ao mesmo período do ano anterior. Com relação ao comércio exterior, entre janeiro e maio deste ano, foram exportadas 145.218 toneladas de lácteos, o que implica uma queda de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, também houve queda em dólares, já que US$ 575,5 milhões entraram no país, 10,5% abaixo do que ocorreu no mesmo período de 2022. (As informações são do Cadena de Valor, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)