16/11/2022

Porto Alegre, 16 de novembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.782

GDT - 15/11/2022

(Fonte: GDT)

China – As importações de lácteos permanecem em declínio

A demanda da China por produtos lácteos importados está em declínio à medida que as taxas de crescimento econômico diminuem. Historicamente, existe uma grande relação entre o crescimento econômico da China e os níveis de importação de produtos lácteos.

Este ano, de janeiro a setembro, a China importou 2,3 milhões de toneladas de produtos lácteos, 20% menos do que um ano atrás no mesmo período e é o primeiro declínio dos últimos 5 anos. A redução da demanda da China contribui para o enfraquecimento dos preços no mercado global, à medida que a competição por produtos disponíveis diminui.

Todas as categorias de produtos registraram declínios dos volumes importados na comparação interanual, exceto manteiga e butteroil que mostraram ganho marginal de 1%, puxados pela demanda do setor de panificação. Com a manutenção das políticas Covid-zero, e as diversas restrições, a demanda de queijo e requeijão cai, pois depende do setor de hospedagem, e as importações caíram 18% na comparação interanual.

As informações mostram que a produção doméstica de leite aumentou em 2022, em decorrência do aumento do rebanho, com o incentivo do governo para chegar à autossuficiência. Esse aumento da produção, aliado ao impacto dos bloqueios sanitários, significa que menos produtos frescos são necessários. Isso fez com que o leite e o creme registrassem o maior declínio na comparação anual, e foram importadas 200.000 mil toneladas a menos.

Um dos efeitos desse aumento da produção e menor demanda interna por produtos frescos, está fazendo com que as indústrias aumentem o processamento de leite em pó integral (WMP), produto cuja importação caiu 17% em relação ao ano passado, ou 120.000 toneladas a menos. Além disso, as importações de leite em pó desnatado (SMP) caíram 24% (83.000 toneladas). Na China, o WMP e SMP são frequentemente utilizados como ingredientes alimentares intercambiáveis e portanto, a importação de SMP deverá ser menor em 2022, devido aos maiores estoques e a produção mais alta de WMP.

Quase todos os principais países exportadores registraram declínio no volume de produtos lácteos embarcados para a China, em 2022. A União Europeia (UE) registrou a maior queda, 31% em relação ao mesmo período de 2021. Isso pode estar relacionado não apenas à fraqueza da demanda, mas também em razão dos preços pouco competitivos, já que a menor produção de leite no continente reduz a disponibilidade de produtos exportáveis. A Nova Zelândia continua sendo o maior fornecedor de produtos lácteos para a China, embarcando pouco mais de um milhão de toneladas em 2022, com queda de 14% em relação ao ano anterior. Os volumes procedentes dos Estados Unidos da América (EUA) diminuíram 4% na comparação interanual, enquanto os embarques da Austrália tiveram aumento marginal de 1%. (Fonte: AHDB - Tradução livre: www.terraviva.com.br)

Novo sistema de arrecadação do Fundesa traz ainda mais transparência e agilidade

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul tem, a partir desta semana, um novo sistema para a arrecadação das contribuições de produtores e indústrias. Antes, as guias eram emitidas a partir dos sites de cada entidade representativa. Agora, todas as emissões de guias e relatórios ocorrem somente no site do Fundesa-RS (fundesa.com.br/emissao-de-guias). A medida atende questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados e também serve para agilizar o controle e o acesso às informações. “A partir de agora o Fundo tem à disposição informações em tempo real, com mais precisão sobre as arrecadações e também sobre os contribuintes que estão em débito com o Fundesa”, explica  ngela Auler, representante da empresa Performática, que desenvolveu o sistema.

Para o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, trata-se de mais uma ferramenta para dar agilidade e transparência ao Fundo. “Antes, precisávamos esperar cada entidade representativa enviar os relatórios de suas cadeias. Agora temos a informação imediatamente ao acessar o sistema, podendo gerar os relatórios para prestação de contas com mais rapidez e precisão”, afirma Kerber. Com o início do novo sistema, os contribuintes deverão acessar o site do Fundesa e aceitar os termos após a atualização do cadastro.

Os recursos do Fundesa são obtidos através de arrecadações do setor privado, através de contribuições por abate de bovinos, suínos e aves e também pela produção de leite e ovos. A utilização da verba segue programação estabelecida pelos Conselhos Técnicos Operacionais de cada uma das quatro cadeias. (Fundesa)

Projeto infantil mostra como é feita a produção leiteira
 O Brasil Rural entrevista Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), sobre o projeto infantil "Na Fazenda Doce de Leite". A iniciativa lançada na Expointer deste ano, busca educar crianças sobre a origem e a qualidade do leite. Darlan Palharini explica que o projeto tem como objetivo mostrar para as crianças que o leite não vem da caixinha. CLIQUE AQUI para ouvir a entrevista. (Brasil Rural)