10/05/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  10 de maio de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.461

Ministros de cinco países aprovam declaração conjunta sobre sistemas alimentares

Os países integrantes do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) aprovaram na terça-feira (4) uma declaração conjunta para fortalecer sua posição sobre sistemas alimentares. O documento, intitulado “Princípios e Valores da Região para a Produção de Alimentos no Marco do Desenvolvimento Sustentável”, é assinado pelos ministros do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai e cita pontos como segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, respeito às diferenças locais e cooperação internacional.

Os ministros dos cinco países se reuniram na manhã da terça-feira, 04 de maio de 2021, de forma virtual. A declaração pontua que não existe um modelo único de desenvolvimento que sirva a todas as nações do mundo. “Portanto, é essencial uma visão inclusiva da sustentabilidade dos sistemas alimentares com soluções que se adaptem às realidades e necessidades locais, com base em sólidos argumentos científicos”, diz o texto.

Segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, o documento fortalecerá a posição conjunta dos países signatários. “Essa Declaração reflete o exercício construtivo e o bom diálogo entre todos nós, o que resultou em um texto ao mesmo tempo contundente e equilibrado. Levará, certamente, uma mensagem a ser internacionalmente considerada na promoção dos nossos interesses”.

A ministra destacou a necessidade de os países da América do Sul pensarem em uma mensagem única da região para a Cúpula dos Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. “Devemos registrar nossas posições e formar coalizões em torno das áreas de ação de nosso interesse”, disse Tereza Cristina, reforçando sua disposição para trabalhar em coordenação com os demais países. “Todos os recursos técnicos e diplomáticos de nossos países serão exigidos para que a voz da América do Sul seja, de fato, ouvida na dinâmica da Cúpula”.

Como parte do processo preparatório para a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, o governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, está organizando o Diálogo Nacional, com o objetivo de ouvir a sociedade sobre o aprimoramento do sistema alimentar brasileiro. As três primeiras videoconferências serão realizadas entre os dias 10 e 14 de maio de 2021.

No evento de hoje, Tereza Cristina também reiterou o apoio do Brasil à reeleição de Manuel Otero como Diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), posição que foi ratificada pelos demais ministros. (MAPA)

Baixa emissão de carbono é aposta para produção sustentável de alimentos

Sustentabilidade - A sustentabilidade caminha ao lado do setor agropecuário há muitos anos, contribuindo para equilibrar a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente. Em propriedades rurais de todo o Brasil, é possível ver bons exemplos de produtores que aplicam as tecnologias de baixa emissão de carbono.

Na Fazenda Pontal dos Angicos, no Distrito Federal, o produtor João Araújo Neto separou 330 hectares para a produção integrada de pecuária e floresta, unindo eucalipto e gado de corte. Em 10 anos, o pecuarista recuperou a pastagem, melhorou a produtividade e teve mais renda.

“A reforma da pastagem já era necessária. Com a integração, a produtividade do pasto e do rebanho aumentou. O gado também ficou mais saudável e os ataques de moscas e carrapatos reduziram”, disse João.

A união entre pecuária e floresta trouxe outras vantagens para a propriedade. A ambientação entre eucalipto e capim ajuda a preservar a umidade, tanto no solo, quanto no ar, garantindo que o rebanho enfrente o período de estiagem da região Centro-Oeste com uma pastagem de qualidade.

“Um pasto recuperado e bem manejado permanece verde no período da seca. Oferecer essa pastagem para o gado é permitir o ganho de peso do animal na entressafra”, explicou o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR/DF), Ronaldo Trecenti.

A recuperação de pastagens degradadas e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) são tecnologias de baixa emissão de carbono trabalhadas no Plano ABC, que durou de 2010 a 2020. O programa contribuiu para que o Brasil alcançasse as metas do Acordo de Paris na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Segundo o coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias, o produtor rural, através do programa ABC, cumpriu grande parte das obrigações do país na redução das suas emissões, baseadas no ano de 2005, atingindo 115% do volume proposto de carbono nas metas voluntárias.

“O produtor se mostrou preparado para atender o chamado do Brasil no desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária”, disse o coordenador.

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a cada 1 real investido pelo Plano ABC, os produtores rurais investiram outros 7 reais em recursos próprios, comprovando a importância de uma produção voltada a aproveitar recursos naturais, através da inserção de tecnologias.

Na última safra, a linha de crédito que financia o Plano ABC atingiu quase R$ 2 bilhões em valor contratado, segundo o Banco Central. “Os produtores rurais investiram tempo, dinheiro e tecnologia para serem cada vez mais produtivos, utilizando os recursos naturais com eficiência”, afirmou Nelson Ananias.

Plano ABC+ – Com o encerramento do antigo programa, foi lançado em abril deste ano o Plano ABC+ 2020-2030 com o objetivo de renovar as metas para os próximos anos.

Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ABC+ promove a abordagem integrada da paisagem como marco conceitual, estimulando a gestão integrada das propriedades rurais e o uso eficiente dos recursos naturais.

“O novo plano também é importante para a promoção do crescimento econômico, pois os produtores rurais aderem às práticas de baixa emissão de carbono por trazerem eficiência e renda, conciliando conservação e produtividade”, disse a ministra na cerimônia de lançamento do novo plano.

Além da recuperação de pastagens e do sistema ILPF, o Plano ABC inclui tecnologias de sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas. No novo plano foram incluídas estratégias combinadas de atuação e mitigação de GEE e a abordagem integrada da paisagem. Assista a reportagem do programa Nosso Agro, clicando aqui. (CNA)

Gestão de pessoas e resultados: qual é a importância na produção de leite?

segundo encontro do MilkPoint Experts: Feras da Gestão, ocorreu dia 07/05 foi um oferecimento da Boehringer Ingelheim e trouxe uma manhã envolvendo discussões sobre gestão de pessoas e resultados na atividade leiteira. Neste segundo dia, o evento contou com 1245 inscritos, sendo 44% produtores de leite e 31% técnicos.

Para iniciar, contamos com a palestra do Sérgio Soriano, Médico Veterinário e Gestor da pecuária leiteira na Fazenda Colorado, a maior produtora de leite do país (mais de 80 mil litros/dia) de acordo com o levantamento Top 100 2021 do MilkPoint. Durante sua apresentação, Soriano trouxe pontos que ajudaram na evolução da fazenda ao longo dos últimos anos, e ressaltou: “o futuro é construído hoje.”

Contudo, além do planejamento estratégico, Sérgio enfatizou a importância das pessoas para o sucesso da propriedade leiteira. Para ele, “a maneira de conduzir o seu dia a dia e de interagir com as pessoas, vai fazer a diferença no resultado como um todo”, e completou “os colaboradores são o foco primário da cadeia do agronegócio.”

Reiterando a importância da gestão de pessoas nas fazendas, Marcelo Cabral, Médico Veterinário e Consultor na Embratec, comentou sobre as maneiras de engajar os colaboradores para obter resultados de sucesso. O consultor destacou que o ambiente de trabalho é peça fundamental, uma vez que “reflete na atração e retenção de talentos.”

Em sua palestra, Cabral apresentou uma série de abordagens simples e direta para que todas as fazendas, de qualquer lugar do Brasil, consigam engajar seus colaboradores, “pessoas são pessoas, nos Estados Unidos, Europa, Japão, China, onde for.”

Para finalizar, Matheus Balduino, Médico Veterinário e Técnico da Rehagro abordou a gestão de custos na produção de leite. Afinal, além do bom gerenciamento de pessoas, é de suma importância controlar e gerenciar os resultados da propriedade. O técnico destacou a importância do controle do fluxo de caixa e a apuração de custos de produção de cada setor da fazenda.

“A importância do fluxo de caixa completo é conseguir enxergar um tempo antes, a necessidade de dinheiro que vou ter lá na frente, isso faz com que você consiga se planejar para um momento de mais aperto”, salientou. (Milkpoint)

Jogo Rápido

No radar - Biodigestores
A instalação de biodigestores poderá ter um programa de incentivo semelhante ao Pró-Milho. O tema vinha sendo trabalhado com a Secretaria da Agricultura e acaba de ganhar reforço da Ciência e Tecnologia, conta Zilá Breitenbach, presidente da Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores. (Zero Hora)