Pular para o conteúdo

03/06/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 03 de junho de 2022                                                          Ano 16 - N° 3.675


A importância do leite e derivados para a sociedade brasileira
 
De acordo com a FAO, o Brasil é o terceiro maior produtor de leite mundial. Quase 50% do volume de leite produzido no país vem de pequenas propriedades, sendo que nosso país conta com cerca de 1,1 milhão de propriedades leiteiras. Desta forma, é evidente que a relevância do leite abrange muito além dos aspectos nutricionais, sendo fundamental do ponto de vista social, visto que é uma das atividades que mais gera empregos no país.
 
É estimado que, aproximadamente, 4 milhões de brasileiros têm seus empregos relacionados à cadeia do leite, em todos os níveis, desde o campo até a cidade. A cadeia de lácteos é um dos setores econômicos que mais gera empregos no país.
 
Em Minas Gerais, que é a principal bacia leiteira do país, a pecuária leiteira está em 36% das propriedades rurais, envolvendo produtores especializados e sazonais, que fazem da produção de leite uma atividade complementar à agricultura e pecuária de corte.
 
Apesar de toda a importância socioeconômica da pecuária leiteira, na última década, pequenos produtores, com menor poder de capitalização, têm arrendado suas terras para diversos plantios, que são considerados mais lucrativos do que a atividade leiteira.
 
Além disso, o envelhecimento dos produtores, a saída dos jovens para a cidade, o baixo grau de escolaridade, a falta de incentivo do governo e limitações financeiras são entraves importantes para o crescimento e desenvolvimento da produção leiteira familiar (Fratari e Matos, 2019). Isto chama a atenção para o cuidado que devemos ter com os produtores que dedicam as suas vidas às atividades leiteiras, garantindo parte da alimentação saudável da nossa população.
 
Levando em consideração a relevância do leite nos diferentes campos, este “ouro branco” merece mesmo muito reconhecimento! (Fonte: Milkpoint)
 

Dia Internacional do Leite: Programação especial celebrou a data com produtores e envolveu toda a cadeia do leite
 
A segunda edição da programação que comemora o Dia Internacional do Leite promovida pelo município de Chiapetta, neste dia 1º de junho, encerrou com sentimento de dever cumprido por ter conseguido reunir e atingir um expressivo número de participantes, presencialmente ou através da transmissão pela Rádio Ciranda, assim como atividades envolvendo os diversos públicos. Com uma vasta programação que iniciou as 6h da manhã e seguiu até o fim do dia, o evento representa o reconhecimento e a valorização da Administração Municipal e da comunidade de Chiapetta aos produtores de leite do município e a toda cadeia envolvida.
 
De acordo com dados apresentados durante o evento, 67% do leite produzido no Rio Grande do Sul é da Região Noroeste do Estado.  “Somos a região que vai ser reconhecida em âmbito nacional como a maior produtora de leite”, compartilhou o Consultor Agropecuário Carlos Schefel na apresentação dos dados do setor leiteiro. No município, apesar da redução do número de produtores na atividade leiteira, a produção vem se mantendo estável. Atualmente, são 84 produtores exercendo a atividade de bovinocultura de leite, uma produção que ultrapassa os quinze milhões de litros por ano.
 
Durante o encerramento, o Prefeito Eder Both avaliou o evento. “Programação pensada para celebrar e comemorar com toda a cadeia do leite e também para divulgar este produto que tantos benefícios oferece na vida de todos nós, tanto na área da saúde quanto para desenvolvimento econômico do município. Agradecemos a todos os parceiros, colaboradores e patrocinadores. Ficamos muito felizes com a participação de todos no evento e já pensamos na terceira edição com muito mais novidades para nossa comunidade”, comemorou contente com o sucesso da programação.
 
A segunda edição da Comemoração alusiva ao Dia Internacional do Leite foi promovida pela Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SMAP), Câmara Municipal de Vereadores e Fazenda San Diego, apoio da Schefel Consultoria Agrícola, Emater/Ascar, Sindilat/RS, Sindicato de Ijuí, Senar, SkyNet Telecom e Rádio Ciranda.(Prefeitura de Chiapetta)
 
Minha Felicidade é o Leite
A programação incluiu espaço para atividades com as escolas municipais e estadual. Com a parceria do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (SINDILAT/RS) durante a manhã e a tarde, foi realizada a palestra teatralizada intitulada “Minha Felicidade é o Leite”. Apresentada pela palestrante Diana Ceolin, “o momento oportunizou reflexões através do humor. Entre os temas abordados, tecnologia, vida do campo, a importância de sair da zona de conforto para crianças e jovens e ainda o olhar para o ciclo que estou e onde quero chegar”, salientou a palestrante. Outras atividades interativas, como a experiência de “tirar leite” e passeios de trenzinho também foram oferecidas aos estudantes.
 
Case de Sucesso: a trajetória da Queijaria D’Nena
Ainda durante a manhã, a programação se deslocou para a Sede da Comunidade Cristo Rei envolvendo, especialmente, os produtores de leite, os grandes homenageados do dia. Por lá, foi oportunizado conhecerem o case de sucesso da Queijaria D’Nena, agroindústria localizada na ERS-155, em Santo Augusto, comandada pela empreendedora Marilene da Silva, a “Nena”. Antes do almoço, ela contou ao público presente como iniciou a sua trajetória com a produção de leite e de queijos, percalços pelo caminho até chegar hoje a conhecida Queijaria que produz cerca de quarenta tipos de queijos. “O início foi mais difícil, mas a gente foi indo, sempre se aperfeiçoando. Faço minha atividade com muito amor e isso me engrandece bastante”, contou a empreendedora motivando os produtores a persistirem.
 
Concurso de Sobremesas Derivadas do Leite
Uma das novidades da segunda edição do evento foi o 1º Concurso de Sobremesas Derivadas do Leite. A divertida competição teve como objetivo resgatar as deliciosas receitas feitas para reunir as famílias aos domingos e feriados e que muitas vezes são passadas de geração em geração. Ao todo, nove sobremesas foram avaliadas por uma banca de juradas, as quais avaliaram os quesitos apresentação, criatividade, textura e sabor. Ao final do concurso, as vencedoras receberam premiação e certificado.
1º Lugar – Sobremesa: Creme de Leite com gelatina – Edir Zanella
2º Lugar – Sobremesa: Leite Ninho com chocolate trufado – Teresinha Klipstein
3º Lugar – Sobremesa: Romeu e Julieta – Mara Tânia Roncaglio
 
Oficina de Produtos Derivados do Leite
Além da comemoração, a organização se preocupou em oferecer espaços de aprendizagem, envolvendo o público da cidade. Por meio da parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (SENAR/RS) foi oportunizado Oficina de Produtos Derivados do Leite. Ministrada pela Instrutora Isabel Cenedese, a oficina realizada no Centro de Eventos reuniu em torno de 25 mulheres, entre elas, donas de casa e profissionais da área da culinária.  Com duração de duas horas, foram produzidos: rapadura de leite, doce de leite, iogurte natural, requeijão cremoso e queijo minas frescal. “A nossa ideia foi justamente isso, trazer esse produto tão importante em contato com vocês. Esperamos ter feito a diferença”, salientou a proprietária da Fazenda San Diego, Sula Zardin, idealizadora da capacitação. A oficina encerrou a programação do Dia Internacional do Leite. (Prefeitura Chiapetta)




Piracanjuba faz altos investimentos em projetos de sustentabilidade ambiental

Mais do que a qualidade e o sabor, a Piracanjuba se preocupa cada vez mais em ofertar opções que são produzidas com responsabilidade ambiental. Só no ano de 2021, 10,7 milhões foram investidos em novos projetos sustentáveis.

E continua em 2022, exemplo disso é que, nos próximos meses, será implementada a troca de todo o papel branco das caixas de embarque pelo modelo pardo. A produção de papel reciclado demanda um menor consumo de recursos naturais em relação ao papel de fibra virgem: 50% de economia de água e 33% de contenção no uso de energia elétrica. Além disso, a cada tonelada produzida de papel reciclado, evita-se o corte de 20 a 24 árvores.

“Falar de ações ambientais na rotina de produção é assunto constante nas pautas. Temos várias iniciativas ambientais e, por isso, queremos avançar na questão da governança que, para nós, é transparência e apresentação de resultados. Por isso, os investimentos são crescentes e as práticas cada vez mais otimizadas. Atualmente, o gasto de água nos processos é de 2,0 litros por quilo de matéria-prima processada, enquanto, na literatura, esse número vai até 6 litros. Além disso, ainda em relação aos recursos hídricos, 89,7% de toda a água retirada dos rios para a operação é devolvida com os devidos tratamentos realizados”, ressalta Jefferson Dias de Araújo, Gerente de Meio Ambiente.Em 2022, quando a data em comemoração ao Meio Ambiente completa 50 anos, a Piracanjuba celebra o dia 5 de junho com vários resultados sustentáveis, que reforçam a aderência às metas e compromissos mundiais de preservação dos recursos. “Celebrar a data com ações efetivas tem grande valor, afinal, mostra que tiramos ideais do papel e colocamos em prática. Hoje, 100% das embalagens enviadas para o mercado são recicláveis e 71,4% delas são de origem renovável. Além disso, 100% do papel e papelão utilizados nas embalagens possuem certificação FSC, confirmando que são provenientes de florestas responsáveis. 

A Piracanjuba também mantém zero impacto com desmatamento, já que 100% de toda a biomassa utilizada nas fábricas para geração de vapor é de origem reflorestada”, complementa Jefferson.


Em mais uma das práticas de sustentabilidade, em 2020, a Sede Administrativa recebeu a certificação LEED Platinum, na categoria New Construction. A construção é o prédio mais sustentável da América Latina e alcançou 97 pontos na validação internacional, confirmando que a estruturação e o funcionamento operam de acordo com critérios ambientais.

Antes disso, em 2015, uma das fábricas da empresa, na cidade de Bela Vista de Goiás (GO), ganhou uma das Estações de Tratamento de Efluentes mais modernas do país. “No local, é feita a coleta e o aproveitamento energético de biogás, gerado no tratamento anaeróbio de efluentes, reduzindo assim o impacto dos gases causadores do efeito estufa. Em 2021, foram gerados 3,88 milhões de Nm³ (normais metros cúbicos) de biogás. Isso corresponde a 69,8 milhões de toneladas de carbono equivalente, deixadas de ser enviadas para a atmosfera a cada ano”, finaliza o Gerente de Meio Ambiente. (As informações são da Assessoria de Imprensa da Piracanjuba)

Jogo Rápido 

Umidade, chuva e frio predominam no Estado nos próximos dias 
Nos próximos sete dias, a condição de umidade, chuva e frio predominarão no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga. Na sexta (3/6), ainda deverão ocorrer chuvas fracas e isoladas nos setores Norte e Nordeste. No restante do Estado, a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com temperaturas baixas e formação de geadas. No sábado (4) e domingo (5), a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. Na segunda (6) e terça-feira (7), o deslocamento de um Sistema Frontal, associado a um Ciclone Extratropical próximo ao litoral, manterá a chuva e provocará fortes rajadas de vento, com valores entre 60 e 80 km/h, que poderão alcançar 100 km/h, principalmente nos setores Leste e Nordeste. Na quarta-feira (8), o ingresso de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará novo declínio das temperaturas. Os totais de precipitação esperados deverão oscilar entre 15 e 40 mm na Campanha, Serra do Sudeste e Zona Sul, e inferiores a 10 mm nas áreas mais próximas da fronteira com o Uruguai. Na Metade Norte, os volumes serão mais elevados e oscilarão entre 60 e 90 mm na maioria das regiões, podendo superar 120 mm em vários municípios. Acompanhe todas as edições do Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2022 em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia (SEAPDR)
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *