Pular para o conteúdo

10/08/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 10 de agosto de 2022                                                        Ano 16 - N° 3.721


Conflito entre Rússia e Ucrânia gera novos desafios para o setor leiteiro do Mercosul

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia destacou o papel dos países produtores de alimentos nas questões de segurança alimentar. Diante do medo da fome mundial, esses países aumentaram seu poder nas organizações multilaterais.
 
Esta é uma oportunidade que deve ser aproveitada para que, a partir dessa motivação, esses países possam melhorar a eficiência produtiva.
 
Os países que têm mais oportunidades são aqueles que têm maior margem de crescimento e por razões econômicas ou políticas não conseguem alcançá-la, como é o caso da Argentina, Uruguai, Brasil e Índia, entre outros.
 
Desde 2020, o setor de laticínios foi afetado por vários eventos que tiveram impacto global. Apesar disso, o setor foi notavelmente resiliente. Não só manteve a capacidade comercial, como também a produção aumentou entre 2020 e 2021 em 2,1% e espera-se que até 2022 a produção seja semelhante à do ano anterior.
 
Percebemos a maior plasticidade que nosso mercado possui, devido à capacidade de produção que diferentes países possuem diante dos acontecimentos político-econômicos.
 
Essa capacidade de adaptação nos permite pensar que diante de um consumidor que exige que a cadeia de laticínios produza de forma mais amigável ao meio ambiente e à sociedade, essa cadeia pode responder. Assim, podemos pensar que o setor está diante de uma oportunidade de rever nossa forma de produzir alimentos (bem-estar animal, biodiversidade, externalidades etc.) e trabalhar em conjunto com a sociedade para pensar mudanças que aproximem todas as partes da cadeia.
 
Os países do Mercosul, como um todo, são os principais exportadores líquidos de alimentos e importantes contribuintes para a segurança alimentar mundial, condição que, por um lado, gera responsabilidade e cria compromissos humanitários e, por outro, fornece elementos de negociação comercial.
 
É por isso que devemos agir estrategicamente e no médio/longo prazo. Pensar o Mercosul como um bloco globalizado conectado ao resto do mundo é algo que precisa deixar de ser uma ideia e passar a virar realidade. Isso permitirá que o Mercosul melhore sua posição na estrutura de governança global vinculada à segurança alimentar.
 
O Mercosul é uma plataforma na qual se investiu muita energia, tempo e dinheiro. Com o passar dos anos, sua relevância certamente aumentará e devemos estar preparados para quando esse momento chegar. (As informações são do Infortambo, escritas por Santiago Moro,  Engenheiro Agrônomo – Especialista em Mercados de Laticínios, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)


Inflação tem a menor taxa da série histórica

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou julho com queda de 0,68% ante um avanço de 0,67% em junho, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 4,77%. Em 12 meses o resultado chega a 10,07%, dentro das projeções dos analistas, que iam de 9,85% a 10,32%. A queda de 0,68% registrada em julho foi a primeira desde maio de 2020, e foi ainda a deflação mais intensa da série histórica iniciada em janeiro de 1980. 

Do mesmo modo, o INPC, também divulgado ontem, teve deflação de 0,6% e acumula 10,12%. A baixa no IPCA foi puxada pela redução de 14,15% no preço dos combustíveis. A gasolina recuou 15,48%, impacto mais intenso entre os 377 subitens que compõem o IPCA, enquanto o etanol recuou 11,38%. O preço do gás veicular diminuiu 5,67%. Ainda no grupo de Transportes as passagens aéreas subiram 8,02%. Veículos próprios aumentaram 0,65%, com alta nos automóveis novos (0,11%) e motos (0,65%), enquanto carros usados tiveram queda de 0,21%. O grupo Alimentação e bebidas saiu de aumento de 0,8% em junho para elevação de 1,3% em julho.

A alimentação no domicílio subiu 1,47%, e a maior pressão partiu do leite longa vida, que avançou 25,46%. O presidente Jair Bolsonaro comemorou ontem a deflação do IPCA. “Estão acontecendo coisas boas. Acabou de ser anunciada mais uma deflação. Tenho certeza que, para o ano que vem, haverá outra deflação”, acrescentou Bolsonaro durante evento de suinocultores e avicultores em São Paulo. A deflação é a queda de forma generalizada dos preços em um determinado período. O resultado de baixa, além de ter sido o mais intenso da série do IPCA, iniciada em janeiro de 1980, representa o 15° resultado negativo do índice no período de 511 meses.

Desde 1980 houve uma estabilidade do indicador em junho de 2010. Nos demais 495 meses as variações da inflação oficial ficaram entre 0,01% (apuradas em maio de 2000, julho de 2010, julho de 2014 e junho de 2019) e 82,39% em março de 1990. A deflação, lembrou o presidente, tem justificativas como a redução das alíquotas do ICMS sobre gasolina e energia elétrica nos estados e o corte do PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol até o final do ano. (Correio do Povo)

O que ninguém nunca te contou sobre práticas sustentáveis na pecuária de leite?

Muita se fala! A sustentabilidade é uma das principais pautas mundiais. Apesar de ser sempre citada e estar sempre evidência, o que, de fato, realmente sabemos sobre sustentabilidade? O que você precisa saber? Como você, produtor, pode aplicar práticas ambientalmente sustentáveis na sua propriedade? Como você, técnico, pode atender as demandas dos produtores de leite do futuro? Onde encontrar as respostas para essas perguntas?
 
Em buscar de clarear cenários e ir além do que é superficialmente discutido sobre a sustentabilidade na pecuária leiteira, criamos o MilkPoint Experts Feras da Sustentabilidade. Com uma programação inédita, uma abordagem única e uma visão holística sobre o assunto, mostraremos na prática como aplicar os conceitos e fazer do meio ambiente o protagonista de sucesso de negócio das fazendas de leite. 
 
Para isso, durante seis encontros semanais online, entre os dias 26/08 e 30/09, abordaremos os principais macro temas da sustentabilidade ambiental, distribuídos em 6 painéis temáticos. Confira AQUI a programação completa.
 
Associados do Sindilat/RS têm 30% de desconto na inscrição, clicando aqui. (Milkpoint)


Jogo Rápido 

Banho de leite será na tarde de 30 de agosto
O tradicional Banho de Leite, que celebra o trabalho das granjas leiteiras mais produtivas da Expointer, está marcado para as 16h do dia 30 de agosto. A comemoração será na pista do gado leiteiro, no parque Assis Brasil, em Esteio. Para o concurso, as vacas são ordenhadas cinco vezes. As duas maiores pesagens são descartadas e as três restantes, somadas. O animal que mais pontuar é consagrado vencedor. Conforme Marcos Tang, presidente da Gadolando, este é o grande momento da raça leiteira nas exposições. (Correio do Povo)


 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *