05/04/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 05 de abril de 2022                                                           Ano 16 - N° 3.632

Global Dairy Trade - GDT

Fonte: GDT adaptado Sindilat/RS

Novo secretário assume pasta da Agricultura no RS

Domingos Velho Lopes, segundo vice-presidente da Farsul, tomou posse ontem como secretário estadual, em cerimônia no Palácio Piratini

Conhecido pela atuação em assuntos relacionados ao meio ambiente na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o produtor rural Domingos Velho Lopes é o novo titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SEAPDR). Lopes assumiu o cargo de Silvana Covatti, exonerada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

A posse ocorreu em cerimônia conduzida nesta segunda-feira pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, no Palácio Piratini. Rodrigo Rizzo, assessor da presidência da Farsul e coordenador-geral das comissões da entidade, é o novo secretário adjunto.

Natural de Porto Alegre, Domingos Lopes é agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dedica-se à agropecuária com a família em Mostardas e Palmares do Sul. Sua liderança no setor começou em 1997, quando se tornou presidente do Sindicato Rural de Mostardas. Em 2000, passou a integrar a diretoria da Farsul e, em 2003, assumiu a coordenação da Comissão do Arroz da entidade. Em 2017, foi coordenador da Comissão do Meio Ambiente e assumiu a presidência do conselho superior da Farsul.

Até sua nomeação para a SEAPDR, Lopes exercia os cargos de presidente do Sindicato Rural de Mostardas, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio e coordenador adjunto do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia. Também integrava os conselhos estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico. “A prioridade um é buscar soluções estruturantes para a situação de reservação de água e irrigação para o Estado”, disse ele logo após a posse. (Correio do Povo)

Projetos do Fundopem superam R$ 530 mi no ano

São 25 empreendimentos contemplados que preveem 930 vagas

Na terceira reunião do ano, o Grupo de Apoio Técnico (GATE), responsável pela aprovação dos projetos incentivados pelo Fundo Operação Empresa (Fundopem/RS), confirmou mais nove projetos no valor de R$ 452 milhões em investimentos no Estado e a criação de 390 empregos. Estes números somam-se aos projetos já aprovados nas duas primeiras reuniões de 2022, quando foram aprovados incentivos para investimentos de R$ 79 milhões e 540 novos postos de trabalho.

Uma das características destacadas pelo secretário Edson Brum é a maior democratização do incentivo, uma vez que, a partir das mudanças no programa realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) , mais empresas de pequeno e médio porte estão sendo beneficiadas. Em 2022, dos 25 projetos de ampliação ou instalação aprovados, apenas seis são de empresas de grande porte, enquanto 19 são oriundos de médias e pequenas empresas.

O destaque em números dos últimos projetos aprovados fica por conta da gigante do setor moveleiro gaúcho, a Todeschini, que está realizando o aporte de mais de R$ 272 milhões em investimento na expansão da fábrica com novo centro de distribuição e promovendo a criação de 300 empregos. Ainda existem 88 projetos tramitando na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), aguardando documentação ou em análise. (Jornal do Comércio)

Jogo Rápido

Uruguai: produção de leite moderou sua queda em fevereiro
Os embarques de leite para as diferentes plantas industriais do Uruguai totalizaram 134 milhões de litros em fevereiro, volume 0,5% inferior ao mesmo mês do ano passado. Em janeiro, o volume de leite enviado à indústria caiu para uma taxa interanual de 1,3%. O acumulado do bimestre janeiro-fevereiro fechou com 291 milhões de litros, o que implica uma retração de 0,9% em relação ao início de 2021. No acumulado dos 12 meses encerrados em fevereiro, o envio de leite para a indústria totalizou 2,116 milhões de litros, e está 1,4% acima do volume do ano anterior. O Uruguai havia fechado 2021 com um embarque recorde de leite de 2,119 milhões de litros, após crescer 2% em relação ao acumulado do ano anterior. A indústria de laticínios uruguaia, e a Conaprole em particular, tenta se recuperar do choque causado pela saída da multinacional Olam para a cadeia em geral após a decisão de fechar todas as suas fazendas leiteiras no país. Esta empresa foi a maior transportadora individual do Uruguai; algumas de suas fazendas leiteiras conseguiram permanecer em atividade sob o controle de outros proprietários. (As informações são do Tardaguila, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)