30/11/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 30 de novembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.792

Languiru é reconhecida como melhor fornecedora de leites

A Languiru foi premiada como a melhor fornecedora de leites no Carrinho AGAS 2022, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). A solenidade de premiação ocorreu na noite de 28 de novembro, durante evento realizado em Porto Alegre, quando foram laureadas 43 empresas e personalidades que mais se destacaram em suas atividades ao longo do ano, em diferentes categorias.

A apuração dos ganhadores, que avaliou desde pequenas empresas regionais até grandes multinacionais, considerou participação de mercado, inovação, cumprimento de prazos de entrega e relacionamento com os varejistas. A eleição envolveu os 250 maiores supermercados do Estado e as personalidades destaque foram apontadas pela diretoria da AGAS.

“O prêmio valoriza toda a cadeia produtiva do leite, desde o associado, passando pela nossa indústria e chegando à mesa dos consumidores com um produto diferenciado, seguro e de qualidade. Estamos felizes em integrar esse seleto grupo da cadeia de abastecimento do Rio Grande do Sul. A Languiru está atenta ao mercado, procura atender aos anseios e demandas desse novo consumidor pós-pandemia, com novas peculiaridades. Apesar do cenário econômico adverso, soubemos nos reinventar e criar novos espaços para a realização de negócios”, avalia o presidente Dirceu Bayer.

Nos anos de 2016 e 2017 a Languiru já havia sido premiada como melhor fornecedora de frango. O Carrinho AGAS está na 39ª edição, foi criado em 1984 e é realizado anualmente.

“Em 2022, os supermercados buscaram acima de tudo oportunizar melhores condições de custo-benefício aos clientes, que estiveram com seu poder de compra reduzido. Isto abriu portas para que empresas locais oferecessem novos produtos e um relacionamento mais próximo com o varejista, que precisa de agilidade e autonomia na tomada de decisões”, reflete o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo. (Cooperativa Languiru)

Cooperativas investem mais de R$ 2,5 bilhões no Estado

O modelo cooperativista firma- -se como uma fonte de investimento diferenciada no Rio Grande do Sul. As cooperativas, que vão desde a agroindústria até o varejo, infraestrutura, saúde e serviços financeiros, respondem por R$ 2,5 bilhões no Anuário de Investimentos 2022. Com crescimento robusto, de dois dígitos, mesmo em meio à pandemia, essas instituições investem de forma permanente no Estado. “O cooperativismo tem segurança, competitividade e capilaridade. Hoje, um terço dos gaúchos é cooperativado e encontra nas cooperativas, como no exemplo daquelas que atuam no meio rural, o ciclo completo para o produtor.

Desde o fornecimento de insumos, parceria nos maquinários, estrutura para industrialização e logística e atendimento das necessidades de varejo deste associado”, explica o presidente do Sistema de Organização de Cooperativas do RS (Ocergs - Sescoop/RS), Darci Hartmann.

Somente entre as cooperativas filiadas à Ocergs, são contabilizadas 423 entidades. “O ano foi muito positivo, e poderia ser ainda melhor se tivéssemos maior agilidade nos licenciamentos para os projetos de PCHs que diversas cooperativas estão a frente”, comenta o dirigente. Para o próximo ano, Darci Hartmann avalia que haverá ainda maiores avanços em relação a investimentos em logística e no setor de biocombustíveis. As cooperativas investiram em armazenagem, beneficiamento de produtos agrícolas, agregando valor, além de energia. Instituições dos ramos de saúde e financeiro também fizeram aportes. (Jornal do Comércio)

Queda nas cotações das commodities lácteas ameaçam o preço do leite ao produtor na Europa

Por diversas semanas, a captação de leite na Alemanha, na França e em alguns outros países europeus ficou estabilizada graças à leve queda de temperatura.

O volume de leite, no momento, está acima do registrado no ano anterior, embora a segunda metade de 2021 tenha sido marcada pela fraca produção de leite. O elevado preço do leite estimula os agricultores a maximizar a produção de suas vacas. O preço do leite ao produtor variou entre US$ 25 e US$ 30/cwt, [R$ 3,05 a R$ 3,66/litro], nos últimos meses, tornando economicamente viável suplementar a alimentação das vacas. As indústrias estão bem abastecidas para a fabricação de produtos lácteos e ingredientes.

As cotações de algumas commodities lácteas enfraqueceram recentemente e observadores do mercado indagam se será possível para as indústrias, manterem o nível de preço do leite aos produtores. Efetivamente, as indústrias esperam que haja uma revitalização da demanda por produtos lácteos, pois caso contrário, poderá ser necessário fazer ajustes no preço do leite ao produtor.

De acordo com dados do site CLAL, a captação de leite de vaca no mês de setembro foi estimada em 11.498.000 toneladas, um aumento de 0,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado, de janeiro a setembro de 2022, o volume total está estimado em 110.174.000 toneladas, apresentando queda de 0,4% em relação ao período correspondente de 2021. Na mesma comparação, as variações nos principais países produtores foram: Alemanha (-0,9%); França (-1,2%); Holanda (-0,2%) e Itália (-0,2%).

No Reino Unido, a captação de leite no mês de setembro de 2022 foi de 1.190.900 toneladas (+0,2%) em relação a setembro de 2021. As entregas no acumulado do ano até setembro de 2022, foram de 11.587.800 toneladas, com redução de 1,5% na comparação com o mesmo período de 2021.

O forte ritmo de produção de leite no Leste Europeu se mantém mesmo no período sazonal de menor produção. Um clima mais favorável e temperaturas amenas continuam favorecendo os números em alguns países da região. De acordo com o site CLAL, no mês de setembro de 2022 o leite de vaca captado pelas indústrias polonesas foi de 1.022.000 toneladas, 2,6% mais em relação a setembro de 2021. No acumulado do ano, até setembro de 2022, o aumento é de 2,3%, totalizando 9.705.000 toneladas.

Na Bielorrússia, foram captadas 643.000 toneladas de leite no mês de outubro de 2022, um aumento de 1,1% em relação a outubro de 2021. De janeiro a outubro o volume contabilizado foi de 6.602.000 toneladas, registrando aumento de 0,3% em comparação com o mesmo período de 2021. (Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva)

Jogo Rápido

Ministério da Agricultura estende prazo para vacinação contra aftosa
O Ministério da Agricultura estendeu até 17 de dezembro o prazo da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, que, no cronograma original, estava programada para terminar amanhã (30/11). A expectativa da Pasta é que 161 milhões de animais sejam vacinados. Segundo o ministério, a prorrogação ocorreu após solicitação de alguns Estados. “A ampliação do prazo foi definida para evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal”, diz o diretor do departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes, em nota. Os produtores poderão entregar a declaração de vacinação ao órgão executor de defesa sanitária animal de seus respectivos Estados até 24 de dezembro. A entrega pode ser feita de forma online ou presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual. (Valor Econômico)