Pular para o conteúdo

07/11/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 07 de novembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.777


Projeto “Na Fazenda Doce de Leite” encanta crianças em Pelotas

A estreia da segunda temporada do projeto “Na Fazenda Doce de Leite” e do concurso criativo “Arte na Caixinha”, nesta segunda-feira (7/11), em Pelotas, foi com muitos sorrisos e olhares atentos de mais de 400 crianças de escolas da rede pública da cidade. A programação é voltada para escolas convidadas e deve reunir 2 mil crianças até sexta-feira (11/11). A agenda integra peça teatral encenada pela companhia Khaos Cênica que conta a história de um jovem que recebe um tambo de herança e tem o desafio de torná-lo rentável em apenas 30 dias. As turmas que participam do projeto ainda são convidadas a degustar produtos lácteos e visitar o Recanto das Terneiras. No espaço, os estudantes podem ver de perto as terneirinhas e saber mais sobre normas de bem-estar animal e as boas práticas agropecuárias.

O projeto é uma realização do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), em parceria com a Embrapa e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Prefeitura Municipal de Pelotas, da Associação Rural de Pelotas, do Sindicato Rural de Pelotas, do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, do Sicredi e da Biscoitos Zezé. As atividades estão sendo realizadas na Associação Rural de Pelotas (Avenida Fernando Osório 1754).

A segunda-feira foi de casa cheia e muita empolgação no auditório da Associação Rural. Mariane, de 9 anos, aluna participante da sessão do turno da manhã, contou que gostou muito do teatro e dos personagens. “Eu já conhecia os animais, mas tinha medo de tocar neles, porque pensava que eles iam me derrubar”, contou feliz da vida após passagem pelo Recanto das Terneiras. O projeto visa, de forma lúdica, apresentar às crianças todas as etapas da produção do leite, da criação nas propriedades, ordenha, processamento industrial, envase até a mesa do consumidor.

Secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, destacou a relevância de desmistificar para as crianças a questão de que o leite não vem da caixinha. “Queremos permitir uma experiência única, que tenham noção de que as vacas são dóceis, que estão na função de alimentar a população, mostrando os processos pelos quais passa esse alimento até chegar à mesa, com pesquisa, com ciência, com atenção”. A proposta lúdica destacou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, tem como objetivo mexer com a sensibilidade das crianças de 5 a 10 anos, trazendo a importância do leite e dos produtores que se dedicam a esta atividade. “O valor do ingresso é vocês contarem sobre a peça para pais e amigos que não puderam assistir”, brincou Pedroso sugerindo que as crianças compartilhem as informações que tiveram acesso.

O gerente de fomento do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas, Darcy Bitencourt levou os animais para as crianças conhecerem no Parque Ildefonso Simões Lopes. “Se for mostrado para a criançada que o leite é importante, com certeza, vamos ter sucesso. É isso que precisamos”.

Estudantes são convidados a participar concurso Arte na Caixinha
Os estudantes que estão participando do projeto também puderam saber mais sobre o concurso criativo “Arte na Caixinha”, que irá premiar as melhores intervenções artísticas em caixinhas de leite UHT. Gerente de Comunicação do Sindilat, Jéssica Aguirres, explicou que as crianças podem participar a partir da produção, em sala de aula, de criações sobre a temática “O leite na sua vida” usando técnicas de pinturas, colagens, desenho, papel machê, grafite, entre outros, desde que preservada a forma original da caixa de leite UHT. “Quero ver desenhos muito lindos em que vocês apresentem tudo que aprenderam no projeto”, destacou.

Os trabalhos poderão ser inscritos em três categorias: Infantil – (Pré e 1º ano); Júnior - (2º e 3º ano); e Juvenil – (4º e 5º ano). A premiação aos vencedores inclui o fornecimento por 12 meses de uma caixa com 12 litros de leite. Os trabalhos poderão ser inscritos no período de 7 de novembro a 5 de dezembro.

Os três primeiros colocados em cada uma das 03 categorias receberão os prêmios abaixo listados:
1º) Tablet + Medalha e ou troféu + Certificado emoldurado + 12 meses de leite
2º) Tablet + Medalha e ou troféu + Certificado emoldurado + 12 meses de leite
3º) Medalha e ou troféu + Certificado emoldurado + 12 meses de leite

O professor responsável pela inscrição do primeiro colocado de cada categoria receberá um notebook, um certificado e 12 meses de leite.  As escolas participantes do projeto podem realizar a inscrição do trabalho  clicando aqui ou acessando o link https://forms.gle/gTtsuAv6yfxYU9EEA. (Assessoria de Imprensa Sindilat)


Emater/RS: chuvas beneficiam pastagens e produção leiteira

A ocorrência de chuvas beneficiou o rebrote e o desenvolvimento das pastagens, melhorando a oferta de alimentos para o rebanho, que mantém bom estado corporal e boas condições sanitárias.
 
Seguem sendo realizados controles sanitários, visando principalmente a evitar as infestações por ectoparasitas, além das vacinações preventivas.
 
Alguns produtores enfrentam falta de volumosos para as vacas de leite em razão dos baixos estoques de silagem, causados pela estiagem do ano passado e pelo prolongamento do inverno deste ano, que dificultou o desenvolvimento das forrageiras de verão.
 
O mercado leiteiro ficou estável no período.
 
Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, conforme relato, os produtores de algumas localidades do interior de Bagé e Aceguá sofreram transtornos com a falta de energia elétrica decorrente dos fortes ventos.
 
Na regional de Caxias do Sul, a produção de leite tem se mantido naquelas propriedades que possuem azevéns de ciclo longo (tetraploides) ou fazem suplementação volumosa no cocho.
 
Na regional de Ijuí, em Condor, as informações revelam pequena diminuição do volume total de leite produzido. Nos demais municípios, a produção segue estável.
 
Na de Frederico Westphalen, há expectativa de retração do preço do litro de leite novamente. Houve sinalização de importante redução no valor pago, o que pode motivar os produtores a se manterem na atividade.
 
Na de Passo Fundo, os animais apresentam adequadas condições sanitárias e mantém o escore corporal, contribuindo para a manutenção dos níveis de produção de leite.
 
Na regional de Porto Alegre, alguns produtores estão utilizando silagem feita da variedade de capim elefante capiaçu. Houve aumento na infestação por moscas, porém ainda sem relatos de parasitismo por carrapato bovino.
 
Na de Santa Rosa, os produtores começaram a utilizar as áreas de pastagens anuais de verão semeadas no cedo, que já proporcionam forragem, assim como áreas de pastagens anuais de verão. A chegada de dias mais quentes deve aumentar a presença de ectoparasitas, uma vez que já se observa, em alguns rebanhos, os primeiros focos de moscas do chifre. (As informações são do Emater-RS)
 

Conseleites indicam novo recuo nas cotações
 
Em outubro/22, o preço do leite ao produtor registrou nova queda na comparação com o mês anterior, ainda que mais suave que as observadas nos últimos meses.

Para o pagamento de novembro, todos os Conseleites indicaram movimentos de baixa, em linha com o ocorrido no mercado atacadista. As quedas variaram entre 0,9% em Minas Gerais e 3,1% em Santa Catarina. (Fonte:  CILeite/Embrapa)


Jogo Rápido 

Publicação avalia influência das condições climáticas na produção de leite no RS
O Comunicado Agrometeorológico, editado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), lança edição especial que avalia a influência das condições climáticas do inverno na produção de leite no Rio Grande do Sul. O arquivo pode ser baixado gratuitamente neste link. A publicação é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Biometeorologia do DDPA, recentemente formado, coordenado pela pesquisadora Ivonete Fátima Tazzo e constituído por pesquisadores e bolsistas das áreas da Agrometeorologia e Produção Animal. “Essa é uma publicação especial que será divulgada trimestralmente, considerando as estações do ano. O objetivo é, a partir das condições meteorológicas ocorridas, como precipitação pluvial, temperatura e umidade do ar, documentar e identificar as faixas de conforto/desconforto térmico através do Índice de Temperatura e Umidade (ITU) às quais os animais foram submetidos, e estimar os efeitos na produção de leite durante o período no Rio Grande do Sul”, explica Ivonete. Todos os Comunicados Agrometeorológicos estão disponíveis na página www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (SEAPDR)

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *