Pular para o conteúdo

04/03/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 04 de março de 2021                                                  Ano 15 - N° 3.415


Protein + Whey é a novidade da Piracanjuba para incrementar a ingestão diária de proteína
Novidade Piracanjuba - As proteínas são grandes aliadas na alimentação, afinal, cumprem importantes funções no organismo, pois atuam na defesa do corpo, na formação dos músculos, na coagulação sanguínea e, ainda, na composição dos hormônios. 
 
 
É por tudo isso que a ingestão diária, recomendada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla, em inglês), indica que o consumo mínimo é de 0,8 gramas de proteína por quilo de peso. 

Na correria do dia a dia, nem sempre é possível realizar refeições completas e que resultem nesse total de consumo diário de proteínas. Para facilitar a vida dos consumidores e proporcionar praticidade, a Piracanjuba acaba de lançar o Protein + Whey, com 10 gramas de proteínas por porção de 200 ml.

O produto une saudabilidade à sustentabilidade e à inovação, uma vez que será vendido em embalagens Tetra Stelo™ Aseptic Edge da Tetra Pak de 1L, inédita no mercado brasileiro. O novo formato é ergonômico e arredondado, o que facilita o manuseio junto a um design moderno, prático e funcional. 

Inclusive, a inovação está presente na tampa também, desenvolvida com tecnologia para garantir aderência e um ponto de abertura que fica facilmente identificável, sendo uma característica que reforça a visibilidade de que a embalagem está com seu conteúdo protegido. Assim como todas as embalagens cartonadas da Tetra Pak, a Tetra Stelo é reciclável e composta por materiais renováveis.

“O Protein + Whey chegou para contribuir com o aporte diário de proteínas. É rico em cálcio, zero lactose, sem adição de açúcares, livre de gordura trans e com proteína de alto valor biológico”, ressalta a Gerente de Marketing, Lisiane Campos.

O produto chega ao mercado com dois sabores: Coco, que é uma excelente fonte de energia e proporciona saciedade e Pasta de Amendoim, que possui capacidade antioxidante, além de inúmeros benefícios para a saúde, como fibras, gorduras boas, vitaminas, minerais e compostos funcionais.

“Indispensáveis para a formação de muitas estruturas do corpo, são as proteínas que nos ajudam a manter a pele, a unha, o cabelo e os músculos saudáveis. Também pode servir como uma importante fonte de energia para o metabolismo celular. O cálcio, por sua vez, participa da estruturação dos ossos e dentes e auxilia no funcionamento muscular e neuromuscular. Juntar esses dois ingredientes, em um produto prático, é a aposta da Piracanjuba para nutrir com sabor e muito mais saudabilidade” reforça Lisiane.

A partir de março, consumidores de todo o Brasil poderão escolher o sabor preferido do Piracanjuba Protein + Whey nas gôndolas dos principais pontos de vendas, além das opções de compra pelos sites
de e-commerce parceiros.

A identidade visual do produto foi idealizada pela Pande, agência de design especializada na gestão de marcas, que priorizou um layout com forte presença da cor branca, assegurando uma comunicação eficaz para todas as faixas etárias de público, aproximando-o à categoria Leite, sem deixar de destacar os benefícios da proteína. (Assessoria de Imprensa Piracanjuba)

 

PIB do setor agropecuário apresentou crescimento de 2% em 2020

PIB do Agro - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (3) os dados do Produto Interno Bruto (PIB) referentes a 2020. Segundo o Instituto, a Agropecuária registrou alta de 2,0%, aumentando a participação no PIB de 5,1% em 2019, para 6,8% em 2020.

A partir dos dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), e das pesquisas da Pecuária, o IBGE destacou que contribuições positivas para o crescimento do PIB foram dadas principalmente pela soja, cuja produção cresceu 7,1% em 2020, café, 24,3% e milho, 2,7%. Contribuição negativa foi observada na laranja, que teve uma redução de 10,6% na produção em relação a 2019, fumo (-8,4), e queda do desempenho de bovinos.

“Apesar das variações na produção, devido a problemas climáticos que afetam a Agropecuária, mesmo assim, em 24 anos, tivemos apenas três anos com redução do PIB”, aponta o  coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques.

Taxas anuais de crescimento da Agropecuária

Outros setores apresentaram queda no PIB, como a Indústria (-3,5%) e os Serviços (-4,5%). O PIB totalizou R$ 7,4 trilhões em 2020, a Agropecuária 439,8 bilhões, a Indústria 1,3 trilhão, e Serviço R$ 4,7 trilhões. Segundo o IBGE, tendo em vista os efeitos adversos da pandemia de Covid-19 em 2020, o PIB caiu 4,1% frente a 2019. (MAPA)

FPA debate infraestrutura e logística do agro com Poder Executivo
  
Em reunião com o ministro Tarcísio Freitas, deputado Arnaldo Jardim aponta os gargalos a serem superados para expansão do agro no Brasil

 Com o intuito de estreitar ainda mais os laços entre a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o Poder Executivo, por meio de uma parceria da bancada e o Ministério de Infraestrutura, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) - coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística da FPA -, se reuniu com o chefe da Pasta, Tarcísio Freitas, na última quarta-feira (3).

O encontro teve como pauta temas sensíveis ao agro brasileiro, com assuntos ligados à logística de transporte, questões relacionadas a hidrovias, o desafio rodoviário e de cargas no país, e os projetos de leis que tratam destes temas no Congresso Nacional. 

Arnaldo Jardim explica que além das questões ligadas ao alto custo fiscal existente no Brasil e problemas relacionados ao crédito, há os desafios de estrutura e a logística de escoamento e armazenamento da produção no país a contribuir para a premissa de que o agricultor brasileiro é campeão dentro da porteira e muitas vezes perde o jogo fora dela. 

O parlamentar conta que a pauta discutida com o ministro Tarcísio Freitas vai no sentido de resolver esses gargalos do agronegócio do país. “É a busca por uma parceria para que os planos do governo tenham coerência com as demandas, os desafios e as tendências de crescimento do agro”, detalha do deputado.

O intuito é que os pontos apresentados pelo parlamentar aos membros do ministério gere respostas importantes para melhoria da infraestrutura e da logística atrelada ao agronegócio brasileiro. A tendência é que coordenadores de outras comissões da FPA também se reúnam com os chefes das respectivas pastas para alinhar os interesses de expansão do setor no país. (Assessoria de imprensa FPA)

 

Jogo Rápido

Produção/AR
De acordo com o boletim do Observatório da Cadeia Láctea da Argentina (Ocla), no mês de janeiro de 2021 a produção de leite foi de 931,3 milhões de litros de leite, o que representa 8% menos que no mês anterior, mas 7,7% a mais que no mesmo mês do ano passado.  A produção total de leite de 2020 alcançou 11.113 milhões de litros, ou seja, 7,44% superior ao ano anterior. Pelos dados oficiais disponíveis de janeiro de 2021 e de consultas a indústrias para fevereiro, “pode se dizer que continua o efeito inercial em relação aos últimos meses do ano passado, na comparação interanual”, destacou o Ocla.  Sazonalmente, a produção cai a uma taxa média mensal de 5,5% do pico de produção que ocorre em outubro, até março/abril (tomando-se a média diária de produção, para que não tenha influência a quantidade de dias do mês), quando recomeça o novo ciclo de crescimento, até chegar novamente ao pico em outubro. Por outro lado, a média ponderada das estimativas de umas 20 indústrias que captam e processam entre 50 e 60% do leite da Argentina, havia uma projeção para crescimento de 6,3% no mês de janeiro de 2021.  No entanto, a realidade superou em 1,4% a produção esperada. Os dados indicam que a produção  de janeiro de 2021 está acima da de janeiro do ano passado, mas também acima de janeiro dos últimos anos (só sendo superada por dezembro de 2015, lembrando, no entanto, que em tal ano houve mudança na metodologia de cálculo da produção nacional).  Quanto ao comportamento dos denominados “sólidos úteis” (matéria gorda e proteína), cresceram em 7,8% acompanhando de perto o crescimento da produção medida em litros de leite. (Fonte: CampoLitoral- Tradução livre: www.terraviva.com.br)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *