21/05/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  21 de maio de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.470

Projeto de Exportação de Lácteos selecionará profissional para atuar na região Sul
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), promovido pela Apex-Brasil, abrirá edital em 2021 para selecionar um profissional que atuará com as indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. A informação foi compartilhada pelo consultor da Apex-Brasil, Laudemir Muller, durante reunião virtual nesta quinta-feira (20/5). O programa tem o intuito de auxiliar e capacitar empresas, de forma gratuita e on-line, no processo de exportação de produtos lácteos brasileiros. O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Guilherme Portella, e o secretário-executivo da entidade, Darlan Palharini, estiveram presentes. Segundo Muller, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), será parceira no processo de treinamento do técnico que atuará com até 25 empresas que já demonstraram interesse em fazer parte do PEIEX. "Vamos montar um atendimento personalizado, com metodologia e conteúdos específicos. O técnico conhecerá os laticínios", afirmou. Na região Sul, o projeto está sendo formulado em parceria com a Viva Lácteos, Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e conta com apoio do Sindilat, da Aliança Láctea Sul Brasileira, do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Santa Catarina (Sindileite-SC) e do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR). Entre os pré-requisitos para fazer parte do programa, ter o selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF) é o pré-requisito. Conforme ressaltou Palharini, não só os produtos das empresas devem ter a certificação, bem como os insumos fornecidos para fabricá-los. "Alguns laticínios terão de fazer o dever de casa para começar a exportação. Além disso, é preciso pensar em qual mercado se está almejando. O mercado da exportação é outro mundo, fundamental para a nossa competitividade", destacou. Estiveram presentes na reunião Guilherme Souza Dias, assessor da CNA, Arturo Muttoni e Camila Sande, consultores da CNA, Valter Antônio Brandalise, presidente do Sindileite-SC, Wilson Thiesen, diretor executivo do Sindileite/PR, Ronei Volpi, presidente do Conseleite (PR), Rafael Macedo e Gustavo Beduschi, representantes da Viva Lácteos e Airton Spies, consultor da SpiesAgro. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

Chuva, frio e formação de geada estão previstos para os próximos dias
Os próximos sete dias terão chuvas expressivas e muito frio no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 20/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater/RS e o Irga. Entre hoje (20) e domingo (23), a propagação de uma área de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria provocarão chuva em todo Estado, com possibilidade de chuva forte entre a Fronteira Oeste e a Campanha. Na segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26), o ingresso de uma intensa massa de ar seco e frio provocará novo declínio das temperaturas, com valores negativos e formação de geadas na maioria das regiões. Os volumes previstos oscilarão entre 15 e 30 mm na maioria das áreas. Somente na Campanha e Faixa Central os valores variarão entre 35 e 50 mm, e poderão alcançar 65 mm na Fronteira Oeste. O boletim agrometerológico completo pode ser acessado clicando aqui. (SEAPDR)

Cooperativa Piá realiza Assembleia Geral Ordinária
A Piá realizará no dia 24 de junho sua Assembleia Geral Ordinária, às 9h. Pela primeira vez na história da Cooperativa, a reunião será online. O novo formato digital visa preservar a saúde e a vida de todos os participantes e da comunidade, evitando possíveis aglomerações e auxiliando no combate a Covid-19. Entre os vários assuntos que serão tratados durante a Assembleia está a prestação de contas de 2020, com apresentação de Relatório de Gestão, Balanço e Parecer da Auditoria Externa, Demonstrativo das Sobras Apuradas ou das Perdas e Parecer do Conselho Fiscal, além do Plano de atividades para 2021. Também será realizada a eleição e posse dos novos Conselho de Administração, Diretoria Gestão 2021/2025 e conselho fiscal. Para participar da reunião online, os associados podem realizar o cadastro no link: agopiacadastro.elejaonline.com, até o dia 21 de junho, às 23h59. Após essa data, deverá ser realizado presencialmente na sede da Cooperativa, localizada na Rua Frederico Michaelsen nº 129, em Nova Petrópolis, nos dias 22 e 23, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, e no dia 24, das 7h30 às 8h30. A partir do dia 22 de junho, os inscritos receberão por SMS e por e-mail um login e uma senha para participarem da Assembleia Geral através do link: assembleiageralordinaria.elejaonline.com Mais informações podem ser obtidas nas filiais da Cooperativa. Já o edital pode ser conferido na íntegra no site oficial clicando aqui. (Cooperativa Piá)

Jogo Rápido

E-book exclusivo com as 5 principais enfermidades do gado leiteiro e tratamentos eficientes

Diversas enfermidades podem acometer as vacas leiteiras, tais como a mastite, infecções uterinas, afecções podais entre outras que afetam diretamente a produtividade da fazenda e trazem prejuízos econômicos. Dessa forma, é importante compreender essas afecções a forma mais eficiente de tratamento. Quer saber mais? Baixe o e-book “Enfermidades do gado leiteiro” clicando aqui. (Milkpoint)