10/11/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 10 de novembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.780

Concurso Arte na Caixinha recebe 320 inscrições

A etapa piloto do concurso cultural Arte na Caixinha, promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) em parceria com as escolas da rede pública de Sapucaia do Sul (RS), recebeu 320 inscrições de trabalhos de crianças do Pré II ao 5º ano. Do total, 93 concorrem na categoria Infantil, 86 na Júnior e 141 na Juvenil. Com a temática “O leite na sua vida”, a iniciativa propôs diferentes intervenções artísticas em caixas de leite UHT, desde técnicas de pintura, colagem, desenho, grafite, entre outros. Os finalistas serão conhecidos no dia 18 de novembro e os vencedores no dia 23 de novembro, via live no Instagram do Sindilat (@sindilatrs).

O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, destaca que o concurso visa reforçar a importância do leite na saúde e conscientizar as crianças sobre o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como as caixas de UHT.  "O sucesso de inscritos do concurso Arte na Caixinha mostra que sensibilizamos os estudantes. Acreditamos na continuidade desse projeto e no seu efeito multiplicador", acrescenta. A comissão julgadora se reunirá para avaliar os trabalhos no dia 16 de novembro.

Segundo a secretária de Educação de Sapucaia do Sul, Djoidy Iara Richter Felipin, o projeto vem de encontro com a vivência dos alunos na Expointer. ‘’As crianças tiveram a oportunidade de experienciar de forma lúdica todo o processo da produção de leite. E no Arte na Caixinha estão tendo a oportunidade de se expressar de forma criativa e descontraída. Sem sombra de dúvidas o que as crianças as vivenciam jamais esquecem’’, pontuou.

Após o sucesso dessa primeira edição, o Arte na Caixinha já tem próxima etapa confirmada. As inscrições para o concurso com as escolas e institutos convidados de  Pelotas (RS) estão abertas. Para participar, basta inscrever-se em https://forms.gle/gTtsuAv6yfxYU9EEA. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

Quem é quem na Fazenda Doce de Leite

A segunda temporada do projeto “Na Fazenda Doce de Leite”, que ocorre em Pelotas até amanhã, 11 de novembro, já recebeu mais de 1800 alunos de 23 escolas públicas e institutos da cidade.

Na ocasião, as crianças prestigiam a peça teatral dirigida pelo grupo Khaos Cênica retrata de forma lúdica que a rentabilidade vem por meio do trabalho sério realizado nas fazendas, a fim de garantir um produto de qualidade e pelo amor e dedicação dos produtores pela lida. A história estrelada também pela vaca Genoveva, e por outros personagens do campo, também valoriza a importância do bem-estar dos animais e da atuação conjunta.

Conheça os personagens

Arthur Milk, um menino alegre da cidade que herda a Fazenda Doce de Leite e recebe o desafio de torná-la rentável em apenas 30 dias. Além do trabalho duro voltado à qualidade e bem-estar dos animais, o garoto é corajoso e persistente! Para salvar a fazenda conta com a ajuda de um time de animais pra lá de especial.

Genoveva, conhecida como Geno é uma vaca da raça holandesa da fazenda Doce de Leite, vencedora Prêmio Bezerra Feliz quando jovem, ganhou cinco vezes do Prêmio Úbere de Ouro e Sete vezes o Prêmio de Leite mais Doce. É do signo de touro, gosta de dançar e adora uma boa fofoca.

Ovelhetes, as ovelhas cantoras da Fazenda Doce de Leite trazem toda a alegria e energia para a Fazenda Doce de Leite

Pancetta, um porquinho que sonha com um grande chiqueirão e tem um coração enorme. Preocupado com o meio ambiente, quando descobre que Dr. Ranheta o enganou, junta-se com os outros animais da Fazenda

Dr. Ranheta, o tirano advogado do Sr. Milk que sonha em ficar rico. Ele tem planos mirabolantes para a Fazenda Doce de Leite, mas acaba descobrindo que reciclagem pode ser um grande negócio.

O projeto é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Prefeitura Municipal de Pelotas, da Associação Rural de Pelotas, do Sindicato Rural de Pelotas, do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, do Sicredi Interestados e da Biscoitos Zezé. As atividades apresentam de forma lúdica os benefícios do leite e das boas práticas na produção, percorrendo desde a ordenha, coleta, processo industrial e envase até chegar ao consumidor.

Recanto das terneiras
As terneiras, Mel e Espoleta, da raça Jersey estão fazendo sucesso no Recanto das Terneiras, atividade que integra o projeto “Na Fazenda Doce de Leite''. As crianças podem se aproximar dos animais e até fazer carinho nelas.

Último dia para participar
A participação gratuita é aberta para a população e para escolas convidadas de Pelotas e destinada para crianças entre cinco e 11 anos. Na sexta-feira, 11/11, as sessões serão às 09h e às 14h, na Associação Rural de Pelotas. Para mais informações, entre em contato através do e-mail sindilat@sindilat.com.br ou telefone (51) 98909-1934. (As informações são do Sindilat/RS)

Custo de produção de leite cai novamente em Outubro - Parte 1

Custo de produção - O último trimestre do ano iniciou com o custo de produção de leite registrando queda. Em outubro, a variação do ICPLeite/Embrapa foi de -0,4%.

Os custos de produção caíram pelo segundo mês consecutivo e já acumulam queda de -1,3% desde agosto. Nos dez primeiros meses do ano o custo de produção de leite acumula aumento de 3,0%, enquanto que, no acumulado de doze meses, a inflação de custos atingiu 4,8%.

Maiores impactos na queda do custo de produção

O grupo Volumosos novamente apresentou a maior variação negativa, resultante da queda de preços dos adubos e do óleo diesel, que reduziu o custo de produção de silagem. Os preços dos itens que compõem este grupo registraram queda de 2,8%, em relação a setembro, acumulando deflação de -8,3% em relação aos custos de agosto. Este fato foi importante, já que a produção de alimentação verde tem peso significativo no cálculo do custo de produção de leite. O grupo Energia e combustível apresentou queda de -0,8% no mês, acumulando queda de -2,7% nos dois últimos meses.

A elevação de custos ocorreu de modo destacado em apenas dois grupos que custos que compõem o ICPLeite/Embrapa. O grupo Qualidade do leite teve variação de 2,3%, mas o impacto foi restrito, já que peso deste grupo no cálculo do ICPLeite é de 3,4%. Já os custos com o Grupo Sanidade e reprodução cresceram 0,9%. Os custos do grupo Concentrado cresceram 0,3% e o grupo Minerais teve elevação de preços de 0,1%. Não houve variação no custo da Mão de obra em outubro. Estes dados são apresentados no Gráfico 1.

Jogo Rápido

Mapa na COP
Desde o início da Conferência, uma equipe das secretarias de Comércio e Relações Internacionais (SDI) e de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) do Mapa está no Egito para participar de diversos paineis e negociações que acontecem durante a COP27.  Na próxima sexta-feira (11), o Mapa irá lançar durante a COP27 o Projeto Rural Sustentável – Amazônia (PRS – Amazônia), voltado ao fomento da agricultura de baixa emissão de carbono na região. A solenidade acontece no dia 11 de novembro, a partir das 11h40 (horário de Brasília) e 16h40 (horário de Sharm El-Sheikh), no miniauditório do Hub do Consórcio da Amazônia Legal, com transmissão on-line.  (MAPA)