Pular para o conteúdo

01º/06/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 01º de junho de 2023                                                        Ano 17 - N° 3.915


Dia Mundial do leite
 
Hoje, 01/06, celebramos o Dia Mundial do Leite. Data instituída em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para reconhecer a importância do leite como alimento universal.
 
Leite combina com café, chá e achocolatado e é ingrediente fundamental para fazer nosso queijo mineiro, canjica, arroz doce, entre tantas outras receitas. Na infância, ele é um alimento essencial para o desenvolvimento das crianças. E, no campo, é símbolo de emprego e renda para muitas famílias. Minas ocupa o primeiro lugar no ranking da produção nacional, segundo dados do IBGE (2021). E, no Sistema Faemg SENAR, o leite é pauta de eventos, projetos, programas de assistência técnica e gerencial, comissões e conselhos.
 
Por isso, para celebrar esse produto que é tão importante para o agro e fundamental na alimentação humana, compartilhamos mitos e verdades sobre o leite. Acompanhe:
 
1. A vaca produz leite só quando gera uma cria?
Verdade. Ela só inicia a lactação após o parto. De modo ideal, este período de lactação é de 10 meses, sendo recomendado que haja um período de descanso de, no mínimo, 60 dias entre uma lactação e outra, onde ela não produzirá leite respeitando a fisiologia do animal. 
 
2. O leite está cheio de antibióticos e hormônios?
Não. Os hormônios, quando utilizados na produção de leite, são metabolizados pelo organismo do animal e não deixam resíduo no leite. Já os antibióticos, usados somente para conter infecções nas vacas, decorrem em períodos de carência, durante os quais o leite NÃO pode ser comercializado.
 
3. Os humanos são os únicos mamíferos que bebem leite na vida adulta?
Sim. O desmame das outras espécies ocorre por duas razões: primeiro, o filhote passa a consumir outros alimentos; e segundo, a fêmea precisa poupar energia para um novo processo de gestação. Outra questão é que somos a única espécie que desenvolveu técnicas para criação de animais mamíferos.
 
4. Adultos não precisam tomar leite?
Um adulto precisa, no mínimo, de 1g de cálcio por dia, nutriente essencial para a saúde dos ossos e o estímulo neuromuscular. Os vegetais escuros têm quantidades bem menores de cálcio se comparados ao leite. Para se ter uma noção, 250ml de leite tem 1g de cálcio, uma porção de brócolis têm apenas 100mg, segundo o médico Drauzio Varella em reportagem ao site Viver Saúde.
 
5. O que é o leite A2A2?
É um leite obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia reações inflamatórias no organismo que provocam a má digestão ou fermentação. O leite A2A2 é menos alergênico por causa da composição da sua proteína, porém não deve ser confundido com leite zero lactose, já que este é destinado para quem tem intolerância ao açúcar do leite, conhecida como lactose. Por isso, é fundamental que você procure um médico especialista, faça os exames solicitados e entenda suas condições de saúde na hora de escolher qual leite é mais adequado para a sua alimentação. (Terra Viva/FAEMG)


Weber cobra explicações do Estado sobre dificuldade de acesso a recursos do Fundoleite  

Preocupado com a dificuldade do setor lácteo em acessar recursos do Fundoleite - Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, o deputado Elton Weber (PSB) solicitou nesta quinta-feira (1) que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa convide a Secretária da Agricultura, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado (PGE) para dar explicações a indústrias e produtores de leite. Desde 2020, o Estado não libera recursos do fundo.

O deputado enfatiza que a situação compromete o objetivo do Fundoleite, de custear ações, projetos e programas de desenvolvimento desta cadeia produtiva tão importante para a geração de trabalho e renda nas propriedades rurais, nos municípios e no Rio Grande do Sul.

Informações setoriais indicam que a falta de recursos afeta o avanço de projetos e até a realização da pesquisa mensal do Preço de Referência do Leite, divulgada pelo Conseleite/RS, realizada pela última vez em janeiro deste ano. "Queremos explicações do governo do Estado de porque há tanta dificuldade, segundo as entidades, da liberação de recursos do Fundoleite para as ações da cadeia produtiva", frisou Weber.

Weber acrescenta ao cenário o agravante que a cadeia leiteira gaúcha registrou o abandono de mais de 50 mil produtores entre 2015 e 2023, segundo dados da Emater e do Sindilat. Atualmente, teriam restado 35 mil agricultores em atividade no Estado. O pedido foi acatado pela Comissão e a data será marcada, provavelmente no dia 15 ou 22 deste mês. (Assessoria de imprensa Dep. Elton Weber)

Taxa de desemprego fica em 8,5% em abril e atinge 9,1 milhões de pessoas, segundo o IBGE

Número ficou abaixo do projetado pelo mercado, de 8,7%; no trimestre encerrado em março, desemprego era de 8,8%

RIO - A taxa de desemprego no País desceu de 8,8% no trimestre terminado em março para 8,5% no trimestre encerrado em abril, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi o mais baixo para esse período do ano desde 2015, ficando aquém da expectativa de especialistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast, que estimavam uma taxa mediana de 8,7%.

Para Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, o desemprego abaixo do esperado indica que a atividade econômica pode se manter mais forte no segundo trimestre, o que sugere uma nova rodada de revisões para cima nas expectativas do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023.

“No final, as expectativas podem caminhar para um crescimento entre 1,5% e 2%. Esse ainda não é o cenário básico, mas já é mais provável do que um PIB abaixo de 1%, como se esperava no início do ano”, diz o economista, que prevê crescimento de 1,3% para o PIB deste ano. No último relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, economistas indicavam uma expansão mediana de 1,26% para a atividade econômica em 2023.

Vale destaca que há elementos positivos que devem ajudar a economia este ano, como a provável aprovação do novo arcabouço fiscal, a possibilidade de manutenção das metas de inflação em 3% e o avanço da reforma tributária na Câmara. Esses fatores devem ajudar a ancorar as expectativas de inflação e, com isso, abrir espaço para um corte da taxa básica de juros, a Selic, no segundo semestre. (ESTADÃO)


Jogo Rápido

Petróleo fecha abaixo de US$70
Nova Iorque – Os contratos futuros de petróleo registraram queda ontem, piorando ao longo do dia. Em Nova Iorque o WTI para julho fechou em baixa de 4,42%, a 69,46 dólares o barril. O valor não ficava abaixo dos 70 dólares desde 4 de maio. Em Londres o Brent para agosto caiu 4,40%, para 73,71 dólares. Incertezas sobreoacordo para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos foram citadas por analistas, além de dúvidas também sobre o ritmo da demanda global mais adiante. Além disso, alguns especialistas mostravam ceticismo quanto à Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) alterar o quadro de produção na semana que vem. (Correio do povo)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *