10/12/2020

Porto Alegre, 10 de dezembro de 2020                                                  Ano 14 - N° 3.365

Recepção de leite no 3º trimestre de 2020

No 3º trimestre de 2020, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal) foi de 6,45 bilhões de litros, equivalente a aumentos de 2,6% em relação ao 3° trimestre de 2019, e de 10,7% em comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Apesar dos impactos econômicos causados pela pandemia do COVID-19, esse resultado representa um recorde para um 3º trimestre, levando em consideração a série histórica, iniciada em 1997. No Gráfico I.12 é possível perceber um comportamento cíclico no setor leiteiro, em que os 3º trimestres regularmente apresentam incremento em relação ao período precedente, impulsionado pelo início da safra em algumas das principais bacias leiteiras do País. O mês de maior captação dentro do período, foi agosto, no qual foram contabilizados 2,18 bilhões de litros de leite.

No comparativo do 3º trimestre de 2020 com o mesmo período em 2019, o acréscimo de 163,81 milhões de litros de leite captados, em nível nacional, é proveniente de aumentos registrados em 10 das 26 UFs participantes da Pesquisa Trimestral do Leite. Em nível de Unidades da Federação, os incrementos mais significativos ocorreram no Paraná (73,72 milhões de litros), Minas Gerais (66,89 milhões de litros), Santa Catarina (28,28 milhões de 26 litros) e Bahia (22,75 milhões de litros). Em compensação, as reduções mais relevantes ocorreram em Goiás (-27,32 milhões de litros), Espírito Santo (-7,9 milhões de litros) e Mato Grosso (-5,77 milhões de litros). Minas Gerais continuou liderando o ranking de aquisição de leite, com 25,1% da captação nacional, seguido por Paraná (14,7%) e Rio Grande do Sul (13,8%) (Gráfico I.13).

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço líquido médio do litro de leite pago ao produtor no 3º trimestre de 2020 foi de R$ 1,94, valor 41,6% acima ao praticado no trimestre equivalente do ano anterior. Em comparação ao preço médio auferido no 2° trimestre de 2020, houve aumento de 34,0%. (Gráfico I.14).

Gráfico I.14 - Evolução do preço líquido médio do leite cru pago ao produtor (R$/l)¹ - trimestres 2015-2020

Segundo o IPCA, o item Leite e derivados teve alta de 15,93% no acumulado de janeiro a setembro de 2020, acima do Índice geral da inflação, de 1,34%. Todos os sete subitens apresentaram variação positiva no período, sendo que as altas mais expressivas foram relacionadas ao Leite longa vida (+30,38%), Leite em pó (+11,85%) e Leite condensado (+8,78%). O item Iogurte e bebidas lácteas (+1,08%) foi o único a apresentar variação inferior ao Índice geral (Gráfico I.15).

A maior parte da captação de leite pelos laticínios brasileiros foi realizada por estabelecimentos de grande porte, que receberam mais de 50 mil litros de leite/dia (15,0% do total de estabelecimentos) e foram responsáveis por 86,0% do volume de leite cru captado no 3º trimestre de 2020 (Tabela I.13).

No 3º trimestre de 2020 participaram da Pesquisa Trimestral do Leite 1 852 estabelecimentos, 737 registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), 820 nos Serviços de Inspeção Estadual (SIE) e 295 nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), respondendo, respectivamente, por 91,5%, 7,9% e 0,6% do total de leite captado. O Estado do Amapá foi 29 a única Unidade da Federação a não participar da Pesquisa por não apresentar estabelecimento elegível ao universo investigado. (Fonte: IBGE/Terra Viva )

Quais são os preços do leite nos principais países produtores?

Preços – Na Argentina está ocorrendo redução no preço em relação ao ano anterior na ordem de 8,6%. Junto com o Uruguai, são os únicos países cujos valores caíram. Nos demais houve aumento de preços.

O Observatório da Cadeia Láctea Argentina (Ocla) publicou um levantamento do preço do leite ao produtor em dólares por litro dos principais países produtores do mundo, em outubro.

O OCLA também publicou os valores de Reais, Euros e Dólar neozelandês, convertidos ao dólar norte-americano no câmbio oficial. O preço de cada 100 libras de leite dos Estados Unidos foi dividido por 45,359. (Fonte: Revista Chacar – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

1º Workshop de Inovação Financeira do Agronegócio
Acontecerá no próximo dia 16/12/2020, quarta-feira, a partir das 09h, no canal da ENAGRO no Youtube, o 1º Workshop de Inovação Financeira do Agronegócio . O objetivo desse Workshop é criar uma exposição de serviços financeiros inovadores para o campo, visando aproximar empresas e produtores em prol do desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio. (ENAGRO)