Pular para o conteúdo

17/12/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 17 de dezembro de 2021                                                  Ano 15 - N° 3.564


PREVISÃO DO TEMPO

Calor e chuva expressiva previstos para os próximos dias no Estado do RS

Os próximos sete dias terão calor e chuva expressiva no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 50/2021, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), a Emater/RS-Ascar e o Irga. Na quinta (16) e sexta-feira (17), o tempo seco e quente seguirá predominando na maioria das regiões. Porém, a circulação de umidade do mar para o continente poderá provocar chuvas fracas e isoladas na Zona Sul, Litoral, Região Metropolitana e na Serra do Nordeste. No sábado (18) e domingo (19), a presença do ar seco manterá o tempo firme, com sol, nebulosidade variável e temperaturas elevadas, que superarão 35°C na maioria das regiões e poderão alcançar 40°C na Fronteira Oeste e Missões. Entre a segunda (20) e terça-feira (21), o deslocamento de uma área de baixa pressão favorecerá a ocorrência de chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. Na quarta-feira (22), ainda ocorrerão pancadas de chuva nos setores Leste e Nordeste, mas o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade e garantirá o tempo firme, com temperaturas amenas em todas as regiões. Os totais previstos deverão oscilar entre 15 e 35 mm na maioria das localidades do Rio Grande do Sul. Nas faixas Leste e Norte, Serra do Nordeste e nos Vales do Taquari e Rio Pardo, os volumes oscilarão entre 35 e 50 mm. Acompanhe todos os Boletins Integrados Agrometeorológicos clicando aqui. (SEAPDR)


Verão tem previsão de chuvas acima da média na maior parte do país

O verão no Hemisfério Sul tem início no dia 21 de dezembro de 2021 às 12h59 (horário de Brasília). Climatologicamente, o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites, além das mudanças rápidas nas condições de tempo, como: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade (moderado a forte) e descargas elétricas. A estação termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono.

De acordo com o prognóstico climático divulgado, nesta quinta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas no verão serão acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.

Devido às características climáticas, com grandes volumes de chuva, o verão no Brasil tem grande importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, além de ajudar a repor os níveis de reservatórios de água e manter os níveis satisfatórios.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1.100 mm

A maioria dos modelos de previsão de ENOS, gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno La Niña durante o verão, podendo atingir a intensidade de moderado entre os meses de dezembro/2021 e janeiro/2022

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas. (MAPA)

Portal criado pelo Insper e Embrapa oferece análise gratuita do comércio agrícola mundial

O Insper e a Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) lançaram nesta quinta-feira (16) o sistema Global Agri Trade Data (Gat), uma ferramenta disponibilizada gratuitamente para oferecer dados sobre até 76 agrupamentos de produtos que constituem as principais cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e mundial. Entre elas, estão  grãos, carnes, açúcar, têxteis e outros produtos agrícolas processados. O sistema, com esta diversidade de dados, facilidade de obtenção e disponível de forma gratuita, é único no país.

O Gat será lançado no Insper, em São Paulo, durante uma programação que terá início às 18 horas e que vai envolver também, entre outras ações, o lançamento da versão impressa do livro “O Brasil no Agro Global: reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta”. O evento presencial foi transmitido do Insper no Youtube, clique aqui para assistir.

A ferramenta foi desenvolvida estrategicamente para atender estudantes e profissionais que atuam com comércio exterior, processos de importação e exportação de produtos do agronegócio entre diferentes países, que precisam acompanhar tendências globais de comércio, e realizar análises de mercado para tomada de decisão que podem impactar diretamente na comercialização de um produto de um país.

O objetivo é fornecer ao usuário análises já prontas do comércio internacional agrícola, através de gráficos, e taxas de crescimento, considerando uma ampla gama de dimensões possíveis. Para isso, vai utilizar informações as mais atualizadas possíveis e disponibilizadas por fonte oficiais, como o banco de dados Comtrade da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex-Brasil), órgão do Ministério da Economia.

Além disso, vai contar com um trabalho de estimativa para informações ausentes neste banco, trazendo um conjunto de dados o mais completo possível nesta área. O sistema permite que a visualização das informações para análise seja ajustada de acordo com o interesse do usuário.

“Por isso, os dados são trabalhados e dispostos de maneira a possibilitar uma rápida interpretação e análise pelo usuário. A importância de se ter uma análise do comércio agrícola em âmbito mundial, e não apenas do Brasil, decorre da possibilidade de identificação de concorrentes e mercados potenciais para o país, possibilitando análises de inserção estratégica do Brasil nos mercados globais”, explicam a economista da Embrapa Instrumentação, Cinthia Cabral da Costa, e o coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank.

Uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Gat, a pesquisadora lembra que entre 2000 e 2020 o comércio internacional de produtos do agronegócio passou de 357 para 1.258 bilhões de dólares. “Portanto, a compreensão detalhada dos valores, origens e destinos de cada produto do setor é de extrema relevância para um país agroexportador como o Brasil”, acrescentam.

Plataforma versátil
O Gat poderá ser acessado a partir do dia 16, após o lançamento, clicando aqui. O portal permite avaliações a partir do ano de 2000 e oferece cinco dimensões de dados, em âmbito mundial (World Agri Trade); por regiões ou países (Agri Trade By Main Region); por produto (agri Trade by Product) e índices de comércio (Agri Trade Indexes). Além disto, há o sistema Gat Brazil, onde dados ainda mais detalhados e atualizados do país são disponibilizados. Por se tratar de dados mundiais e que, portanto, podem ser úteis também para o público de todos os demais países que queiram analisar o comércio internacional e posicionar sua condição dentro do cenário, o Gat foi desenvolvido apenas na versão em inglês. No entanto, para facilitar a busca de dados, a plataforma disponibiliza um passo a passo, que permite aos usuários a navegação de forma rápida e precisa.

Parceria
O desenvolvimento do sistema Gat é uma ação contemplada no contrato de cooperação técnica assinado em 2020 entre a Embrapa Instrumentação e o Insper. O objetivo é realizar a prospecção e impactos da inovação visando o comércio e a expansão do agronegócio brasileiro no exterior. (Embrapa)






Ações previstas para 2022 pautam reunião entre secretária Silvana e regionais da Emater

Titular da SEAPDR solicitou à instituição estimativa de perdas no campo, decorrentes do novo período de falta de chuva no Estado

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti, esteve nesta quarta-feira (15/12) em uma reunião com a diretoria e gerentes regionais da vinculada Emater/RS-Ascar, na sede da instituição, em Porto Alegre. No encontro, foram tratadas algumas das ações que pautarão os trabalhos em 2022, entre elas, a execução do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, lançado pelo governo do Estado no último dia 2. Na oportunidade, a secretária solicitou que a Emater faça uma estimativa de perdas no campo, decorrentes deste novo período de falta de chuvas, para que a SEAPDR tenha mais clareza sobre o tamanho do problema e possa estudar possíveis encaminhamentos.

Sobre o Avançar, a secretária explicou que, neste momento, a SEAPDR trabalha internamente para deixar tudo encaminhado para o início dos processos licitatórios em 2022, referindo-se principalmente à execução das 6 mil microaçudes e 750 poços artesianos previstos. Também destacou que a Emater será muito importante no apoio aos pequenos agricultores interessados em projetos para captação dos financiamentos, os quais serão operacionalizados via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Entre outros, o Avançar liberará R$ 5 milhões em financiamentos para agroindústrias e outros R$ 19 milhões que podem ser acessados por agricultores e pecuaristas familiares, camponeses, assentados, pescadores artesanais, aquicultores, quilombolas e indígenas.

Na reunião, Silvana também se disse preocupada com os relatos dos produtores do Interior sobre a falta de chuva, que já tem impactado a produtividade do milho e retardado o plantio da soja em algumas regiões. Desta forma, pediu à Emater um levantamento da situação para que a SEAPDR possa avaliar a necessidade de um plano de ações para auxiliar os produtores. Segundo boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), a probabilidade de o fenômeno La Niña permanecer no Rio Grande do Sul até o final do verão 2022 está acima dos 80%.

A secretária agradeceu ainda os funcionários da Emater pela dedicação à assistência técnica e extensão rural junto aos agricultores familiares do Estado. “Temos que valorizar este capital humano pelo excelente trabalho desempenhado nas nossas comunidades rurais”, ressaltou Silvana. Afirmou que o Governo do Estado tem dado atenção especial às vinculadas da Secretaria da Agricultura, como Irga e Emater. Lembrou que, de 2019 para cá, a SEAPDR estudou e tornou viável uma reestruturação da Emater, a qual permitiu o equilíbrio financeiro da instituição. Ao mesmo tempo, houve a conquista da renovação do certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social até 2023 pela Emater, junto ao governo federal, e foi criado um novo modelo de convênio com o Estado, o que trouxe mais segurança para a continuidade dos trabalhos. “Estas questões ajudaram a trazer mais tranquilidade aos servidores”, acrescentou Silvana. (SEAPDR)


 Jogo Rápido

ASSISTA: o que esperar do mercado lácteo em 2022? Com Valter Galan!
Ocorreu ontem o evento “o que esperar do mercado lácteo em 2022? Com Valer Galan”. Após um ano complicado para a cadeia de lácteos, não são poucas as dúvidas sobre o que irá acontecer em 2022. O cenário político e econômico brasileiro, as repercussões para o consumo, a situação atual e as expectativas da indústria, o mercado internacional, o clima, o mercado de grãos, os efeitos sobre a produção de leite foram os temas do debate. Clique aqui e assista. (Milkpoint)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *