20/07/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 20 de julho de 2023                                                        Ano 17 - N° 3.948

Informativo Conjuntural - nº 1772 – 20 jul. 2023

BOVINOCULTURA DE LEITE

As fortes chuvas causaram acúmulo de barro, dificultando o manejo dos animais e
aumentando os problemas de qualidade do leite entregue. Muitos produtores adotaram como estratégia o uso de reservas de silagem e de feno.

Na região administrativa de Emater/RS-Ascar de Bagé, as fortes chuvas contribuíram para o restabelecimento dos níveis dos açudes, embora o acúmulo de barro tenha se tornado  um problema para os animais acessarem as pastagens. Em razão dessa situação, muitos  produtores estão utilizando as reservas de silagem e feno na alimentação das matrizes.

Em  Bagé e Candiota, foi relatada ocorrência de bovinos doentes e, até mesmo, mortes; há  suspeita de intoxicação por nitratos. A falta de energia elétrica, após o temporal, dificultou a  ordenha e o resfriamento do leite.

Na de Caxias do Sul, o plantio de cereais de inverno para silagem aumentou  significativamente. Apesar dos problemas provocados pela formação de barro após as chuvas,  as propriedades mantiveram esforços para garantir a qualidade do leite dentro dos padrões legais.

Na de Erechim, muitos produtores estão fornecendo alimentos conservados em maior volume como forma de compensar a diminuição da produção de pastagens.

Na de Frederico Westphalen, a retração nos preços dos alimentos concentrados, medicamentos e produtos de limpeza tem contribuído para a redução do custo de produção.

Na de Pelotas, a região foi bastante afetada pela passagem do ciclone extratropical, que deixou muitas propriedades sem energia elétrica por diversos dias, impedindo a ordenha e a manutenção do leite refrigerado. Problemas semelhantes ocorreram na região de Porto Alegre, onde houve registros de falta de luz e grandes acumulados de chuvas depois da passagem do ciclone.

Na de Santa Rosa, muitos produtores estão construindo galpões para o confinamento das vacas em produção e suplementando a alimentação com ração e volumoso. Em Salvador das Missões, os produtores estão gradativamente migrando para sistemas intensivos devido ao aumento de produtividade e, principalmente, à redução da penosidade ao trabalhador, haja vista a menor disponibilidade de mão-de-obra.

Na de Soledade, o excesso de chuvas ocasionou atraso no crescimento das pastagens, dificultando o manejo e o pastoreio em razão do encharcamento do solo. As espécies forrageiras destinadas a alimentos conservados também foram danificadas. (Emater)

RS: GT do Leite discute preço, produção e logística da importação de leite

A produção de leite passa por um período difícil, pois há fatores que têm impactado o setor. Segundo o deputado estadual Zé Nunes (PT), que coordena o GT do Leite na Assembleia, entre os principais, estão as variações dos custos de produção, a importação de leite, a dependência de milho e outros insumos de outros estados, as estiagens, a crise das cooperativas e a questão fiscal. Esse conjunto de variáveis impactam e levam à perda de competitividade do setor, fragilizando-o, e causando preocupação às famílias dos produtores, às cooperativas e às agroindústrias.

Nesta quarta-feira (19), Zé Nunes participou de reunião virtual com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para tratar do preço, produção e logística da importação de leite. “Tratamos da produtividade e do fortalecimento da cadeia produtiva com uma política de compra no PAA e PNAE, da criação de um comitê interministerial para tratar o tema, e de uma política diferenciada para agricultura familiar, incluindo renegociação de dívidas”, contou.

Nos últimos anos o número de produtores tem reduzido, e a produção tem ficado concentrada. Mais de 45 mil famílias já deixaram a produção leiteira. O parlamentar defende que o setor seja visto como prioridade, com proteção e estímulo à produção familiar e atuando para o fortalecimento das instituições criadas para a gestão da cadeia.

Ele adiantou que vai realizar audiência pública pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia, para debater os impactos da importação de leite à produção gaúcha, já na primeira semana de agosto. (Assembleia Legislativa do RS)

Secretários de Agricultura do Cosud se reúnem com presidente da República em exercício

A influenza aviária, a importação do leite e o calendário de semeadura da soja pautaram a reunião dos sete secretários de Agricultura que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (19/7), em Brasília.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, esteve presente ao lado dos secretários dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Feltes destacou a importância do país na produção de alimentos, sendo o Estado um dos principais produtores. "Precisamos de ações e recursos permanentes de combate a influenza aviária. Os Estados fronteiriços, como é o caso do Rio Grande do Sul, são os que mais sofrem, pois precisamos de altos investimentos para a defesa agropecuária", afirmou.

Os secretários de Agricultura também destacaram o alto volume de importação de leite no Brasil, que tem aumentado nos últimos tempos, e cobraram que o governo Federal encontre mecanismos para minimizar os efeitos que isso gera nos produtores rurais brasileiros.

O calendário de semeadura da soja também foi pauta da reunião. O Rio Grande do Sul solicita uma reavaliação do período já estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pois o setor produtivo alega a redução da possibilidade de semeadura e inviabilidade da safrinha da soja. "Gostaríamos que o governo Federal avaliasse a possibilidade do calendário de semeadura ser de 1° de outubro a 18 de fevereiro", ressalta o secretário Feltes.

Participaram da audiência a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, e os secretários de São Paulo, Antonio Junqueira, do Espírito Santo, Enio Bergoli da Costa, do Rio de Janeiro, Flávio Campos Ferreira, de Santa Catarina, Valdir Colatto, do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, e de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes. (SEAPI)

Jogo Rápido

LEITE: Cálculo de preço aguarda licitação
O processo para contratação de empresa que faça o cálculo do preço mensal de referência do leite no Rio Grande do Sul teve novo passo nesta semana. Dia 17, segunda-feira, a Secretaria de Agricultura mandou outra vez o pedido à Celic. O preço de referência, que baliza o pagamento ao produtor, não é divulgado pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado (Conseleite) desde janeiro deste ano. (Correio do Povo)