Pular para o conteúdo

17/04/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 17 de abril de 2023                                                            Ano 17 - N° 3.882


Sindilat/RS é parceiro da Prefeitura de Estrela para implantação de Escola Laticinista

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) vai apoiar a iniciativa da Prefeitura de Estrela (RS) para a implantação de uma Escola Técnica Laticinista no município. O projeto tem como objetivo gerar conhecimento de soluções tecnológicas às empresas da área. A proposta foi detalhada pela secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, e pelo coordenador do Departamento de Trabalho do Executivo municipal, Daniel da Silva, ao secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini.

Um encontro reunindo representantes e entidades do Vale do Taquari e do Estado está sendo articulado a fim de reunir forças para o desenvolvimento do projeto. “Neste primeiro momento o foco é fornecer qualificação para quem já está na cadeia produtiva do setor lácteo, seja na indústria ou nas agroindústrias. O projeto da prefeitura vem ao encontro do que o Sindicato já faz, que é apoiar a formação continuada, lembrando da importância de trabalharmos também o aumento do consumo através do projeto Na Fazenda Doce de Leite”, aponta Palharini.

Em reunião nesta sexta-feira (14/04), na sede do sindicato em Porto Alegre (RS), Carine explicou que está no horizonte da escola técnica incentivar a formação de mão de obra qualificada para indústrias; a implantação de novas modalidades industriais na criação de negócios derivados do leite; a geração de mão de obra especializada; e a formatação de novas concepções de negócios digitais, como Startups, a fim de impulsionar a cadeia láctea.

“Temos avançado nas parcerias e, junto ao Governo do Estado, obtivemos avaliação positiva por parte da Secretaria da Educação. Para o financiamento, recebemos indicação de emendas parlamentares e seguimos buscando a viabilização financeira. Vamos iniciar a fase de formatação da proposta pedagógica”, aponta a secretária. Para as aulas teóricas, a Prefeitura deve utilizar a estrutura da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela e o espaço do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceitec). Já as aulas práticas serão ministradas em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates).  (Assessoria de Imprensa Sindilat RS)

             


Italac lança leite A2 em embalagem cartonada Tetra Pak
 
A Italac acaba de lançar no mercado brasileiro o leite Italac A2, envasado em embalagem cartonada Tetra Brik® Aseptic 1000 Edge. O novo produto chega para compor um portfólio de 150 produtos Italac, com o objetivo de diversificar as opções de leite, trazendo mais possibilidades dentro das necessidades de cada consumidor.
 
Com a possibilidade de ser configurada em mais de mil maneiras diferentes para atender às necessidades do seu mercado, a embalagem cartonada Tetra Brik® Aseptic oferece uma série de volumes, desde bebidas de dose única de 80 ml até embalagens tamanho família de 2.000 ml, e é fornecida em sete formatos diferentes: Base, Edge, Mid, Slim, Square, Ultra e Ultra Edge.
 
               
 
“Celebramos a chegada do Leite A2 da Italac com a certeza de que temos no mercado um produto de alta qualidade, envasado em embalagem cartonada, e que atende as necessidades do consumidor. Que o lançamento seja mais um passo em uma parceria de sucesso entre Tetra Pak Brasil e Italac, e que juntos possamos continuar nossa jornada de proteção dos alimentos, das pessoas e do planeta”, finaliza Luis Eduardo Ramirez, gerente de marketing da categoria de Lácteos da Tetra Pak Brasil.
 
Além do fornecimento das embalagens cartonadas, a Tetra Pak também é a responsável pelos equipamentos para processamento do leite A2 da Italac. A companhia possui um portfólio abrangente para dar suporte ao processamento e envase de leite branco, que inclui equipamentos e componentes para personalizar o design de cada etapa do processo, desde a recepção do leite cru até a embalagem final. Seja com foco em preservar o sabor de "leite fresco" do alimento, nos custos operacionais mais baixos, no menor impacto ambiental, entre outros, a Tetra Pak possui opções para apoiar a personalização em linhas de processamento com desempenho garantido.
 
“O Leite Italac A2 é proveniente de vacas com genótipo A2A2, que naturalmente produzem um alimento de mais fácil digestão. É um leite que contém apenas a B-caseína A2, ao contrário do leite convencional, que possui os dois tipos de B-caseína, A1 e A2.  Esse é o produto ideal para pessoas que sentem desconforto digestivo ao consumir leite comum, mas não abre mão do sabor e das propriedades do leite”, afirma Andreia Alvares, gerente de marketing da Italac.
 
Certificação VACAS A2A2 - A certificação VACAS A2A2 da Integral Certificações (IC) atesta a produção e comercialização do leite A2 no Brasil e mencionou o lançamento Italac como ponto positivo para a marca: "Tornar-se referência em produtos lácteos, diversificar sua linha de produtos em outros segmentos e atuar no cenário nacional", finaliza Andreia. A certificação é a única forma legal e segura de comercializar o leite e derivados provenientes de vacas A2A2 no Brasil.
 
A genotipagem dos animais, bem como os processos de identificação, obtenção, armazenamento, logística e processamento do leite são auditados e ajustados às normas que garantem a rastreabilidade e impedem a mistura do leite contendo B-caseína A1 ao leite contendo somente B-caseína A2. Para mais informações, acesse o site oficial da Italac. (Guialat)
 
 
Fenasul/Expoleite espera número menor de animaisEvento, que ocorre entre 17 e 21 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reflete limitações do setor leiteiro depois de estiagens em sequência, afirma presidente da Gadolando, Marcos TangDaqui a exatos 30 dias, o Parque de Exposições Assis Brasil abre os portões para a 16ª Fenasul e a 44ª Expoleite. As exposições são as primeiras a ocorrer após o governo estadual ter confirmado sua inserção permanente no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. Previstos anualmente para o terceiro final de semana de maio, os eventos ocorrem de 17 a 21 do próximo mês, em Esteio, e trazem uma pecuária de leite resiliente e vencedora após o terceiro ano de safra cultivada sob estiagem. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, a expectativa é receber em torno de cem exemplares da raça Holandesa, 80 da Jersey e 70 das raças Gir e Girolando.

“Tivemos que apertar o sapato. Muitas vacas não conseguiram representar seu esplendor. A estiagem influenciou na apresentação do gado jovem e no número de participantes”, explica. O cenário de escassez na alimentação para o gado também trouxe dificuldades ao deslocamento de expositores, pois, em maioria, pertencem à agricultura familiar. “Participar de uma feira envolve custo. Além da estiagem, temos dificuldade de mão de obra. Os criadores precisam ter equipe lá fora e aqui no parque”, detalha o dirigente É sob este cenário de superação que os organizadores mobilizam-se ao máximo para garantir intensa programação e trazer novidades ao público. A agenda está por conta do grupo formado por Gadolando, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Prefeitura de Esteio, Federação das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA).

Uma das novidades é a integração das atividades entre os criadores das quatro raças leiteiras presentes ao evento. Além de premiações em conjunto para congregar criadores, a edição deste ano elegerá a Grande Campeã Suprema Multiraças. A vaca será escolhida por um colegiado de juízes entre todas as que alcançaram o grande campeonato. As atrações culturais ficarão a cargo da Prefeitura de Esteio, com rodeio, apresentações de danças típicas gauchescas, participação dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e comércio. A aguardada Feira da Agricultura Familiar também se fará presente, com oferta de produtos típicos coloniais e artesanais.

O concurso leiteiro organizado pela Gadolando terá seu ápice no dia 18 de maio com o tradicional banho de leite nos criadores cujas vacas sagraram-se campeãs. “Eu sempre afirmo, ninguém ganha concurso leiteiro na feira, isto tem que ser feito em casa e é um trabalho de muita dedicação e muito conhecimento. E a vaca para ganhar um concurso leiteiro precisa ter boa genética, produzir bem, comer bem e conseguir fazer tudo isso, expressar tudo isso diante de um público, então precisa também ter temperamento e docilidade para tanto”, complementa Tang. (Correio do povo)


Jogo Rápido 

Santa Clara conquista o 1° lugar no Top of Mind na categoria Queijos
Pelo 13º ano consecutivo, a Cooperativa Santa Clara conquistou o 1° lugar no Top of Mind na categoria Queijos. O reconhecimento foi entregue pela Revista Amanhã, em cerimônia realizada na terça-feira (11/04), em Porto Alegre (RS). Com a vitória, a empresa se consagra no ranking das marcas que seguem invictas desde o início de suas categorias na premiação. A cooperativa ainda pontuou entre as quatro marcas de leite mais lembradas.  Com 111 anos de atuação, a Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Associada ao Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), tem capacidade instalada que permite a industrialização de 800 mil litros de leite por dia e que resultam em uma linha de mais de 200 itens, entre leite, queijos, bebidas lácteas, Temper Cheese, requeijão e outros derivados. As indústrias estão localizadas nas cidades gaúchas de Carlos Barbosa, Getúlio Vargas e Casca. O prêmio Top of Mind chega a 33 edições revelando e premiando o ranking de marcas mais lembradas. É realizado pela Revista Amanhã e Engaje Pesquisas através de entrevistas com 1.200 consumidores de todas as regiões do Rio Grande do Sul, que foram captadas entre os dias 5 e 26 de janeiro de 2023. Veja todos os vencedores por categoria clicando aqui. (Assessoria de Imprensa Sindilat RS)

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *