14/06/2021

Porto Alegre,  14 de junho de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.485

Aline Sleutjes apresenta desafios da cadeia leiteira em visita de parlamentares à Embrapa

Membros da Comissão de Agricultura da Câmara visitaram a Embrapa Gado de Leite, em Minas Gerais, para conhecer realidade do setor

A presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados Aline Sleutjes (PSL-PR) afirmou, nesta última sexta-feira (11), em visita técnica à Embrapa Gado de Leite, no município de Coronel Pacheco (MG), que um dos principais gargalos do setor leiteiro no país é o custo de produção e a previsibilidade de preço.

“O custo de produção tira a competitividade do nosso setor com os maiores produtores e exportadores de lácteos do mundo. A nossa meta é fazer a leitura de todos os conhecimentos, oportunidades e pesquisas para encontrarmos a melhor solução de economia para o produtor,” disse.

A visita da comissão de deputados da CAPADR à Embrapa mineira foi para colher subsídios e informações sobre os problemas enfrentados pela cadeia leiteira. Durante o encontro, a deputada, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ressaltou a importância de ajudar os pequenos produtores.

“O Brasil está mudando e não podemos ficar parados esperando a tecnologia acontecer, a gente precisa qualificar o produtor para ele fazer do leite, o queijo, requeijão e, assim, agregar valor à sua produção”. A deputada ressalta a importância de buscar alternativas para não exterminar os pequenos produtores, “precisamos ajudá-los a fazerem de suas pequenas propriedades grandes produtoras de leite”.

A deputada Aline disse ainda que cerca de 20 milhões de brasileiros sobrevivem, direta ou indiretamente, do setor leiteiro. “A nossa jornada é ver o que está dando certo nos vários estados do nosso país. Temos a obrigação moral de dar condições para que o cidadão do campo não pare e sim progrida com desenvolvimento genético, aprimoramento da cultura e alimentação mais barata de qualidade para o animal.”

Segundo dados do último Censo do IBGE, o Brasil tem 1.171.000 propriedades produtoras de leite, em 98% dos municípios brasileiros. Para o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), relator da subcomissão do leite (Subleite) na Câmara e membro da FPA, “a Embrapa é fundamental para a pecuária leiteira”.

O parlamentar sustenta que “o leite é um dos poucos alimentos que é produzido em quase todos os municípios do Brasil”. Segundo Domingos, o país tem um dos maiores mercados consumidores do mundo e tem potencial para aumentar a demanda. “Precisamos descentralizar a produção e a Embrapa tem esse papel”, explica.

A primeira visita técnica da CAPADR para definir alternativas de suporte ao setor foi na Embrapa Gado de Leite (MG). Estão previstas novas visitas aos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.

A indústria do leite no Brasil em números:

- 1,171 milhão de estabelecimentos produtores de leite, desde o pequeno da agricultura familiar, passando por médios e grandes produtores;

- A cadeia leiteira gera 4,5 postos de trabalho direto na produção por propriedade;

- Mais de 5,2 milhões de famílias vivem da produção (no setor primário) do leite;

- 20 milhões de pessoas estão na cadeia produtiva do leite em empregos no transporte, industrialização e comercialização;

- O Brasil é o 3º maior produtor do mundo de leite, e o alimento é o sexto de maior importância na cadeia do agro brasileiro. (FPA)

Lei garante Internet para professor e aluno

Foi publicada ontem, no Diário Oficial da União, a Lei 14.172, que determina o repasse de R$ 3,5 bilhões para garantir acesso à Internet, com fins educacionais, para alunos e professores da Educação Básica pública. A norma só foi possível após o Congresso Nacional rejeitar, em sessão, no início de junho, o veto total do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que originou a lei (PL 3.477/2020). O presidente Jair Bolsonaro, à época do veto (Vet 10/2021), argumentou que a matéria não apresentava estimativa do respectivo impacto orçamentário e financeiro. E os ministérios da Economia e da Educação justificaram que a proposta aumentaria a rigidez do orçamento, dificultando o cumprimento da meta fiscal e da regra de ouro (dispositivo legal que veda ingressos financeiros com endividamento superior a despesas), prevista na Constituição Federal. A lei determina o repasse de R$ 3,5 bilhões, da União para estados, DF e municípios. As fontes de recursos para o programa serão o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o saldo correspondente a metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço telefônico fixo. Na discussão da matéria no Senado, o relator da proposta, senador Alessandro Vieira (SE), explicou que os recursos podem assegurar uma oferta mensal de 20 gigabytes de acesso à Internet a todos os professores dos ensinos Fundamental e Médio das redes estaduais e municipais. E ainda permitem beneficiar estudantes da rede pública desses níveis de ensino, integrantes de famílias vinculadas ao Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, além de indígenas e quilombolas. (Correio do Povo)

Indicador do Emprego sobe após sequência de quedas