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03/08/2020

 

Porto Alegre, 03 de agosto de 2020                                              Ano 14 - N° 3.276

ARGENTINA: Classificação da indústria de laticínios 2019/2020
Todas as empresas que processaram mais de 100.000 litros de média diária de leite no período entre 1 de julho de 2019 e 30 de junho de 2020 foram tomadas para preparar o ranking.De acordo com a pesquisa industrial de 2018 realizada pela Diretoria Nacional Láctea, das 670 indústrias pesquisadas, cerca de 47 indústrias processadas na época, mais de 100.000 litros de leite por dia.
Por questões de sigilo estatístico, não é possível obter as informações do DNL - MAGyP, referentes aos litros processados por cada setor, e também não é possível, por razões de defesa da concorrência, recorrer a esses dados através das respectivas câmaras de negócios. . Portanto, a OCLA passou a solicitar a cada uma das empresas que tivéssemos a possibilidade de contato (34), os dados referentes ao volume de leite processado.
Abaixo está o ranking das empresas que foram solicitadas e concordaram em fornecer:
 
Observações e informações complementares :
• Consideramos que o ranking também deve incluir o Valor total do faturamento industrial e o Faturamento por litro de leite processado, que tentaremos incorporar em nossa próxima publicação.
• Na Argentina, no período analisado, o faturamento médio industrial foi de US $ 0,53 / litro de leite.
• Esse valor, por exemplo, para o ranking das 20 maiores indústrias de laticínios do mundo é próximo a US $ 1,00 / litro de leite (IFCN-2018). Uruguai em 2019/2020: US $ 0,53 / litro, considerando que as exportações representam 70% do destino comercial de litros de leite processado (INALE), quando na Argentina representam 20%.
• Para medir o nível de concentração industrial, é usual o uso do Índice Cr4: quanto processam as quatro principais empresas.
• A principal empresa da Argentina (Cr1) processa 12% do leite total, cujo valor nos principais países leiteiros do mundo é da ordem de 35%.
• O Cr4 atinge 32% na Argentina, quando no mundo dos laticínios as quatro maiores empresas processam mais de 75% da produção total.
• Esses números mostram uma grande atomização no processamento de leite na Argentina.
• Nas dez principais indústrias, 37% são processadas por empresas multinacionais (com sede em outros países).
• O sistema cooperativo para processamento de leite representa 5% (quase 50% do leite processado nos principais países leiteiros do mundo é através de cooperativas). Deve-se notar que, como um setor de produção primária, as cooperativas concentram na Argentina cerca de 26% da produção total de leite.
• Em meados dos anos 90, o Cr1 era de 18%, o Cr4 de 50% e as cooperativas possuíam 25% do leite total produzido na Argentina. 
Aspecto metodológico: considera-se leite processado o que cada indústria costuma comprar de terceiros (recebe, no caso de cooperativas), a produção própria e o leite proveniente de indústrias fora do ranking para compras temporárias.  (OCLA – Tradução livre: Sindilat/RS)
             

Hábito de cozinhar em casa aumenta vendas e resultados de cooperativa gaúcha

Faturamento da Piá cresceu 8,5% no primeiro semestre

Com forte aumento nas vendas de requeijão, manteiga, nata, doce de leite, usados nas receitas que os gaúchos tiveram de aprender a fazer em casa, o faturamento da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, subiu 8,5% no primeiro semestre.

Jeferson Smaniotto, presidente da Piá, contou à coluna que o produto mais vendido foi o requeijão na embalagem de 400 gramas, lançada no ano passado como opção à de 180 gramas, mais comum.

– O aumento nas vendas desse requeijão foi o mais que mais espantou. Com as famílias em casa, e na cozinha, o consumo em 400 gramas explodiu – relatou, detalhado que o salto chegou a 28% nesse tipo de embalagem.

Conforme Smaniotto, a Piá tem se focado na contínua profissionalização da gestão e na melhoria dos resultados financeiros. A partir de março, detalha, houve necessidade de adaptação aos efeitos econômicos da pandemia. Ocorreram mudanças nos setores administrativo-financeiro e comercial-marketing. O objetivo foi diversificar produtos, com investimentos em máquinas e equipamentos.

Na última década, a Piá acumula investimentos de R$ 95 milhões em estrutura física. Agora, quer colher os resultados dessa aposta cautelosa, mas também ousada. O próximo passo será um reforço na linha de sobremesas e nos leites vitaminados, mas Smaniotto afirma que ainda neste ano a cooperativa vai dar um passo importante na sua trajetória, que prefere não revelar porque alerta a concorrência. (Zero Hora)

Leite/Europa
Observadores do setor lácteo da Europa Ocidental avaliam que os custos da alimentação animal estão mais razoáveis. As recentes chuvas ajudaram no crescimento das pastagens, e o otimismo em relação à produção de leite aumenta.

A produção de leite na União Europeia (UE) no mês de maio de 2020 foi 0,4% maior do que a registrada em maio de 2019, de acordo com a Eurostat. De janeiro a maio de 2020 a produção foi 1,3% acima da verificada no mesmo período do ano passado. As variações nos principais países produtores na mesma comparação foram: Alemanha (+1,1%); França (+0,9%); Holanda (+2,4%); Itália (+3,15); e Reino Unido (+0,9%).

O mercado de queijos na Europa Ocidental ficou estável e a produção por países entre janeiro e maio de 2020, em relação ao ano anterior registraram as seguintes variações: Alemanha (+2,5%); França (-0,8%); Holanda (-3%); Itália (-0,3%); e Reino Unido (+0,1%). No mês de maio, o aumento na UE foi de 2,2% quando comparado com maio de 2019.

As vendas de queijo no mercado varejista estão boas. Os pedidos estão constantes. A demanda de exportação está sendo bem atendida. Muitos contratos previstos para o final de 2020 permanecem em negociação. Existe divergência de desempenho em relação aos estoques de queijos curados nas indústrias. Algumas relatam estoques suficientes e outras, avaliam que estão com estoques baixos.  

As exportações de queijos entre janeiro e maio de 2020 caíram 3,7% em relação a janeiro-maio/2019. Os principais destinos nos primeiros quatro meses do ano, em volume e percentual foram: Reino Unido, 138.047 toneladas (31,9%); Estados Unidos, 38.165 toneladas (8,8%); e Japão, 35.110 toneladas (8,1%).  primeiro trimestre de 2020
 

A produção de leite na Polônia em maio de 2020 foi 1,8% superior à registrada em maio de 2019. De janeiro a maio de 2020 a produção total ficou 1,7% acima do volume captado entre janeiro e maio de 2019. A produção de algumas commodities lácteas na Polônia, entre janeiro e maio de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, foram: queijo (+4,4%); manteiga (+10,2%); leite em pó desnatado (-1,7%); e leite em pó integral (-0,1%).

A produção de leite na República Checa no mês de maio foi 3,7% maior do que a de um ano antes, e de janeiro a maio de 2020, o volume foi 4,5% superior ao verificado entre janeiro e maio de 2019. A produção de commodities lácteas na mesma comparação foram: queijos (+8,7%); manteiga (+3,3%); leite em pó desnatado (+8,3%); e leite em pó integral (-9,1%). (Usda – Tradução Livre: Terra Viva)


                

 
Piracanjuba Health & Nutrition faz doação do IMUNODAY para celebrar o Dia Nacional de Saúde
O Dia Nacional da Saúde carrega uma importante mensagem: a data de 5 de agosto é dedicada à conscientização acerca do valor da saúde. Paralelo a esse objetivo, a Piracanjuba Health & Nutrition também incentiva o cuidado com o bem-estar e o fortalecimento da imunidade e, assim, lançou o IMUNODAY, ideal para aumentar as defesas do organismo. Para celebrar a data, a marca promoverá a experimentação do produto, que conta com 23g de beta-glucana de levedura, é rico em vitaminas C, B12 e D, não tem glúten e é zero açúcar. Por meio de uma parceria com a Rede RD - das farmácias Drogasil, DrogaRaia e Onofre - os consumidores paulistas poderão receber o IMUNODAY em casa, gratuitamente. Para isso, basta acessarem www.drogasil.com.br no dia 5 de agosto, escolher o produto no sabor Chocolate Zero Lactose e adicionar o código IMUNODAY na página de pagamento, que debitará apenas R$ 0,01 do comprador, como forma de bonificação. “Diante da celebração do Dia Nacional de Saúde, especialmente nesses tempos em que a imunidade tem papel salutar na manutenção da saúde, a ação tem o objetivo de presentear consumidores de qualquer idade e promover a degustação do IMUNODAY. Os interessados poderão requerer o produto de forma on-line e com direito à entrega gratuita”, comenta a Gerente de Marketing, Lisiane Guimarães. A ação durará um dia, reforçando a comemoração de 5 de agosto ou, enquanto durarem os estoques. Serão milhares de unidades do IMUNODAY sendo doadas aos consumidores. Os códigos de desconto serão limitados a um para cada CPF, dando a oportunidade de que várias pessoas tenham a oportunidade de conhecer IMUNODAY, a dose diária de imunidade. (As informações são da Piracanjuba)
 

 

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