Pular para o conteúdo

26/05/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 26 de maio de 2023                                                           Ano 17 - N° 3.911


Conseleite Santa Catarina 

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 26 de Maio de 2023 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Abril de 2023 e a projeção dos valores de referência para o mês de Maio de 2023. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite SC)

 

Santa Clara adota postura conservadora de gestão

Momento é de cautela em função das margens de lucro ajustadas, afirma Guerra

Elogiada por produtores de leite por sua gestão eficiente e por manter uma relação transparente com os associados em um segmento onde os preços são tão instáveis, a Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, adota postura conservadora e gestão profissionalizada para não errar na condução dos seus negócios. É momento de cautela, por conta da margem de lucro ajustada nas cadeias de laticínios e da suinocultura, disse na Fiergs o diretor administrativo e financeiro da empresa, Alexandre Guerra.

“Estamos agora verificando a redução dos preços do milho e da soja. Mas nossa atividade tem um ciclo de cinco a seis meses para se completar, e somente ao final é que se pode considerar a diminuição dos custos. Já o setor lácteo é muito dinâmico, com duas ‘safras’ por dia, com ordenhas pela manhã e à tarde. Com margens já pequenas, nos preocupam as importações de lácteos do Mercosul, em volumes até três vezes maiores que no ano passado”, observou.

Guerra pondera que o Brasil depende da produção interna de leite e derivados, mas o setor é penalizado com a pressão sobre os preços com a entrada de produtos de outros países. “Por outro lado, a população vive momento de menor poder aquisitivo. É preciso equalizar as taxas para que a economia possa girar. Enquanto isso, o caminho é buscar acelerar a inovação, buscar mais produtividade, maior escala, agregar valor aos produtos e fazer ajustes nos processos internos. É um trabalho que está na nossa rotina diária. Mas o governo poderia ajudar, controlando a importação excessiva e criando mecanismos de estímulo ao setor”.

Com 4,8 mil associados, 2,2 mil funcionários e uma produção média diária de 800 mil litros de leite, a Santa Clara faturou R$ 2,2 bilhões em 2022, tendo dividido um lucro de R$ 14 milhões aos sócios. Para este ano, o planejamento é de crescer 8%. Apesar das dificuldades, a empresa mantém o número como desafio.

Guerra avalia que Jornal do Comércio tem papel fundamental na economia, por executar uma cobertura que abrange todos os elos das cadeias produtivas. “A apropriação de informações mais precisas nos permite tomadas de decisão rápidas e definição de estratégias e operações do dia-a-dia”, concluiu o dirigente. (Jornal do Comércio)

Leite/América do Sul

Em um seminário do setor lácteo, que ocorreu na última semana em São Paulo, os participantes se mostraram pessimistas, no curto prazo, em relação às commodities lácteas na região. 

Os preços do leite em pó ainda não caíram, mas existe alguma expectativa de menores compras brasileiras, que junto com o aumento da produção de leite poderá colocar mais leite em pó integral e desnatado no mercado. Argélia e outros países importadores do Norte da África estão sinalizando maior interesse, mas as compras brasileiras e chinesas se acalmaram, podendo pressionar para baixo os preços.

As condições do solo e das pastagens melhoraram para os produtores de leite nas bacias leiteiras da América do Sul, especialmente Uruguai e Argentina. As áreas produtoras da região estão recebendo as chuvas necessárias, embora os plantios de trigo e cevada precisem de um pouco mais de precipitações. A umidade atrasou um pouco a colheita de soja no Brasil. O ano safra 2022/23, apesar de alguns obstáculos climáticos, tem sido recorde. O Brasil caminha para ser o maior exportador mundial de milho na temporada 2022/23. (Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva)


Jogo Rápido

Chuva expressiva e temperaturas amenas previstas para os próximos dias no Estado
Nos próximos sete dias, há previsão de chuva expressiva e temperaturas amenas na maior parte do Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga. Na sexta-feira (26/05), o calor aumenta e as temperaturas deverão alcançar 30°C em diversas regiões. Entre a tarde e à noite, a aproximação de uma frente fria deverá provocar pancadas de chuva e trovoadas na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. Entre sábado (27/05) e domingo (28/05), o deslocamento da frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. Na segunda (29/05) e terça-feira (30/05), ainda ocorrerão chuvas isoladas na maioria das regiões e o ingresso de ar frio provocará o declínio da temperatura. Na quarta (31/05), o ar seco vai predominar na maior parte do Estado; somente nos setores Norte e Nordeste deverão ocorrer chuviscos e garoas isoladas. Os totais esperados são expressivos em diversas regiões e deverão oscilar entre 15 e 30 mm na maioria das localidades da Metade Sul. No restante do Estado, os volumes previstos deverão variar entre 35 e 50 mm. O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (SEAPI)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *