Fronteira Noroeste unida pelo desenvolvimento da cadeia produtiva do leite

A Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul tem grande vocação para o agronegócio, especialmente no que se refere à cadeia produtiva leiteira. E, buscando potencializar o alcance de produtos de alta qualidade e produtividade, o Arranjo Produtivo Local (APL) da Fronteira Noroeste tem tido importante destaque neste debate, como ocorreu nesta quarta-feira (11/5), no auditório do Campus Setrem, em Três de Maio. O encontro recebeu mais de 60 pessoas, entre representantes de instituições de ensino, cooperativas, organizações, sindicatos, entidades, beneficiadoras de leite, além de produtores, para debater e traçar estratégias relativas à cadeia produtiva do leite.

Entre os objetivos da reunião esteve a construção de um plano de atividades a ser desenvolvido neste primeiro ano na região. No esforço de fortalecer a cadeia produtiva do leite no Noroeste do Estado, o APL se propõe a servir como um instrumento para a capacitação de profissionais que atuam no segmento. Segundo o diretor técnico da Funcap e gestor do APL, Diórgenes Albring, entre as funções está incentivar e auxiliar no maior investimento em mão de obra local. “Investir em qualificação profissional é essencial para elevar o nível de qualidade da nossa produção”, disse.

Representando o Sindilat, o secretário-executivo Darlan Palharini destacou que o APL é fundamental no processo de desenvolvimento da região, reconhecendo dificuldades e oportunidades. “A APL Leite já é uma realidade e está se solidificando, trazendo mais parceiros e discutindo marcos regulatórios. É uma grata surpresa e o Sindicato espera colaborar e que este exemplo sirva para outras regiões do Estado. A busca do APL gera desenvolvimento”, enfatizou, destacando que a região Noroeste é uma das maiores bacias leiteiras do Estado.

Com informações de Paulo Vitor Daniel/Assessoria de Comunicação Setrem

Crédito: Leonardo Konzen/Assessoria de Comunicação Setrem