31/05/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  31 de maio de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.476

Um tempo de vacas gordas

Programa qualifica a produção de leite em Venâncio Aires, com apoio em gerenciamento e na alimentação do rebanho

Qualificar a alimentação do rebanho a partir das potencialidades das propriedades rurais e com isso aumentar a produção de leite e do bem-estar dos animais é o objetivo de agricultores de Venâncio Aires participantes do Programa de Dietas para Vacas em Lactação. As ações são desenvolvidas em 20 propriedades consideradas Unidades de Referência Técnica (URT) e refletem o comprometimento de agricultores e extensionistas rurais, a partir de um olhar sistêmico, em melhor aproveitar os recursos e as aptidões das unidades de produção e gerar renda às famílias.

O extensionista rural, em visitas programadas, orienta nos controles gerenciais, no planejamento alimentar dentro da disponibilidade de alimentos perenes e anuais, no planejamento de manejo do rebanho leiteiro e cálculo nutricional. Com base na metodologia desenvolvida pela Emater/ RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), denominada Sisleite, usa-se ferramentas técnicas e de trabalho, como mapeamento e aptidão do solo para o cultivo de pastagens, e estabelecer o planejamento das culturas para o fornecimento de alimento ao rebanho o ano todo a fim de evitar períodos de vazio forrageiro, no melhoramento genético e controle do rebanho e planilhas de cálculo de dieta ajustadas com a demanda alimentar das vacas em lactação.

"Nestas propriedades o trabalho foi baseado em comprometimento do técnico em fornecer o acompanhamento periódico programado de visitas e da propriedade em realizar e executar os trabalhos necessários para o desenvolvimento da atividade produtiva da bovinocultura de leite”, explica o extensionista rural Diego Barden dos Santos.

O início da atuação na propriedade começa pela organização da alimentação, verificando a quantidade de animais, a quantidade e o valor nutricional dos alimentos disponíveis. “É uma estratégia simples, mas que gera ótimo resultado”, avalia. Conforme Santos, a dieta equilibrada do rebanho, passo seguinte, está diretamente vinculada ao balanceamento dos alimentos fornecidos para os animais usando um software ou planilha, chamada de Boviter Leite, para realizar esta recomendação. “Ajustes de consumo de matéria seca, fibra, energia e proteína são os balanceamentos nutricionais mais importantes neste início de trabalho. Com este ajuste, começa-se a gerar ótimos resultados em saúde”, observa.

Associado ao trabalho de nutrição, também é desenvolvido o controle do rebanho, que é a organização das anotações sobre datas dos partos, inseminações, secagem das vacas e períodos pré-partos, para buscar o melhor desempenho dos animais no gerenciamento da reprodução do rebanho. Outra ação estimulada é a melhoria da qualidade genética do rebanho. (Jornal da Emater/RS)

Sem chuva há quase 100 dias, regiões de MG não devem recuperar umidade no solo

Minas Gerais é um dos estados que está dentro do alerta de emergência hídrica. O produtor Nivaldo Antônio, de Monte Santo de Minas, lamenta o cenário atual na região que já não registra chuva a quase 100 dias. De acordo com ele, sem umidade, o solo está completamente seco. “Tenho pés de café de um ano e meio que estão completamente murchos”, lamenta.

Para os próximos dias, de acordo com a Somar Meteorologia, as expectativas não são animadoras. No mês de junho, há previsão para somente três dias de chuva, com acumulados de até 12 mm, volume insuficiente para recuperar o índice de umidade no solo.

“Já em julho, o cenário também não deve mudar. A previsão do tempo prevê apenas dois dias de chuva, com acumulados que não devem ultrapassar os 6 mm”, diz a meteorologista Dessiré Brandt. (Canal Rural)

Setor de produção de alimentos se destaca na geração de empregos

A produção de alimentos gerou de janeiro a abril de 2021 um saldo positivo de 70.721 postos de trabalho com carteira assinada, o melhor resultado para o setor desde 2011.

É o que mostra o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia.

Em abril, a produção de alimentos criou 11.145 novas vagas, superando março deste ano (3.535) e abril de 2020 (-4.999).

As regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste foram as que mais criaram vagas em abril, segundo o Comunicado Técnico da CNA, a com destaque expressivo para o Sudeste: 9.751 novos postos. O Norte e o Sul, por outro lado, registraram perda líquida de 26 e 973 vagas, respectivamente.

São Paulo foi o estado que liderou a geração de novos postos de trabalho na produção de alimentos, com 5.043 vagas. Em seguida, aparecem Minas Gerais (3.542), Goiás (1.846) e Bahia (1.568).

As atividades da produção de alimentos que mais contribuíram para o bom resultado de abril, com saldo positivo de empregos foram: Cultivo de Café (4.616), Cultivo de Cana-De-Açúcar (4.456), Criação de Bovinos para Corte (2.302), Atividades de Apoio à Agricultura não Especificadas Anteriormente (1.814) e Produção de Sementes Certificadas, Exceto de Forrageiras para Pasto (1.645). (As informações são da CNA, adaptadas pela equipe MilkPoint)

Jogo Rápido

Deputado federal Alceu Moreira assume presidência da Subcomissão do Leite
O deputado federal Alceu Moreira (MDB) assumiu nesta sexta-feira, 28, a presidência da Subcomissão do Leite, na Câmara dos Deputados. É a segunda oportunidade em que o parlamentar gaúcho assume o colegiado na busca de fortalecer a cadeia láctea, através da discussão com produtores, governos e entidades. Outro tema será o debate a fim de estimular a criação de alternativas para melhorar o preço pago, como os consórcios já em atividade no Rio Grande do Sul. (Assessoria Dep. Alceu Moreira)