25/02/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2022                                                   Ano 16 - N° 3.606

Conseleite Santa Catarina

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 25 de Fevereiro de 2022 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os  valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Janeiro de 2022 e a projeção  dos valores de referência para o mês de Fevereiro de 2022. Os valores divulgados compreendem  os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de  acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo  metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de  proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana  e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites  com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)

Uruguai – Cai a produção de leite em janeiro de 2022

Produção/UR – A produção de leite no primeiro mês de 2022 teve queda de 1,8% quando comparada com janeiro de 2021. No acumulado de 12 meses subiu 1,4%, em relação ao período imediatamente anterior.

A produção no mês de janeiro de 2022 foi menor do que as registradas em janeiro de 2021, 2018 2015 e 2014.

Entretanto, a produção acumulada dos últimos 12 meses é maior do que todas as registradas desde 2014. Isso ocorre porque janeiro, historicamente, representa em torno de 8% de toda a produção da temporada. Os meses mais impactantes vão de agosto a novembro. (Inale)

Novas exigências a cerca de medicamentos de uso veterinário na União Europeia

A União Europeia (UE) classificou os medicamentos em 4 categorias, buscando preservar alguns antimicrobianos para uso na medicina humana. Tais categorias também servem para verificar quais moléculas devem ser priorizadas e os requisitos para acessar os medicamentos mais modernos. São elas: A= Evitar, B= Restringir, C= Cuidado e a D= Prudência. Importante salientar que a legislação vigente da UE proíbe a importação de animais, e dos seus produtos, onde foram utilizados antimicrobianos como promotores de crescimento e antimicrobianos reservados a humanos, assim como, a utilização de antibióticos ministrados por alimentos medicamentosos para prevenção de doenças. Também restringe a prescrição de antimicrobianos via alimentos medicamentosos para tratamentos clínicos.

A categoria A (Evitar) inclui antibióticos que atualmente não são autorizados em medicina veterinária na União Europeia (UE). Estes medicamentos não podem ser usados em animais produtores de alimentos e podem ser administrados a animais de companhia individuais apenas em circunstâncias excepcionais.

Categoria B (Restringir) refere-se a quinolonas, cefalosporinas de 3ª e 4ª gerações e polimixinas. Os antibióticos nesta categoria são extremamente importantes na medicina humana e seu uso em animais deve ser restrito para mitigar o risco à saúde pública.

A categoria C (Cuidado) abrange os antibióticos para os quais geralmente existem alternativas na medicina humana na UE, mas apenas algumas alternativas estão disponíveis em certas indicações veterinárias. Esses antibióticos só devem ser usados quando não houver substâncias antimicrobianas na categoria D que sejam clinicamente eficazes.

A categoria D (Prudência) inclui os antibióticos que devem ser usados como tratamento de primeira linha, sempre que possível. Esses antibióticos podem ser usados em animais de maneira prudente. Isso significa que o uso desnecessário e longos períodos de tratamento devem ser evitados, e o tratamento em grupo deve ser restrito a situações em que o tratamento individual não seja viável.

Para facilitar o entendimento, os antimicrobianos foram compilados nas diferentes categorias, para conhecer todas as categorias clique aqui. (Roberta Zuge)

Jogo Rápido

Frente fria traz instabilidade ao estado na próxima semana
A próxima semana deverá ter volumes expressivos de chuva no RS. Na sexta (25) e sábado (26), o ingresso de ar quente  e úmido favorecerá a elevação das temperaturas, e a combinação de calor e umidade poderão provocar  chuvas isoladas, típicas de verão na maioria das regiões. No domingo (27), a chegada de uma frente fria vai provocar chuva, com possibilidade de tempestades isoladas em todo Estado. Na segunda (28), a nebulosidade associada ao deslocamento da frente fria ainda vai provocar  chuva na maioria das regiões, principalmente na Metade Norte. Na terça (01/03) e quarta-feira (02/03), ainda ocorrerá grande variação de nuvens em todo Estado, com períodos de céu encoberto e chuvas isoladas. Os totais esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm na maioria das localidades. Na  Campanha, Zona Sul, Alto Uruguai e no Planalto os valores oscilarão entre 50 e 80 mm e poderão se aproximar de 100 mm em alguns municípios. Acompanhe todas as edições do Boletim Integrado Agrometeorológico em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.  (SEAPDR)