26/10/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 26 de outubro de 2022                                                      Ano 16 - N° 3.770

Conseleite/PR

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 25 de Outubro de 2022 atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Setembro e a projeção dos valores de referência para o mês de Outubro de 2022, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana.

Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Outubro de 2022 é de R$ 4,9041/litro.

Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br. (Conseleite/PR)

Conselho do setor leiteiro adia definição do valor de referência

O impasse em assuntos da pauta fez com que os integrantes do Conseleite, conselho paritário de indústria e produtores de leite, adiassem para amanhã a reunião em que são divulgados valores de referência consolidado do mês passado e projetado, do próximo. Uma das questões refere-se ao acesso de recursos do Fundoleite para o pagamento dos serviços prestados pela universidade que faz o levantamento de dados usados como base no cálculo das cotações.- O Conseleite corre o risco de suspender as atividades por falta de recursos para bancar o trabalho - entende Eugênio Zanetti, coordenador do conselho e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).

Atualmente, o custo é dividido entre indústria e produtores. Foi sugerido que os recursos do fundo pudessem ser acessados, retirando esse ônus, com o qual as entidades de produtores argumentam não terem condições de arcar.

As empresas têm pago sua parte, mas há um passivo referente à parcela das entidades de produtores. Zanetti pontua que é preciso ter uma definição sobre a possibilidade de uso do fundo daqui para frente e de como resolver o que está em aberto.

Uma agenda com representantes do Sindilat-RS com a Secretaria da Agricultura está marcada para hoje. E deve abordar esse entre outros temas relacionados ao setor. Diretor-executivo da entidade, Darlan Palharini acrescenta que havia outras deliberações a serem feitas pelo Conseleite, além do pagamento, que fizeram com que se adiasse a reunião para esta quinta-feira. Pontua, no entanto, que associadas têm cobrado uma resposta para os projetos de fomento do setor que buscam receber recursos do Fundoleite.

A queda brusca no valor a ser pago pelo litro de leite é vista com preocupação pelos produtores, apesar do recente alívio nos custos, reflexo da redução nos preços dos fertilizantes.

O argumento é de que não há como suportar quantias inferiores aos custos. A projeção para o mês de setembro havia sido de R$ 2,2799 o litro, índice que representa uma redução de 12,04% sobre o consolidado de agosto (R$ 2,5920). (Zero Hora)

Ideias para compreender esse mundo complexo

Em um mundo em constantes grandes mudanças, para quantas coisas grandiosamente complexas não foram elaboradas novas ideias e soluções? Somos frutos e testemunhas dessa complexidade: revoluções nas formas de comunicação, transporte e até mesmo na produção e comercialização de alimentos.

A sinergia desta e de outras inovações e mudanças ajudam a construir o consumidor do futuro – e muitas vezes até mesmo o do presente. Como nós, enquanto setor lácteo, estamos nos comunicando com as novas gerações? Podemos revitalizar nossos produtos? Qual o papel do design de embalagem neste contexto? O que há de mais novo em termos de tecnologia? E os lácteos e o metaverso? Em suma: quais as ideias para compreender esse mundo complexo?

É este universo desafiador e repleto de caminhos que exploraremos na quinta e última sessão do Dairy Vision 2022, no dia 23 de novembro, em Campinas, São Paulo.

A última sessão do Dairy Vision 2022 está imperdível e só não pode faltar você! Este ano, nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas, o evento chega a sua 8ª edição e contará com 26 palestras com um time de palestrantes nacionais e internacionais.

Com o melhor networking, os principais executivos e agentes do setor lácteo mundial, em dois intensos dias de abertura ao novo e transformação, o Dairy Vision 2022 entenderá o cenário de mudanças e encontrará as oportunidades.

Associados do Sindilat tem 15% de desconto na inscrição, clicando aqui. (Milkpoint)

Jogo Rápido

França: aumento sazonal da produção de leite começa mais cedo
Em setembro, a produção de leite francesa começou seu aumento sazonal mais cedo e pode superar o nível baixo do ano passado neste outono. Esse salto ainda frágil ocorreu, porém, com um rebanho leiteiro muito pequeno e produção de forragem reduzida. Os indicadores de mercado parecem voltar a ser animadores, embora o preço do leite tenha estagnado em agosto. Por outro lado, a produção de leite orgânico caiu em agosto, ajustando-se lentamente ao declínio acentuado nas vendas de produtos orgânicos acabados, embora a participação do leite desnatado permaneça historicamente alta. O mercado de manteiga e os preços continuam firmes. A demanda internacional continua ativa, com exceção da China. Além disso, os suprimentos são limitados nas principais áreas de produção e consumo. (As informações são do Idele, traduzidas pela Equipe MilkPoint)