Pular para o conteúdo

14/07/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  14 de julho de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.456


Conseleite/MG

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 14 de Julho de 2021, atendendo os
dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:

a) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Maio/2021 a ser pago em Junho/2021.

b) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Junho/2021 a ser pago em Julho/2021.

c) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Junho/2021 a ser pago em Julho/2021 e valores de referência projetados do leite padrão maior e menor valor de referência para o produto entregue em Julho/2021 a ser pago em Agosto/2021.



Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural. (Conseleite/MG)
 

Vaca produz 190 mil kg de leite e se torna a maior produtora vitalícia da América Latina

Produtora vitalícia - Rhoelandt 372. Esse é o nome da vaca da raça holandesa que produziu mais de 190 mil quilos de leite na sua vida produtiva durante 17 anos e que conquistou, mesmo após a sua morte em abril deste ano, o prêmio de maior produção histórica vitalícia do Brasil e América Latina.

Os dados foram reconhecidos pelo Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ronald Rabbers, proprietário do animal e da fazenda Rhoelandt, localizada em Castro (PR), se orgulha do patamar atingido pelo animal. “Foi uma vaca fantástica e que já veio de uma família produtiva tão incrível quanto e carregou isso em sua genética. Sua mãe, a vaca Rhoelandt 089 LEDA Victor Doc, produziu em cinco lactações 131 mil kg de leite. Em vida, ela representou tudo o que buscamos em nossas vacas: altas produções, excelente conformação e vida produtiva”, diz ele.

Com o privilégio de uma linhagem de alta produtividade, Rabbers conta que o manejo com a vaca não precisava ser o mais caro, tão pouco o mais especial em relação aos outros animais. “A alimentação era como as das demais vacas, sem ração especial ou algo do tipo. Mas apostamos em conforto, então sempre buscamos deixá-la em uma baía separada e mais confortável, com isso conseguimos manter a produtividade em alta.”

Nos anos anteriores, Rhoelandt 372 também conquistou títulos como Troféu Maior Produção Vitalícia de Leite e Segunda maior Produção de Sólidos em 2019, assim como em 2020.

Além de ser fantástica em Produção e Sólidos, o animal obteve na Avaliação Linear de Conformação, 90 pontos, entrando para a classe das vacas Excelentes (EX 90), demonstrando excelente sistema mamário, pernas e pés, força leiteira e garupa.

Premiação: Na quinta-feira, 8 de julho, aconteceu na propriedade do criador uma cerimônia de homenagem para marcar um importante momento da raça.

O diretor-presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Hans Jan Groenwold, que abriu oficialmente a cerimônia, declarou a importância da homenagem. “Hoje é um dia especial, queremos nesta data fazer a justa homenagem para os criadores Ronald Rabbers e Henrieta Rabbers e sua família”.  (Canal Rural)



Emater elabora projetos para acesso aos recursos do Plano Safra 2020/2021

A Emater/RS-Ascar informa que elabora projetos para acesso aos recursos do Plano Safra 2021/2022, que entrou em vigor em 1º de julho e prevê o investimento de R$ 251,2 bilhões em áreas como custeio, comercialização, industrialização e investimento. 

Os recursos podem ser acessados por pequenos e médios produtores, agricultores empresariais, cooperativas, empresas agrícolas e agroindústrias. Para acessar o Plano Safra o agricultor deve procurar a sua agência financeira para ver a disponibilidade de recurso e atualizar os seus dados cadastrais. 

Em seguida, o produtor deve procurar um técnico para a elaboração do projeto. “Nesse sentido, os escritórios da Emater, presentes em todos os municípios gaúchos, e as equipes técnicas estão à disposição para fazer os projetos e orientar os agricultores quanto aos procedimentos para garantir uma boa safra e também nas orientações para o agricultor não perder o seguro agrícola ou o Proagro”, destaca o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Olívio Pedro Faccin. 

Entre as principais linhas de crédito disponíveis constam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com recursos disponíveis no valor de R$ 39,3 bilhões para projetos de custeio e investimento, com juros que variam de 3% a 4,5% ao ano de acordo com as atividades financiadas; o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) com juros nos projetos de custeio de 5,5% ao ano e em projetos de investimento de 6,5% ao ano. Para os demais produtores os juros no custeio de 7,5% ao ano e para investimentos taxas de 7,5% a 8% ao ano. “Os limites do Pronaf continuam os mesmos para o custeio. Não houve alterações”, observa Faccin. (Correio do Povo)

 

Jogo Rápido  

Senar oferece curso técnico
As inscrições para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio, oferecido pelo Senar-RS, vão até 16 de julho. O cadastro deve ser feito no site clicando aqui. O edital está disponível clicando aqui. A formação, que capacita em procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, está prevista para este semestre, na modalidade semipresencial. Há 60 vagas, divididas entre os polos de Cruz Alta e São Sepé. Podem participar jovens e adultos que já tenham concluído o ensino médio, com prioridade para produtores rurais e familiares ou trabalhadores do campo. A lista preliminar dos selecionados será divulgada em 20 de julho e a classificação final três dias depois, após o prazo de recursos. (Correio do Povo)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *