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27/10/2016

 

Porto Alegre, 27 de outubro de 2016 .                                               Ano 10- N° 2.380

 

   Brasil superou importações de leite em pó da China em setembro

Com a forte queda na captação de leite no Brasil e preços mais altos do que os dos países vizinhos, 2016 tem apresentado importações em volumes recordes. Tão recordes que, em conjunto com a queda na demanda chinesa por lácteos importados, o Brasil superou as importações de leite em pó chinesas no mês de setembro. 

Enquanto os chineses importaram 16,4 mil toneladas de leite em pó (7,2 mil toneladas de leite em pó integral e 9,2 mil toneladas de leite em pó desnatado), o Brasil importou 19,7 mil toneladas de leite em pó (14,9 mil toneladas de leite em pó integral e 4,8 mil toneladas de leite em pó desnatado). As informações podem ser vistas no gráfico a seguir. (As informações são da Equipe MilkPoint)

Gráfico 1 - Importações de leite em pó - Setembro/16. 

  
 
Abertas as inscrições para o III Seminário de Segurança Alimentar

Estão abertas as inscrições para o III Seminário de Segurança Alimentar - Competências e Responsabilidades, que acontece no próximo dia 31, das 9h às 17h, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre. O evento faz parte do Programa Segurança Alimentar e tem como tema as competências e responsabilidades para fiscalização da produção, distribuição e comercialização de alimentos, bem como suas implicações e riscos à saúde.

O objetivo do encontro é contribuir na intensificação de medidas protetivas do setor de alimentos, esclarecer e alinhar o entendimento acerca das competências para fiscalizar cada setor e as responsabilidades dos fornecedores, consumidores, bem como as responsabilidades funcionais. Ainda, orientar acerca das ações a serem adotas para a criação desses serviços. Além disso, pretende compartilhar informações sobre alimentos impróprios para o consumo entre os órgãos que atuam na área e orientar os consumidores a fiscalizarem os produtos, buscando informações relevantes para sua segurança, antes de adquiri-los. A programação do dia foi organizada em três painéis: Competências para a fiscalização e inspeção sanitária, Responsabilidades dos Fornecedores perante o CDC e Responsabilidades funcionais (Administrativa, Civil e Criminal). 

O encontro, promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Caocon), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), contará com a participação de membros e servidores do Ministério Público, gestores municipais, técnicos e especialistas da área.  As inscrições podem ser feitas no site do MP, ou clicando AQUI. (MP/RS) 

  

Oferta de leite deve continuar apertada em 2017, aponta Rabobank

A redução na produção global de leite tende a continuar em 2017, mas a influência desse fundamento sobre os preços da commodity deve ser limitada em virtude da demanda frágil e dos amplos estoques, avaliou nesta quarta, 26, o banco holandês Rabobank. A instituição cita problemas, principalmente, na Nova Zelândia, onde o menor rebanho e o estresse hídrico em partes da região norte do país têm afetado a oferta do produto. Também nesta quarta, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que a produção de leite no Japão se recuperou em 2016, mas adversidades climáticas tendem a reduzir o potencial de crescimento neste trimestre e também nos próximos. Além disso, os preços mais altos dos bovinos de corte podem fazer com que os produtores troquem a produção de leite por rebanhos com a genética wagyu (gado de corte). (Canal Rural)

Tetra Pak 

A Tetra Pak, fabricante sueca de embalagens cartonadas para bebidas e também alimentos sólidos, vai abrir o chamado Customer Innovation Center no Brasil. Ele será instalado em Monte Mor (SP), onde a companhia já tem uma unidade, e exigirá investimento de € 6,2 milhões. Esse será seu terceiro centro de inovação ao consumidor do mundo. O primeiro foi aberto em Denton, a 40 minutos de Dallas (Texas), há dois anos. O segundo deve ser inaugurado em Cingapura, em janeiro de 2017. Já o terceiro abre as portas entre março e abril do ano que vem no Estado de São Paulo e visa trabalhar com as empresas clientes na concepção dos novos produtos até o projeto final.

"Esse centro vai ajudar os clientes a desenvolverem suas ideias de novos produtos, até o produto final. Eles poderão chegar com um problema e nós ajudaremos a pensar na solução", diz a argentina Julia Elena Sotera, diretora de serviços de marketing para as Américas da Tetra Pak. Dependendo do projeto, os clientes poderão ficar imersos no centro por até três dias. O centro foi idealizado há dois anos e faz parte do projeto global de expansão da Tetra Pak, negócio fundado em 1951, hoje presente em 17 países e € 11,9 bilhões em vendas em 2015. A companhia, ainda familiar e nas mãos do neto do fundador, vendeu 184 bilhões de embalagens em 2015 no mundo. O Brasil, conta Julia, é o segundo maior mercado da Tetra Pak no mundo, atrás da China.

Embora a crise econômica tenha afetado o consumo ao longo de 2016, a executiva garante que suas vendas não caíram neste ano. O faturamento da subsidiária brasileira deve estabilizar em 2016 e retomar o crescimento em 2017. "Ganhamos 'market share' neste ano. Só em leite, temos 56% de todo mercado brasileiro que consume 11 bilhões de litros no ano." No Brasil desde 1957, a Tetra Pak visa projetos de longo prazo, garante a executiva. Embora a categoria de leite UHT e a de sucos sejam, na ordem, as mais representativas da receita, ela conta que os produtos baseados em leite, como creme de leite, leite condensado e leite aromatizado, avançam em embalagens cartonadas, mercado com potencial de manter a Tetra Pak crescendo por muitos anos.

As duas fábricas que a companhia têm no Brasil ¬ Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR) ¬ ainda têm capacidade para atender as futuras demandas do mercado doméstico e abastecer outros países da América Latina, hoje atendidos por essas unidades. Na semana passada, a Tetra Pak divulgou o estudo "Spending power of Seniors to hit US$ 10 trillions by 2020: how the food and drink industry can attract the over 60s", que mostra as tendências de consumo até 2020 pela população com mais de 60 anos, cada vez mais ativa, capitalizada e consumista (preferem qualidade a quantidade e buscam produtos que valorizem saúde e bem¬estar). Segundo as Nações Unidas, até 2050, mais de 22% da população mundial terá mais de 60 anos, comparado aos 8% hoje. Isso os torna os consumidores de maior potencial de crescimento do mundo e alvo para as fabricantes mundiais de bebidas e alimentos. O Japão atingirá 31% de habitantes com mais de 60 até 2020 ¬ eram 26% em 2005. Já nos BRICs, esse percentual subirá de 11% para 16%. Os chamados seniores gastam 20% da renda com alimentação e bebida enquanto os mais jovens direcionam até 18% dos ganhos com os mesmos fins.

Pelos estudos realizados por institutos como Nielsen, Mintel e Euromonitor e pesquisas conduzidas por ela própria, a Tetra Pak acredita que esse público quer viver mais e melhor, próximo da família, fora de casa (viajar e praticar atividades físicas) e não ser tratado como velhos (e isso inclui até produtos desenvolvidos pela indústria). (Valor Econômico) 

 

Preço do leite no Uruguai subiu a US$0,31 o litro
Os 164.5 milhões de litros representaram o menor volume desde setembro de 2009, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional do Leite (Inale) do país. No acumulado janeiro-setembro foram enviados 1.226 milhões de litros para as plantas industriais, 13% a menos do que o acumulado de 2015. A maior baixa do ano foi registrada em junho, quando a queda foi de 19%. Em setembro, o preço pago ao produtor por litro de leite enviado à indústria subiu a $8,79 (em pesos uruguaios - R$0,98*). Em agosto, este número era de $8,75 (R$0,97). Na comparação interanual, o aumento é de 16%. Em setembro de 2015, o preço pago girou em torno de $7,57 (R$0,64) o litro. Medido em dólares, o valor por litro registrou seu maior nível em setembro de 2016, com US$0,31 ($8,70 em pesos uruguaios, R$0,97 em reais). (Cenario MT)
 
 

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